Notícias / Politica

29/06/2015 - 19:48

Comissão de Saúde promove regularização do Hemocentro de Mirassol D'Oeste

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A interdição do Hemocentro Municipal de Mirassol D’Oeste foi discutida durante a segunda visita técnica da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, na manhã de sexta-feira (26). Há 15 dias, o local foi interditado pela Vigilância Sanitária Estadual por problemas de infraestrutura e falta de equipe médica.
 
Acompanhados do secretário de Estado de Saúde, Marco Aurélio Bertúlio das Neves, os membros da comissão fiscalizaram as instalações do banco de sangue do município e do Hospital Samuel Greve. A unidade de saúde é referência nos atendimentos de baixa e média complexidade. O hospital atende pacientes de 12 municípios da região de Jauru.
 
O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social do Legislativo, o deputado estadual Emanuel Pinheiro, disse que o papel das visitas técnicas aos hospitais públicos do estado é promover a humanização da saúde. "As deliberações das autoridades locais serão encaminhadas para o Executivo estadual. A proposta é justamente essa, de levar melhoria dos serviços de saúde".
 
O secretário disse que já colocou uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para averiguar a situação e se comprometeu em alocar aporte financeiro para resolver as condições de infraestrutura do local e a regularização dos atendimentos. Para isso, o secretário solicitou uma cópia do laudo técnico para ter conhecimento do problema.
 
O prefeito de Mirassol D’Oeste, Elias Mendes Leal, disse que precisa de R$ 450 mil para finalizar as obras de ampliação do banco de sangue do município. “Estamos satisfeitos com a presença dos poderes Legislativo e Executivo no município e vamos fazer votos que melhore os serviços de saúde”, afirmou.
 
Em relação ao hospital foi discutido juntamente com as autoridades locais a inserção da unidade ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Jauru. Atualmente, a gestão do local ocorre por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). O hospital é o único habilitado pelo SUS da região, com 90% dos atendimentos feitos pela rede pública.
 
Outra reivindicação apresentada foi a destinação de R$ 600 mil para readequação de infraestrutura do hospital municipal. Sobre isso, o secretário disse que já existe uma proposta que está sendo finalizada com foco nos hospitais de pequeno porte, para liberação de recursos públicos.
 
Participaram da visita dessa sexta-feira (26), os deputados estaduais Emanuel Pinheiro (PR), Romoaldo Júnior (PMDB), Wancley Carvalho (PV), Leonardo Albuquerque (PSB); o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP); o secretário de Saúde, Marco Bertúlio; a prefeita de Jauru Enércia Monteiro; o prefeito de Araputanga Sidney Salomé; o prefeito de São José dos Quatro Marcos Carlos Bianque; o prefeito de Rio Branco, o Totonho, e demais autoridades locais.
 
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social é composta pelos membros titulares Emanuel Pinheiro (PR), Wagner Ramos (PR), Max Russi (PSB), Leonardo Albuquerque (PDT) e Romoaldo Júnior (PMDB).

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet