Notícias / Cultura

06/07/2015 - 09:40

Orquestra Chiquitano sonha em gravar CD E DVD

Por Assessoria

Luzo Reis

 (Crédito: Luzo Reis)
Criada em 2009, a Orquestra de Violinos do Povo Chiquitano da aldeia Vila Nova Barbecho(Porto Espiridião, Mato Grosso, Brasil), se prepara para uma importante missão: captar recursos ou apoiadores para gravar seu primeiro CD ou DVD.

A gravação é um sonho do grupo formado por jovens e crianças da aldeia Vila Nova Barbecho, que recebem aulas quinzenalmente. 

O grupo é composto por 15 integrantes que tocam diferentes instrumentos e o professor (maestro) Lorgio Alvarez Pereira,  é bilíngue Chiquitano natural de Santa Ana/Bolívia, local de onde se desloca quinzenalmente para ensinar os novos músicos.

Essa integração reforça o laço entre o povo Chiquitano do Brasil e da Bolívia e privilegia a troca de informações culturais entre os Chiquitano que vivem na fronteira.

Os instrumentos utilizados são violinos, violoncelo, violão, viola, caixa e bombo.

A caixa e o bombo foram incluídos no decorrer do desenvolvimento do trabalho assim como as músicas chiquitana, com o objetivo de reforçar ainda mais 
a identidade e cultura deste povo. 
 
Recentemente os moradores da aldeia receberam uma capacitação para impulsionar a parte comercial do trabalho: elaboraram um plano de negócios, criaram canais de comunicação, modelo de contrato e um projeto comercial, visando aumentar a visibilidade do grupo.

A intenção 
é que através das apresentações, a Orquestra possa dar continuidade ao trabalho,  renda para os envolvidos e principalmente apresentar o Povo Chiquitano e seu modo de vida. 

A capacitação foi realizada pela Gandes Consultoria, através do projeto Territórios Criativos indígenas, iniciativa da UFMT e Ministério da Cultura. A elaboração da capacitação foi construída de forma coletiva,envolvendo a comunidade, a equipe do Projeto Territórios Criativos e os consultores contratados pela empresa.

Luis Alberto Pereira, um dos consultores que foi a campo, pôde perceber a importância da Orquestra para os Chiquitano de Vila Nova Barbecho:

"A música marca o compasso da vida Chiquitana, ela está atravessada por sua cultura, por relações de poderes dos fazendeiros locais, que a todo momento ameaçam, para inspiração na resistência de sua luta, feita artesanalmente por seus membros, ela concebe a vida Chiquitana e exprime sua essência "


Segundo Soilo Urupe, articulador e pesquisador do Projeto Territórios Criativos e membro da equipe da Orquestra, o próximo passo será se reunir com a equipe que foi formada durante a consultoria para promover o que for necessário para o bom andamento da Orquestra.

"Pensar bem a função de cada membro. Em seguida fechar as negociações que já estão em andamento, e provavelmente teremos uma apresentação em setembro. Essa será a primeira apresentação fora após formar esse grupo administrativo. Gostaríamos também de trocar informações com um outro Maestro, para  nos ajudar melhor nas questões artísticas e técnicas para gravação do Cd e DVD. Precisamos que o Projeto Territórios Criativos Indígenas nos dê suporte e apoio para que todas essas ações sejam concretizados. E que continuem nos ajudando a buscar mais parceiros ou financiadores", explica ele.      


Concertos e DVD

O repertorio da Orquestra é variado. Conta com cerca de 10 músicas, em estilos variados, perpassando pelas barrocas, clássico e músicas
chiquitana. 

Cada apresentação tem duração media 40 a 60 minutos e traz a hibridação de instrumentos como o Violino (oriundo do contato com as missões jesuítas), o tambor e caixa Chiquitano 
que foram os próprios maestros Chiquitanos que buscaram inserir as músicas.

Segundo Soilo, "são instrumentos tradicionais para reforçar nossa identidade e cultura.  Uma vez que não é uma Orquestra Chiquitano, mas sim A ORQUESTRA CHIQUITANO, pois está diretamente ligada nas nossas relações tradicionais e culturais".


Para a gravação do DVD, o grupo busca parceiros que desejam realizar o investimento financeiro através de patrocínio ou empresas interessadas na parceria para gravação e prensagem.

Esse contato fica a cargo dos jovens Soilo 
Urupe Chue, Silvano Chue Muquissai  e Milton Tossue Muquissai , que estão se preparando para captar clientes, alinhamento de parcerias, acompanhamento de editais, Festivais de música e apresentações diversas.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet