Notícias / Educação

02/06/2015 - 08:22 | Atualizado em 02/06/2015 - 08:39

IFMT Cáceres forma primeiras turmas de Engenheiros Florestais e Tecnólogos em Biocombustíveis

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Em cerimônia de outorga de grau presidida pelo reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor José Bispo Barbosa, o campus do IFMT em Cáceres apresentou para a comunidade os primeiros Engenheiros Florestais e os novos Tecnólogos em Biocombustíveis formados pela instituição. 

A solenidade realizada na noite da última sexta-feira (29.05) reuniu cerca de 500 pessoas e foi marcada por agradecimentos aos servidores e familiares, além de homenagens in memoriam ao professor Olegário Baldo, a servidora Anarlete Loureiro e a professora de Engenharia Florestal Michelle Carmelinda Pegorini Bordini. 
 
“ Nesse momento tão importante, não poderíamos deixar de lembrar do papel fundamental destes servidores que já não estão entre nós, mas ficarão marcados em nossa memória pelo comprometimento com a educação e amor a esta instituição”, destacou o Diretor-Geral, Rafael Dias. 
 
Representando a primeira turma de Engenharia Florestal do Campus, a nova bacharel Luana Duarte Luiz lembrou que o curso, iniciado em 2010, surgiu a partir do sonho idealizado pelo professor Reginaldo Antônio Medeiros, e também pelo professor Olegário Baldo, um dos pioneiros pra consolidação da instituição. 
 
“ Carregaremos para sempre o nome IFMT em nossos corações e agradeceremos infinitamente por nos proporcionar a possibilidade de ingressar na vida acadêmica e hoje estarmos aqui. Não foi nada fácil, mas agora estamos contemplando esta vitória, através de muita luta, por amor ao que nos tornamos hoje Engenheiros Florestais”, destacou Luana agradecendo a Deus, aos pais e aos servidores, especialmente aos professores que contribuíram fundamentalmente para a formação. 
 
“Não poderia deixar de recordar da nossa querida professora Michelle que nos deixou no ano de 2014, e sempre será lembrada pelo seu amor a natureza e aos animais”, afirmou a Engenheira Florestal. 
 
A oportunidade de estudar em uma instituição com reconhecimento do IFMT – Cáceres foi destacada pelo Tecnólogo em Biocombustíveis, Rodrigo Alex de Souza Oliveira, orador da turma que recebeu o nome do professor Gilmar Batista Marostega.
 
“ Foi muito gratificante, fomos muito bem acolhidos por todos os profissionais que se esforçam para fazer desta instituição uma das mais admiradas e conceituadas da região. Contamos com os melhores professores que uma instituição pode oferecer.”, destacou Rodrigo. 
 
 O Curso de Tecnologia em Biocombustíveis é pioneiro na região e no estado de Mato Grosso e concluiu a terceira turma.
 
“Tecnologia em biocombustíveis era algo novo para nós. Pouco sabíamos sobre o curso. O que sabíamos é que por meio dele poderíamos ajudar o nosso planeta.  Estávamos certos. Cabe a nós, buscarmos formas corretas e sustentáveis de reverter o dano que causamos à nossa mãe terra, e tenha a certeza que não mediremos esforços para tal”, destacou Rodrigo. 
 
“ Nossa alegria aqui hoje só não é completa, pois perdemos há alguns dias nosso mentor e idealizador. Um homem que dedicou não apenas a sua vida a essa instituição, mas o seu espírito e suas forças. De agora em diante é nossa a tarefa de semear o conhecimento, o amor ao próximo e ao nosso planeta, e, caro professor Olegário, tenha a certeza que seus princípios e ensinamentos estarão em cada um de nós.” completou o formando.
 
Além do reitor do IFMT e do Diretor do Campus, participaram da mesa de autoridades o representante do legislativo municipal, professor Salmo César, o Diretor de Administração e Planejamento do Campus, Marcelo Galvão, O coordenador -geral de Ensino, Fabiano da Guia Rocha, O coordenador do Curso de Engenharia Florestal, José Renato Maurício da Rocha, o coordenador do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis, Cristian Jacques Bolner de Lima e o secretário de Registros Escolares, Carlos Alberto dos Santos.
 
 Cumprindo o ritual de colação de grau, a comunidade recebeu o cortejo das autoridades e dos professores homenageados e em seguida a instituição apresentou os novos bacharéis em Engenharia Florestal que foram conduzidos pelo padrinho da Turma professor Alexandre dos Santos e os tecnólogos em Biocombustíveis apresentados pela madrinha professora Izabel Matos Fraga. 
 
Entre os professores, foram homenageados José Renato Maurício da Rocha, Reginaldo Antônio Medeiros, Michelle Carmelinda Pegorini Bordini (in memoriam) , Wagner da Cunha Siqueira, Cláudia Roberta Gonçalves, Gilmar Batista Maróstega, Demétrio de Souza Abreu, Silvano do Carmo de Sousa e Danilo Morais Itokagi. 
 
Após os juramentos de boa conduta profissional o reitor outorgou o grau aos novos bacharéis e tecnólogos.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet