Notícias / Educação

25/05/2015 - 14:10 | Atualizado em 25/05/2015 - 14:16

EFEITO PEDRO TAQUES: Professores param e deixam 15 mil sem aula na Unemat

Por Priscilla Silva

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Mais de 15 mil alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estão sem aulas a partir de hoje (25) devido à greve dos docentes que atuam nos 13 campi. A suspensão das atividades é uma reação ao governo do Estado, que decidiu parcelar a correção salarial, fixada em 6,22% conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2014.
 
Conforme a professora e tesoureira da Associação de Docentes da Unemat (Adunemat), Leni Hack, a paralisação é por tempo indeterminado.

A definição quanto ao parcelamento dos restantes 3,11% até dezembro ou o pagamento integram do valor no próximo mês de junho é o assunto da reunião que acontece nesta manhã entre o secretário de Gestão do Estado, Júlio Modesto, e o Fórum Sindical.

Neste encontro, não foi permitida a entrada de representantes de cinco sindicatos, que segundo a professora, foram barrados por decisão do próprio Fórum Sindical, sob o argumento de não ter participado dos demais encontros.

Uma assembleia será realizada nesta terça-feira (26) para debater o resultado do encontro. Dependendo da proposta, os docentes ameaçam continuar a greve.

Insatisfação

Na primeira quinzena de maio, o governo do Estado pagou apenas a metade do valor fixado em 6,22%, o que gerou insatisfação e dos servidores.

Além dos docentes da Unemat, os servidores do Departamento de Transito de Mato Grosso (Detran) também realizaram um ato em protesto à sugestão de parcelamento do Governo.

Na última quinta-feira (21), eles paralisaram por um dia, o que gerou um impacto de arrecadação de cerca de R$ 1,5 milhão, para o Estado. 

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por maria antonia, em 26.05.2015 às 13:06

    kkkkkkkkkkkkkkkk já esperava isto desse governador fala muito faz pouco e coloca culpa nos outros está me cheirando PT

  • por SERVIDOR REVOLTADO, em 25.05.2015 às 19:34

    É isso ai sindicato,ai vi que tem coragem,não é igual aos pelegos que ficam babando ovo do governador e aceitando tudo goela abaixo,é assim mesmo,sem muita conversa,é direito e tem que ser honrado,alguém tem que parar esse modo ditador de Pedro Taques,já está passando da hora,parabéns,pena que o SINDSPEN sempre foi pelego em todos os governos,E NÃO É DIFERENTE NESSE.

  • por Domingos Savio, em 25.05.2015 às 16:37

    Gonzaga gostaria que realizasse uma estrevista com o Deputado Leoanardo para saber da sua opinião acerca do protesto do servidores publicos estaduais e da proposta do governador Pedro Taques.

  • por Daniel, em 25.05.2015 às 16:16

    É aceitável a reivindicação dos professores da Unemat. Mas neste caso, o próprio umbigo é a principal motivação, pois, esta parte corporal foi atingida pelo decreto do Governo. Ou melhor o ego. É notório que paralisações desta categoria tem períodos longos e que pouco afeta o governo a curto prazo. Os alunos é que serão prejudicados pela crise de pelanca dos professores. As duas semanas que restam para a conclusão do semestre serão postergadas à revelia dos alunos, onde muitos estariam formando em duas semanas. Em resumo, a responsabilidade social da atividade de ensino não existe na Unemat.

  • por Evaldo Correa Silva, em 25.05.2015 às 16:09

    Cade o Deputado Dr. Leonardeo, aliado de primeira hora do Governador para defender os servidores publicos do Estado, estamos descubrindo a verdadeira personalidade desse deputado, nao vale nada, maria vai com as outras, cupincha do Ze Pedro. Affff

  • por Joana, em 25.05.2015 às 14:19

    Vaí pra cima dos puxa saco dele que quando visita a cidade só faltam ..... aqui tem de penca desses !!

 
Sitevip Internet