Notícias / Cidade

09/07/2015 - 08:32

Ação Social e CMDCA promovem conferência e elegem delegados‏

Por Assessoria

Ronivon Barros

 (Crédito: Ronivon Barros)
Com o objetivo de mobilizar os sistemas de garantia de direitos e a população de Cáceres para a implementação e monitoramento da Política Municipal   dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e seu Plano Decenal, a Prefeitura Municipal, através da sua Secretaria de Ação Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA , promoveram na noite desta terça-feira (07), no auditório da FAPAN,   a  IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente’.

O evento contou com a participação da vice-prefeita Eliene Liberato Dias, do Secretário Municipal de Ação Social, Cláudio Henrique Donatoni, do representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, Edson Penha, e da Presidente do CMDCA, Tatiana Gomes  Sá, que abriu oficialmente a IX Conferência. Tatiana em seu pronunciamento, apresentou dados sobre os avanços e desafios dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes no estado e no município e pontuou sua trajetória de 10 anos militando na causa.

O ativista dos direitos humanos  e pedagogo, Edson Penha, ministrou a palestra magna, “Política e plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes”.

Para o secretário de Ação Social, Cláudio Henrique, é preciso ter um olhar diferenciado sobre os problemas relativos às crianças e adolescentes, com uma perspectiva histórica e o envolvimento de toda sociedade. “As violações de direitos são sustentadas, principalmente por uma cultura de banalizar que é livre e impunemente difundida sem que se faça uma reflexão mais profunda sobre os seus impactos negativos. A responsabilidade é de todos, podemos continuar neste  jogo de  culpas, transferindo responsabilidades. 

Além de refletir sobre os avanços e recuos, é necessário ter um cuidado enorme para que o foco do debate sobre a política pública para a criança e ao adolescente não se perca em interesses paralelos”, pontuou Donatoni.


A Vice-Prefeita Eliene, explica que a realização da Conferência, tem por finalidade propiciar uma reflexão em âmbito municipal visando reconhecer, valorizar e promover a ampliação da participação da sociedade civil no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de prioridade absoluta, que é uma das primazias da Constituição Federal e também do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Durante os dois dias da Conferência, dezenas de pessoas ligadas às várias áreas da política da criança e do adolescente no município, se fizeram presentes   para discutir princípios para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, bem como a criação de mecanismos para o monitoramento da política.

Ao final do evento, foram eleitos seis  delegados e delegadas que representarão a cidade de Cáceres na Conferência Estadual, que ainda não tem data nem local definido.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet