Notícias / Mato Grosso

02/06/2015 - 08:03

Certidão de antecedentes criminais será emitida pela Internet no site da Politec

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A emissão de certidão de antecedentes criminais agora pode ser feita pela internet, no portal da Politec. Antes a emissão da certidão poderia demorar entre 20 e 90 dias, mas o novo serviço reduzirá o prazo para poucos minutos. O atestado de antecedentes criminais no âmbito estadual poderá ser acessado pelo cidadão, com o preenchimento das informações pessoais solicitadas. 

Além do serviço, o novo sistema de identificação criminal, permitirá uma maior integração e agilidade nas buscas de informações criminais aos órgãos da segurança e judiciário. Autoridades policiais cadastradas no sistema terão acesso à pesquisa de antecedentes criminais de suspeitos através de login e senha. 

Para o Diretor Metropolitano de Identificação Técnica, Aílton Machado, a medida inaugura o processo de modernização do Sistema de Identificação Criminal da Politec. “O objetivo é garantir um sistema ágil e seguro tanto para as autoridades que buscam as informações criminais durante a persecução penal, quanto para o cidadão que precisa de um atestado de antecedentes para conseguir um emprego ou ser nomeado em concurso público, por exemplo”, disse. 

A Politec, por meio da Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica, é responsável pelo serviço. Também cabe à instituição identificar uma pessoa envolvida em uma prática criminosa, com objetivo de se criar um registro criminal (registros policiais e folha de antecedentes) para diferenciá-la dos demais indivíduos no âmbito penal. 

Através da identificação que se levantam dados das características do provável autor de um crime, uma vez que dele são extraídas informações sobre qualificação, características e sinais físicos, modo de agir, dentre outras de interesse policial. 

Os dados são coletados durante a prisão em flagrante ou indiciamento em inquérito policial. Na ocasião, também são feitas as colheitas das impressões digitais e, posteriormente, inseridos nos bancos de dados da Politec, para auxiliar os órgãos policiais e o Poder Judiciário.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Estela, em 08.06.2015 às 20:49

    Antes só emitia á certidão se não constasse nada a "desfavor" da gente. O próprio site orientava quando fosse desfavorável a procurar o fórum da cidade para poder retirar.Agora pode ser emitida nas duas situações.

  • por Adão, em 03.06.2015 às 17:50

    Essa certidão (Antecedentes criminais) é diferente da certidão do TJMT (Nada consta).

  • por emanoely, em 02.06.2015 às 13:31

    verdade mesmo concordo com Augusto Cesar, faz um tempo k esta disponível no site TJ/MT

  • por Augusto Cesar, em 02.06.2015 às 10:18

    Só pra lembrar, a não ser que esteja enganado mas os cidadãos já tiram e faz hora, essa Certidão no site do TJ/MT que serve para contratos de serviço e até para tomar posse em concurso.

 
Sitevip Internet