Notícias / Cidade

02/06/2015 - 19:27

Ação Global 2015 registra mais de 15 mil atendimentos em Cáceres

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Para obter o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecido durante a Ação Global, realizada neste sábado em Cáceres (215 km de Cuiabá), a cabeleireira Dores Franco, 29 anos, percorreu 120 quilômetros de ônibus.

Com os três filhos, ela saiu cedo da fazenda onde vive e, em apenas uma manhã, foi ao dentista, ao médico, conseguiu o cartão do SUS e ainda a carteira de trabalho.

Dores é uma das 6.224 pessoas que receberam 15.601 atendimentos durante o evento realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Globo. Mais de 60 serviços foram disponibilizados durante todo o dia.

Para a cabeleireira, a Ação Global foi a forma de colocar em dia algumas pendências de saúde e cidadania proteladas em razão da distância entre Cáceres e a fazenda onde mora. “Sou de Cáceres, mas moro na fazenda com meus filhos. Decidi vir para a cidade e aproveitar que teria vários serviços gratuitos em um só lugar, pois muitas vezes para fazer isso, em um procedimento normal, demora muito e não tenho tempo nem dinheiro para isso. Valeu a pena ter acordado mais cedo para estar aqui, principalmente para fazer meu cartão do SUS, já que na minha casa sou a única que não tenho”, afirma.

A emissão de carteira de trabalho foi oferecida das 8h às 16h e 70 pessoas garantiram a sua. Aos 45 anos, Maria Aparecida Conceição Ribeiro, estava feliz por ter feito o documento.

“Trabalho com artesanato, mas se aparecer algum trabalho fixo já tenho a carteira pronta para ser assinada. Além disso, com a carteira de trabalho também continuarei recebendo o Bolsa Família, já que para o recadastramento tenho que apresentar este documento”, conta ela que também se consultou com o clínico geral.

“Se fosse ao posto (de saúde) iria levar muito mais tempo. Aqui foi rápido e já sai com os encaminhamentos para exames. A Ação Global facilitou minha vida e se tivesse sempre seria ótimo”, ressalta a artesã.

Para o presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Edgar Teodoro Borges, a ‘maioridade’ da Ação Global, que neste ano completa 22 anos, consolida o trabalho social feito pelo Sesi-MT no Estado e atrai diversas instituições com comprometimento social.

“Nossos parceiros tem muito a oferecer para a população em geral e fazem isso durante a Ação Global. Agradecemos a todos, voluntários e parceiros, que fazem este projeto possível. Cada um dos 829 voluntários deixou o seu dia de lazer para servir o próximo. Se cada um fizesse isso amenizaria as necessidades da população”, destaca.

Cáceres: capital da Ação Global

Esta é a segunda vez que Cáceres recebe a Ação Global. A primeira foi em 2005. Neste ano mais de 60 serviços foram ofertados durante oito horas, por 49 parceiros. A Ação começou com a ‘Pedalada do Meio Ambiente e Qualidade de Vida’ que reuniu dezenas de ciclistas que percorreram cinco quilômetros, da Praça da Sematur até o Sesiclube, onde foi realizado o evento.

O tema deste ano da Ação Global, realizada em 26 estados e no Distrito Federal, foi ‘Qualidade de Vida’. Em razão disso, serviços de cidadania, saúde, lazer cultura e educação foram oferecidos. Entre os ligados ao tema, foram diferenciais deste ano as atividades físicas, comocrossfit e vôlei, praticadas à beira do Rio Paraguai. 
O mutirão para promoção da cidadania reuniu quase 400 mil pessoas em todo o país. Ao longo do dia, foram registrados mais de 1,2 milhão de atendimentos. Para ajudar na prestação dos serviços, 22 mil voluntários se mobilizaram.

Confira mais fotos aqui.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por IVANETE, em 03.06.2015 às 16:10

    NOSSA, FOI ÓTIMO ESSA AÇÃO GLOBAL EM CÁCERES, ESPERAMOS QUE NÃO DEMORE MUITO PARA ACONTECER OUTRA VEZ AQUI. E PELA QUANTIDADE DE GENTE QUE LA COMPARECEU, DEU PRA PERCEBER A PRECARIDADE EM TERMOS DE SAÚDE PRINCIPALMENTE, EM QUE PASSA O MUNICÍPIO. AGORA É SÓ ESPERAR DEUS SABE QUANDO OS EXAMES ENCAMINHADO PELOS MÉDICOS, DENTISTA E TUDO MAIS VAI SER AGENDADO.

 
Sitevip Internet