Notícias / Polícia

28/05/2015 - 07:40 | Atualizado em 28/05/2015 - 07:43

Mãe que diz ter deixado bebê em lixeira em Rio Branco deve responder em liberdade

Por G1MT

Mônica de Almeida/ Arquivo pessoal

 (Crédito: Mônica de Almeida/ Arquivo pessoal)
A jovem de 20 anos que confessou à Polícia Civil ter abandonado a filha recém-nascida numa lixeira em Rio Branco, a 367 km de Cuiabá, deverá responder por abandono de incapaz em liberdade. Ela se apresentou na terça-feira em uma unidade policial e, após prestar depoimento, foi liberada. Segundo o delegado responsável pelo crime, Carlos Bock, não cabe à polícia, nesse caso, pedir a prisão preventiva da suspeita. A bebê foi encontrada no último dia 22, por um casal de idosos, e passa bem.

"Ela se apresentou espontaneamente e foi ouvida. A conduta dela foi de abandono de incapaz, com o agravante de ela ser a suposta mãe da criança. Mas, como já passou o flagrante e, em função desse tipo de crime, não cabe à polícia pedir a prisão preventiva dela", explicou Bock.

A Polícia Civil ainda apura se houve a participação de mais pessoas no crime, assim como espera o resultado de exame de DNA da jovem para saber se é compatível com o da criança.A suspeita disse ao delegado que não sabia que estava grávida e que deu à luz sozinha, dentro de um quarto na casa onde trabalha como cuidadora de idosos. Contou também que abandonou a menina na lixeira porque pensou que a bebê estivesse morta - isso porque, depois de chorar, ela ficou quieta.

Ao chegar em casa, a jovem acabou confessando o que tinha ocorrido a um familiar que havia desconfiado de seu comportamento. Por questões de segurança, a  família dela acabou levando-a para fora da cidade.

O caso

A recém-nascida foi abandonada numa lixeira em frente à casa de um casal de idosos. Os moradores ouviram o choro e acabaram encontrando a menina, que estava sem roupa, suja de sangue e fezes, e ainda com o cordão umbilical. A criança foi encaminhada para o hospital municipal, onde foi chamada de Vitória Rita de Cássia, e já teve alta. Agora, está sob a responsabilidade do Conselho Tutelar.

O suposto avô e uma tia da menina procuraram a recém-nascida quando ela ainda estava no hospital, mas não manifestaram interesse em ficar com a criança, segundo uma assistente social do município.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet