Notícias / Educação

03/07/2015 - 09:45 | Atualizado em 03/07/2015 - 09:55

16 projetos do IFMT Cáceres são aprovados em edital de fomento à pesquisa e iniciação científica

Por Edna Pedro/Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Campus do Instituto Federal de Mato Grosso em Cáceres teve aprovação de mais de 57% dos projetos submetidos pelos seus pesquisadores ao Edital nº 046/2015 PROPES/IFMT que prevê além de apoio financeiro aos projetos de pesquisa, bolsas de iniciação científica a acadêmicos do ensino superior e a alunos de cursos do ensino médio/técnico da instituição.

Dos 28 projetos submetidos pelo campus foram aprovadas bolsas para 16 projetos que serão desenvolvidos nas áreas de Engenharia Florestal, Agropecuária, Tecnologia em Biocombustíveis e Informática (Destaque no quadro abaixo)

O IFMT Campus Cáceres está mostrando cada vez mais a sua força em Pesquisa estimulando os nossos alunos na iniciação científica. Parabenizamos todos os servidores pelos resultados obtidos, temos muito trabalho pela frente”, afirmou o coordenador de pesquisa do Campus Cáceres, professor de Engenharia Florestal, doutor em Entomologia Alexandre dos Santos.

Conforme a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT o edital contemplou 134 projetos de 15 campi da instituição com 64 bolsas oferecidas pelo IFMT por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica, 35 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq e 35 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, Fapemat.


IFMT- Cáceres
 
Autor Título do projeto
Milson Evaldo Serafim Índice s na avaliação da qualidade física do solo sob diferentes manejos para a eucaliptocultura na região oeste de Mato Grosso
Selma Alves Abrahão Estratificação de um plantio comercial de teca através de um interpolador geoestatístico
Everton José Almeida Influência da paisagem no atropelamento de animais silvestres no trecho das Brs 070 e 174 em Mato Grosso
Fernanda Miguel Franco Horta urbana uma aplicação para a cidade de Cáceres-MT
Fernanda Miguel Franco Influência da arborização de praças no bem-estar dos usuários: estudo de caso em Cáceres-MT
Selma Alves Abrahão Estimativa do volume de madeira de teca utilizando redes neurais artificiais e imagens orbitais
Everton José Almeida Enraizamento de alporques de pequizeiros (caryocar brasiliense cambess.) em função da aplicação do indutor de enraizamento ácido indol butírico (aib)
Milson Evaldo Serafim Atributos físico-hídricos do solo sob diferentes manejos para a eucaliptocultura na região oeste de Mato Grosso
José Renato Maurício da Rocha Modelagem do crescimento e produção de teca em monocultivo e sistema silvipastoril.
Juberto Babilônia de Sousa Caracterização morfológica, física, química e mineralógica dos solos do IFMT campus Cáceres
Juberto Babilônia de Sousa Sintomatologia de deficiência de macronutrientes em mudas de pau-de-barsa (ochroma pyramidale (cav. ex. Lam.) Urb.)
Demétrio de Abreu Sousa Otimização de método de extração de óleo vegetal de matrizes utilizadas na produção de biodiesel
Vagner Aniceto Teixeira Desenvolvimento de um sistema de monitoramento de formigas cortadeiras em teca por sensoriamento remoto.
Alexandre dos Santos Fauna de Scarabaiedae (Insecta: Coleoptera) em área de transição Cerrado-Pantanal como bioindicador do manejo do solo em cultivo de eucalipto
Fabiano da Guia Rocha Uso da plataforma arduino no desenvolvimento de soluções tecnológicas para pesquisas de dados atmosféricos da região do alto pantanal, na cidade de Cáceres-MT
Alexandre dos Santos Nova proposta de avaliação da toxicidade de inseticidas sobre Apis mellifera l., 1758 (Hymenoptera: Apidae) em florestas cultivadas.

Fonte: Edital IFMT 046/2015 - Resultado Final

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet