Notícias / Saúde

05/06/2015 - 09:04

Falta de enfermaria leva Centro Oncológico do HR cancelar cirurgias

Por Expressão Notícias

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
A falta de enfermaria para pacientes leva a direção do Centro de Oncológico do Hospital Regional de Cáceres (HRC) a cancelar, mensalmente, várias cirurgias de câncer. Somente no mês de abril, 12 procedimentos foram suspensos e remarcados para outra data, por esse motivo. Em razão da falta de espaço específico, a maioria dos pacientes oncológicos, após as cirurgias, permanece internada no setor de cirurgia-geral do hospital. A revelação foi feita pelo médico Eduardo Marques Lima, diretor do centro.
 
“É uma situação delicada, levando em conta a importância da especialidade. Além disso, cancelar e remarcar cirurgias, principalmente de câncer, provoca um quadro emocional muito grande no paciente, que já se encontra fragilizado pela doença” explica o médico lembrando que a direção do HR cedeu um espaço para ampliação da enfermaria do centro, que irá comportar 14 novos leitos. Porém, ele necessita de reforma é não há recursos para essa finalidade.
 
“A direção do hospital, através do diretor Mário Rodrigo Kaoru, preocupada com a situação, nos cedeu um espaço. Porém, ele necessita de reforma. E, não dispomos de recursos. Diante disso, conclamamos as autoridades e a população em geral para que juntos, viabilizarmos recursos financeiros para resolver o problema” afirmou o diretor lembrando que, conforme o projeto serão necessários cerca de R$ 100 mil para execução dos serviços.
 
“Estamos mantendo contatos com o prefeito Francis Maris, o deputado Leonardo e vários empresários. É hora da sociedade organizada, os clubes de serviços e a população em geral se unir. O Centro Oncológico Regional  é muito importante. É uma conquista da população cacerense. Não podemos ficar de braços cruzados esperando apenas o governo agir. Todos sabemos da crise financeira vivida tanto pelo governo federal, quanto estadual. Não podemos deixar essa situação se complicar ainda mais”.
 
Com início das atividades em 2011, o Centro Oncológico Regional, de acordo a direção, realiza em média cerca de 60 consultas mensal. No mês de abril foram realizadas 130 pequenas cirurgias, 110 quimioterapias e 62 cirurgias. O número de pacientes, de acordo com o diretor Eduardo Marques, aumenta mensalmente. Enfatiza que, além de pacientes de Cáceres e região, atende também bolivianos que necessitam de tratamento.
 
Com exceção de câncer hematológicos como linfomas e leucemia, na qual o centro não é referência, o centro atende os demais tipos de doença. Sendo que os mais comuns, conforme o médico, sãos os de próstata, mama, colo de útero, pele, estômago e intestino. Os exames para constatação da doença são realizados no laboratório do próprio hospital. Na semana passada foram realizadas 10 cirurgias. Seis somente na quarta-feira. A equipe do centro, liderada por Eduardo Marques Lima, é composta ainda por sete médicos, dois enfermeiros, um técnicos de enfermagem, um farmacêutico e três técnicos administrativos.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por João, em 06.06.2015 às 01:23

    Acho que perdi meu voto...

  • por Maria Adelia Coutinho Lara, em 05.06.2015 às 10:20

    Minha mãe foi atendida por essa bela equipe do Centro de Oncologia e teve seu Câncer curado, graças ao empenho do Dr Eduardo Marques, do seu irmão Dr Alexandre, dos enfermeiros e do Carlos Hamilton. da gosto de ver o quanto eles se empenham pra curar os enfermos que ali chegam. parabéns ao Hospital Regional que tem esses profissionais que são exemplares.

  • por Nestor S, em 05.06.2015 às 09:33

    Leonardo, será que esqueceu do município ? está colocando os pés pelas mãos já ? Não está sabendo aonde esta a porta de entrada e saída para resolver nada ! VAMOS MOVIMENTAR PRA AGILIZAR ALGUMA COISA, NÃO DE VERGONHA AOS SEUS ELEITORES, SEJA MOTIVO DE ORGULHO PARA SUA FAMÍLIA E SEU MUNICÍPIO NÃO SEJA LEMBRADO COMO MUITOS !

  • por silva, em 05.06.2015 às 09:29

    O que ? Não podemos ficar de braços cruzados esperando apenassssss o governo agir ! Porque perdemos nosso tempo de sair de cada para votar em uns trastes deste que vem aqui promete até as cuecas e não cumpre a palavra? Ahhhhhhhhhh esqueci porcaria de político não tem palavra e quando a coisa aperta joga pra cima da população como se ela tivesse culpa de um mal gerenciamento ! E falando nisso cade o cara que colocaram na secretaria de saúde ? O tal do observatório? Esse era o objectivo desse observatório ? Palhaçada, o povo tem sim que se unir e procurar, cobrar e fazer fazerem alguma coisa isso também cabe os puxa sacos que ficaram lambendo o governador quando esteve aqui para prometer o que nunca vai cumprir ! odeio essa política nogenta que instalou no município é no estado cheio de articulações, manipulações a favor do próprio umbigo, sinto vergonha de ter votado para certos cara de pau, ajudado assim a aumentar sua folha de pagamento para poder tirar a barriga da miséria ! E cade os vereadores que não fazem absolutamente nadaaaa, ineficiência seu nome eh camara será ? Vão falar que não é de competência deles, mas o que são ne ? Competência e cobrar um ar para sessões, cadeiras confortáveis en quanto a saúde, o município agonia !!!

  • por geraldo, em 05.06.2015 às 09:18

    Absurdo ! Isso que falo, eh lindo governador vir aqui, elogiar, bater palmas, prometer e prometer e não viver a realidade ! Isso que pergunto, cade os demais incapacitados de políticos que colocamos em uma.cadrira.ccadeira para agilizar alguma coisa não falo apenas na esfera estadual mais municipal também, estão falando demais, fazendo de menos, se achando demais, recebendo demais e fazendo pouco para o salários e gratificações que recebem, impressionante a cara de pau dos sem vergonhas ! Uma vergonha um paciente passar por um CA que já é traumático demais e ainda passar por esse tipo de coisa ! Tenho vergonha da política desse estado e município, repúdio os que com colocam burocracia e ineficiência na frente da saúde ! imprestaveis

 
Sitevip Internet