Notícias / Cidade

02/07/2015 - 09:27

Empossados os novos membros do Conselho Comunitário de Segurança de Cáceres

Por Luzia Araújo

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária iniciou a segunda etapa de capacitação e posse dos novos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg's) do Estado. Nesta fase serão capacitados e empossados os membros que moram nas cidades do interior do Estado. No último sábado (27.06), cerca de 100 novos membros dos Conseg's da região de Cáceres e Pontes e Lacerda foram empossados e concluíram o Curso de Capacitação de Lideranças, realizado pela Coordenadoria. 

Os membros, que representam as comunidades da região das duas cidades, tomaram posse dos cargos para os quais foram eleitos por moradores dos bairros, em março deste ano. A solenidade de posse foi realizada no auditório da Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cáceres, e contou com a presença de autoridades locais e representantes da Segurança Pública, militares, civis e sociedade civil. 

Conforme o coordenador de Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Esnaldo de Souza Moreira, a capacitação teve como objetivo nivelar os conhecimentos e a troca de experiências entre os conselheiros. “É uma forma de trazermos a comunidade para conhecer o funcionamento da instituição, mostrando a filosofia da Polícia Comunitária e a função dos conselhos comunitários de segurança pública”, disse. 

A principal função dos Conseg's é a mobilização da comunidade para a atuação na prevenção primária, no apontamento de locais de riscos de vulnerabilidade e no desenvolvimento de projetos e ações sociais, por meio de convênios e parceiras com outras instituições. 

Os conselhos realizam reuniões com a comunidade e com a polícia apresentando deliberações sobre os mais diversos assuntos, além de levarem projetos sociais às instituições. Dentre os projetos desenvolvidos com a participação dos conselhos estão o Rede Cidadã, de Cara Limpa Contra as Drogas, Proerd, De Bem Com a Vida, Bombeiros do Futuro, entre outros. 

O evento contou com a palestra do presidente do Conselho Comunitário de Segurança da área do Cristo Rei em Várzea Grande, Danilo Correa de Moraes, que falou sobre as experiências adquiridas no Conseg daquela região. 

A capacitação foi a primeira de uma série de cursos que serão realizados nas cidades do interior do Estado para capacitar os novos membros dos Conselhos Comunitários. A terceira etapa ocorrerá no dia 11 de julho, na cidade de Rondonópolis.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ANTONIO JÚLIO MACIEL CTBA PR., em 03.07.2015 às 10:50

    DEUS ABENÇOE ESSE CONSELHO IMPORTANTE Á UMA COMUNIDADE EM CAMPO GRANDE FUNCIONOU MUITO BEM E TÍNHAMOS O TENENTE CORONEL CARNEIRO SANTANA COMO COORDENADOR ESTADUAL E EM NOSSA REGIÃO ERA O SAUDOSO WILSON VILABA BARROS COMO PRESIDENTE DO CONSEG , A PARCERIA DA COMUNIDADE COM A POLÍCIA É FUNDAMENTAL, PARA PREVENIR ANTES QUE O MAL ACOTEÇA.

 
Sitevip Internet