Notícias / Mato Grosso

02/06/2015 - 08:32

Vídeo chama a atenção para a preservação das águas do Pantanal

Por Assessoria

Assessoria

O curta foi produzido pelo WWF-Brasil em parceria com o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, aliança que envolve entidades do setor público, privado e da sociedade civil organizada (Crédito: Assessoria)

O curta foi produzido pelo WWF-Brasil em parceria com o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, aliança que envolve entidades do setor público, privado e da sociedade civil organizada

WWF-Brasil e o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, aliança que envolve mais de 70 entidades do setor público, privado e da sociedade civil organizada, lançaram no dia 28 de maio um vídeo que chama a atenção para a necessidade de proteger os recursos hídricos da região, onde nascem 30% das águas que abastecem a planície pantaneira e que estão em alto risco ecológico.

No vídeo, os atores comediantes mato-grossenses Lioniê Vitório e Justino Astrevo, criadores da dupla de personagens Nico e Lau, famosos regionalmente, falam sobre a necessidade de se preservar as “caixa d’água do Pantanal”, composta pelos 25 municípios que contêm 30% das águas que o alimentam.

Eles mostram como isso afeta a vida das pessoas, inclusive as indústrias da região. Ao final, esclarecem que o compromisso é de todos que são usuários da água e convidam a sociedade a conhecer o projeto.
 
O vídeo pode ser visto no link: https://www.youtube.com/watch?v=9ENWhFvdibw
  
O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal
 
Em 2012, um estudo realizado pelo WWF-Brasil e diversos parceiros identificou que as porções altas dos rios Paraguai, Sepotuba, Jauru e Cabaça, no Estado de Mato Grosso, estavam sob alto risco, requerendo ações de preservação e recuperação urgentes.

Desde então, surgiu a necessidade de criar um projeto para cuidar dos recursos hídricos da região e mais de 70 entidades do setor público (governo do Estado de Mato Grosso, prefeituras, câmaras municipais e de vereadores), do setor privado (empresas, indústrias e agronegócio) e da sociedade civil organizada (organizações não-governamentais, sindicatos e associações) se uniram para desenhar um projeto. “O nome Pacto foi escolhido para essa aliança porque representa o compromisso de cada um dos envolvidos”, explica o coordenador do programa Água para Vida, Glauco Kimura de Freitas.

O Grupo Coordenador do Pacto vem trabalhando para que o maior número de entidades se comprometa a praticar ações benéficas aos recursos hídricos da região. Um total de 34 soluções foi proposto e, desde então, cada entidade que aderir a essa aliança se compromete voluntariamente a implementar em sua localidade pelo menos três ações que preservem as nascentes e os rios.

No último dia 30 de abril, o município mato-grossense de Barra do Bugres, a 164 quilômetros de Cuiabá, aderiu ao Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.

O prefeito Julio César Florindo se comprometeu em implantar na cidade três ações que beneficiem as águas das cabeceiras do Pantanal: promover debates sobre experiências bem sucedidas de negócios sustentáveis em áreas produtivas e de serviços; planejar a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e recuperar duas nascentes do município; buscar mecanismos políticos e financeiros para adequação ambiental de até 10% das estradas rurais até 2020.

A área de atuação do Pacto abrange 25 municípios do Mato Grosso: Alto Paraguai, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Curvelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Santo Afonso, São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu e Tangará da Serra.
 
Sobre o WWF-Brasil

É uma organização não governamental brasileira, dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet