Notícias / Educação

07/07/2015 - 07:27

UFMT propõe pólo UAB em Mirassol

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli Neder esteve nesta segunda-feira (06), em Mirassol D’Oeste (distante a 311 km da capital), reunida com autoridades políticas e representantes da sociedade organizada discutindo a criação do Campus Universitário e instalação provisória de cursos no município. A reunião solicitada pelo deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT) e movimento pró-UFMT, liderada pela presidente do Instituto Canopus, Durcelina Sales do Amaral, foi realizada no Centro de Eventos Jesus de Nazaré e contou com a presença do coordenador do sistema Universidade Aberta no Brasil (UAB) na UFMT, Carlos Rinaldi. Cerca de 150 pessoas participaram da reunião.
 
A reitora avaliou positivamente o ato, destacou o sonho e a vontade da classe política e sociedade organizada mirassolense em consolidar a expansão universitária. A proposta é atender a população dos 20 municípios circunscritos a Mirassol D’Oeste. Todavia, ressaltou alguns empecilhos para o atendimento do pleito. “Contamos com o esforço político mato-grossense, porém aguardamos o plano de expansão do governo federal, pois a universidade não tem autonomia para criação dos polos. Essa foi uma visita muito positiva, estamos trabalhando pela implantação de novos campus também nas regiões Noroeste, Araguaia e Médio-Norte”, observou.
 
Na reunião, Maria Lúcia apresentou a possibilidade do credenciamento do município como polo da UAB. O coordenador do sistema, Carlos Rinaldi, explicou o andamento do processo e a oferta dos cursos financiados pelo governo federal.
 
A presidente do Instituto Canopus, Durcelina Sales, disse otimista com a proposta. “Vamos continuar lutando pela implantação do campus em Mirassol. Estaremos convidando o governador Pedro Taques para encampar essa importante luta em prol da região. A reitora tem se esforçado para atender a demanda, porém foi transparente ao afirmar que esse projeto depende do governo federal. O polo da UAB já é um importante avanço e uma vitória para o município”.
 
Principal defensor da universalização do ensino superior no Estado de Mato Grosso, Ezequiel Fonseca ressaltou a importância da universidade para a região e disse que a bancada já articula para que  Mirassol D’Oeste e demais municípios polos do Estado sejam contemplados. “A região tem potencialidade para receber os cursos e a demanda é grande. Nossa meta é ampliar e possibilitar a multiplicidade do conhecimento não só em Mirassol, mas em todo o Estado. Não vamos medir esforços para que o pleito se seja atendido”.
 
O deputado federal que atua como coordenador da bancada destacou o relevante movimento em Mirassol iniciado em 2012. “Mais um importante passo foi dado, estamos desde 2012 lutando pela implantação do campus, porém sabemos das dificuldades. Nos próximos dias estaremos pedindo apoio do governador que conhece essa luta, temos compromisso com a democratização da educação superior”.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet