Notícias / Educação

02/06/2015 - 19:29

Unemat teve presença importante na Ação Global

Por Hemilia Maia

Maria Auxiliadora de A. Coutinho

 (Crédito: Maria Auxiliadora de A. Coutinho)
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) faz um balanço positivo de sua participação com os cursos de Direito, Enfermagem, Medicina e Educação Física, do campus de Cáceres e com seu Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (Negra) na Ação Global. A Unemat auxiliou 2.299 das 6.224 pessoas atendidas durante o dia todo, em Cáceres.

 
A Ação Global foi realizada no último sábado (30), em 26 estados e no Distrito Federal pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Globo atingindo a marca de 15.601 atendimentos. Cáceres sediou o evento pela segunda vez e a Unemat foi uma das 34 instituições parceiras envolvida no evento sob a temática ‘Qualidade de Vida’ com o objetivo de incentivar hábitos mais saudáveis na população.

O curso de Direito levou para a Ação Global o Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj) com 32 acadêmicos, quatro professores e um técnico todos sob a coordenação do professor Hamilton Lobo Mendes Filho. “A participação no evento foi muito importante tanto no atendimento da população quanto na presença institucional da Unemat”, falou Hamilton Filho. Segundo o coordenador as pessoas que passaram pelo estande, receberam auxílio jurídico, principalmente em questões na área de família como: alimentos, separação e divórcio.

A contribuição do curso de Enfermagem se deu através de consultas em puericultura para crianças de até cinco anos de idade com orientações de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; orientação de métodos contraceptivos; orientação de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Os acadêmicos do nono e décimo semestre de Enfermagem sob a supervisão de quatro professoras realizaram os atendimentos. De acordo com a coordenadora do curso, professora Carolina Sampaio de Oliveira a participação no evento foi bastante positiva. “O envolvimento do curso de Enfermagem em ações sociais como a Ação Global serve como um espaço para fortalecer os vínculos com a comunidade cacerense, para estímulo e fortalecimento do conhecimento, além de divulgar a imagem do Curso e da nossa Universidade”.

Cerca de 100 alunos do 1º ao 4º semestre de Medicina e oito professores do curso participaram da Ação Global com uma gama de atendimentos e atividades como aferição de pressão arterial; exame de sangue com aparelho digital para medir as taxas de glicose no sangue (diabetes); orientações para alimentação infantil; orientação de risco cardiovascular; e triagem médica. O Curso ainda expôs através de pôsteres orientações sobre Urgência e Emergência. “A participação da medicina, penso que foi de grande valia, uma forma da comunidade conhecer nossos alunos, dos nossos alunos prestarem e se colocarem a serviço do social na e para  a comunidade, promovendo a interação ensino/saúde e serviço na comunidade”, contou a professora Leila Valderes Souza Gattas, que também disse ter ouvido dos acadêmicos que esta foi a primeira participação em eventos sociais e que a experiência teria sido muito significativa.

O Negra chegou com um vasto material. Apresentou vídeos de cantores e cantoras negros e o vídeo do Kizomba, que conta a História do Negra; expos o acervo bibliográfico do Núcleo e monografias sobre o tema étnico-racial; desenvolveu atividades pedagógicas; e apresentou o Batuque de Africanidades. Uma variedade de profissionais esteve envolvida nestas atividades que promoveram atendimentos sob a coordenação da professora Vanusa Aparecida Almeida, do técnico Luiz Rodrigues e do Coordenador do Negra, professor Paulo Alberto dos Santos Vieira. Para Vanusa Almeida “O evento foi de suma importância para que as pessoas possam ter informações para desnaturalizar os significados dos fenômenos sociais. Compreender que cultura não é produto seja qual for a arte, pois cultura é prática de significações”, concluiu.

Além das ações voltadas a qualidade de vida, saúde e cidadania, a Unemat também ofereceu opções culturais. Entre elas estavam apresentações de roda de capoeira, zumba e bateria. A Bateria da Atlética Maldita, formada por acadêmicos da Medicina, se apresentou na abertura da Ação Global. Além das apresentações culturais o curso de Educação Física atuou em todas as partidas esportivas através da arbitragem realizada pelos acadêmicos.

A professora Maria Auxiliadora de Azevedo Coutinho, assessora de Extensão do campus de Cáceres e coordenadora da participação do campus de Cáceres na Ação Global, afirmou que a parceria foi significativa para a Instituição e que os acadêmicos da Unemat foram bastante elogiados pelo coordenador de Lazer e Setor Esportivo do Sesi /Cáceres, Marco Antônio Pegaiani.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet