Notícias / Saúde

23/06/2015 - 11:12

Cáceres vive surto de sífilis

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Sífilis, uma infecção sexualmente transmissível, também conhecida como “cancro duro” tem tirado o sono dos profissionais de saúde do Programa Municipal de IST- AIDS de Cáceres/MT, devido ao grande número de casos novos diagnosticados neste ano. Em termos comparativos durante todo o ano passado foram diagnosticados 18 (dezoito) casos novos da doença em nosso município. Este ano somente até o mês de junho já foram diagnosticados 35 (trinta e cinco) casos novos de sífilis em Cáceres, que corresponde a 94.4% do total de casos novos diagnosticados em todo o ano passado.
 
O que podemos constatar com relação a este grande aumento do número de casos novos de sífilis é que uma grande parcela da população negligencia  o uso do preservativo (camisinha) e mantém relações sexuais desprotegidas,  muitas vezes com mais de um(a) parceiro(a), principalmente os jovens com faixa etária de 15 a 29 anos.   
                            
A sífilis tem como características primeiro o surgimento de uma lesão (ferida) na região genital. Depois de um certo tempo nota-se o surgimento de manchas ou feridas na palma das mãos e planta dos pés, geralmente acompanhada de íngua na virilha. Há também uma terceira fase  da doença que se manifesta muitos anos depois do contágio e afeta a pele, os ossos, o coração e cérebro podendo levar a morte. Algumas pessoas são assintomáticas, ou seja,  não apresentam os referidos sintomas. Outro grande problema com relação a Sífilis, diz respeito as gestantes contaminadas, pois a bactéria causadora da doença pode ser transmitida para o feto e o bebê pode nascer com uma série de deficiências físicas.
 
Cabe ressaltar que a sífilis é uma doença curável e de fácil diagnóstico, podendo ser diagnosticada com um teste rápido e gratuito realizado nas unidades  de saúde ou no CTA-SAE, localizado no posto de saúde do bairro DNER, próximo ao corpo de bombeiros no município de Cáceres. Todas as pessoas que tiveram relação sexual desprotegida devem procurar as unidades de saúde para realizar o exame necessário para o diagnóstico.
 
Para que possamos diagnosticar, tratar  e diminuir a incidência de casos novos da Sífilis e do HIV, estaremos realizando uma ação preventiva, com a oferta de testes rápidos para triagem da Sífilis, Hepatite C  e para diagnóstico do HIV, em todas as unidades de saúde do município de Cáceres, ação prevista para o mês de julho.
 
Dario José Ferreira enfermeiro resposánvel pelo CTA/SAE - Cáceres

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet