Notícias / Cidade

30/05/2015 - 17:57

Voluntários limpam calçadas do centro de Cáceres

Por José Carlos Teixeira

Facebook

 (Crédito: Facebook)
Desde o ultimo dia 16, Cáceres tem aos sábados algumas ruas do centro da cidade invadidas por uma ação solidaria e de cunho social, quem transita pelo centro aos sábados deve ter percebido. E nós fomos atrás da noticia, trazendo melhores informações.

O projeto denominado “AMIGOS DA CALÇADA”, teve como protagonista em 2012, o empresário José Carlos de Carvalho (Zé Carlos da Zoom), na época sócio proprietário da radio Club fm. Ele conta que na época a iniciativa surgiu após observar uma crescente reclamação dos ouvintes e transzeundos  do centro da cidade em relação aos obstáculos e sujeira sob as calçadas da cidade.

Em seu inicio o projeto visava apenas uma maior conscientização e respeito à lei municipal n. 9 de 21-12-1995, que institui o plano diretor do município nos art. 282 e 283. Por esses artigos, cabe ao proprietário de imóvel a gestão das calçadas, ou seja, a responsabilidade pela construção e manutenção dos passeios.

Zé Carlos que ainda hoje oferece ao projeto suporte na divulgação diz que oque falta é uma fiscalização e orientação aos moradores principalmente do centro da cidade. 

Com a chegada á Cáceres do procurador federal “FELIPE MASCARELLI” a cerca de um ano vindo da capital paulista o projeto que estava abandonado agora tomou força e ambição maiores, entusiasmando os moradores e amantes da princesinha do pantanal, a ideia é agregar a conscientização da manutenção e preservação do patrimônio histórico da cidade tombado pelo IPHAN. (instituto do patrimônio histórico e artístico nacional). Órgão do ministério da cultura.

Incomodado com a situação Felipe procurando alternativas para evitar a judissialisação de ações penais. Procurou potencialização junto aos organismos estaduais e obteve resposta positiva com alguns professores da UNEMAT. Na busca da conscientização dos problemas relacionados.

As professoras Maria do Socorro, Nelza Zattar e Olga Castrilon. Receberam a ideia e juntas com o procurador deram um corpo às ideias e ações que hoje se multiplicam, logo em seguida veio o engajamento da agencia fluvial de Cáceres, o passo seguinte foram os clubes de serviços sociais, Rotary Clube, Demoley, APJ, Interact, Lobo Guará, Instituto histórico e geográfico de Cáceres, escola CEOM, Radio difusora, prefeitura e câmara municipal.
Na ultima ação dia 23-06-15, o projeto contou com cerca de 80 pessoas todas voluntarias que colocaram a mão na massa, ou melhor, nas calçadas para assim desencardi-las arrancando lixo e mato.   

Maria do Socorro Araújo professora da UNEMAT e diretora da faculdade ciências humanas esclarece que o projeto não é institucionalizado. “O incomodo sentido pelo procurador Felipe também é sentido por nós” revela.

Através dos encontros e conversas nasceram as estratégias que se intensificam e ganham força a cada ação esperamos o engajamento das Escolas, Igrejas, Associações e ONGS. E assim avançar nos bairros da cidade.

 A professora Nelza Zattar nos forneceu documentos da nova cara do projeto que tem ações agregadas, denominada agora Viva Mais Cáceres e compreende quatro subprojetos: amigos das calçadas, patrimônio histórico, educação (cursos) e noites culturais.

Noites cultural é um espaço cultural aberto para apresentações de bandas e artísticas na Praça Barão do Rio Branco sempre após a missa dos domingos e já teve duas edições, foi criada com objetivo de conscientização das ações e incentivo a participação do projeto, possibilitando uma nova relação com as calçadas, tornando-as limpas e livres para os pedestres.

A equipe redigiu um documento e esta coletando assinaturas onde pede a autoridade municipal uma maior fiscalização em comprimento as leis existentes, pede ainda adoção de medidas necessárias para que a cidade tenha suas ruas, calçadas e praças mais limpas e livres.

Em nossas conversas com os envolvidos todos foram enfáticos e unanimes na afirmação não há interesses obtusos e nem ideologias politicas no meio e nem nos resultados, oque há é uma vontade de melhorias para nossa cidade.

Os voluntários são bem vindos as reuniões do grupo que hoje são coordenadas pelo representante do ministério publico federal e pelas professoras da UNEMAT acontecem sempre as segundas a partir das 19:30 na capitania dos portos de Cáceres.

Mas a também espaço para uma conversa aos domingos durante as apresentações culturais na Praça Barão, onde também estão sendo coletadas as assinaturas do abaixo-assinado. 

Pablo Pizzato estudante de direito e um dos estagiários da equipe do procurador bastante entusiasmado com o programa lembra que a entre as redes sociais (faceboock), fotos que documentam e informações a respeito do projeto para isso os interessados podem acessar “patrimônio histórico e cultural de caceres”. No face.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por João Evangelista de Melo Neto, em 09.08.2015 às 23:04

    Parabéns pela iniciativa, em especial ao José Carlos e às professoras da Unemat. Todavia, se a prefeitura mantém contrato para varrição das calçadas, deve fiscalizar para que o serviço seja bem feito. O passeio público, assim como as praças e jardins, são bens comuns e incumbe ao executivo municipal cuidar para que estejam limpos. É preciso evitar essa transferência de responsabilidade. Ela deve ser compartilhada com os munícipes, mas recair sobre estes a incumbência. Trata-se também de uma questão de saúde pública. Se a prefeitura não cuida a contento, o MP pode ajuizar uma Ação Civil Pública para obriga-la a manter a cidade devidamente limpa, bem como a fiscalizar os serviços contratados.

  • por Julieta, em 01.06.2015 às 08:24

    A iniciativa é boa, porém acho que deveriam incentivar cada morador a limpar sua própria calçada, é um absurdo voluntários limpar calçadas de locais onde está totalmente povoado como mostra a foto da reportagem, estão incentivando as pessoas a ficarem mais acomodadas do que são...

  • por Milton Lacerda, em 31.05.2015 às 14:42

    Dizer o que a não ser só parabeniza-los pela iniciativa pois a cidade está um caos fico observando aquele trabalhadores dessa "empresa" que se diz estarem fazendo a limpeza da cidade os varredores passam na Avenida Talhamares não limpam nada ninguém fiscaliza essa empresa as ruas ficam com dois palmos de terra e dizem que esta limpo está empresa ganha o dinheiro da prefeitura para não fazer nada o serviço é péssimo isso é se pode chamar aquilo de serviço BASTA FAZER UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESSA EMPRESA E ANTERIOR VC VERÁ A DIFERENÇA NA QUALIDADE DO SERVIÇO A TALHAMRES NÃO FICA MIAS FEIA POIS TEM UM SENHOR QUE VARRE TODO DIA ALI PERTO DA ESCOLA IZABEL CAMPOS

  • por ROSANGELA, em 31.05.2015 às 13:03

    se todo mundo conseguisse limpar pelo menos a frente da casa,ja ajudaria um pouco,tem pessoas que não consegue nem tirar o matinho da frente,a imagem mostra !!!

  • por LIZABETH LABAIG BOLZAN, em 31.05.2015 às 11:14

    É uma ação válida, mas não seria necessária, se cada morador cuidasse da frente da sua casa. sempre fiz isso a vida inteira, quando morava aí em Cáceres, na frente da Unemat. Mesmo que seja na rua, seria de bom grado mantê-la limpa!! Parabéns aos participantes desta ação tão nobre.

 
Sitevip Internet