Notícias / Cidade

25/05/2015 - 09:01

MALANDRAGEM: 50 devem perder casas do Minha Casa, Minha Vida em Cáceres

Por Expressão Notícias

Ronivon Barros/Arquivo

 (Crédito: Ronivon Barros/Arquivo)
Cerca de 50 moradores, beneficiários do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, dos residenciais Aeroporto I e II, em Cáceres, correm o risco de perder o imóvel.

Os processos de desocupação já estão em trâmite na Caixa Econômica Federal (CEF). De acordo com a Secretaria de Ação Social, eles teriam descumprido algumas cláusulas dos contratos, como por exemplo, abandonado e até alugado às moradias. Desde a inauguração das casas, cinco beneficiários já foram desocupados dos imóveis.
 
Apesar do rigor na seleção dos beneficiários, pela Secretaria Municipal de Ação Social, a cada dia são descobertas novas irregularidades. Nos residenciais Aeroporto I e II, localizados no bairro Jardim Aeroporto, 702 famílias foram contempladas pelo programa. As duas primeiras desocupações aconteceram em 2014. Neste ano, somente, no primeiro quadrimestre, mas três beneficiários já tiveram que desocupar os imóveis. Os beneficiários já foram notificados pela CEF e devem deixar os imóveis nos próximos dias.
 
“Além de ter que se adequar ao perfil, o critério de seleção dos beneficiários é rigoroso. Mesmo assim, infelizmente, temos constatado muitas irregularidades. Depois de concluída todas as investigações, os infratores são penalizados pela perda do imóvel” enfatiza Eva Conceição Figueiredo Nascimento, chefe de Divisão de Habitação e Interesse Social da SMAS. Explica ainda que, as reintegrações acontecem imediatamente e a prioridade são as famílias assistidas pelas unidades da secretaria, como por exemplo, o CREAS e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
 
O secretário de Ação Social do município, Claudio Henrique Donatoni, afirmou que a determinação do prefeito Francis Maris é para que a equipe esteja alerta, pois a ocupação do imóvel deve ser feita atendendo rigorosamente aos critérios, que envolvem renda familiar, famílias em situação de risco, entre outros. “Os nossos assistentes sociais, juntamente com a CEF, estão fazendo a vistoria nos conjuntos habitacionais para corrigir irregularidades. O problema é que alguns recebem a casa e vendem; outros alugam. Não pode. Quem desistir do imóvel deve se dirigir à Secretaria de Ação Social para fazer o cancelamento do contrato, permitindo que nova família cadastrada ocupe o imóvel”.
 
O déficit habitacional do município, de acordo com Claudio Henrique, é de aproximadamente seis mil moradias, que segundo ele, em parte, será sanado com a entrega das 873 novas unidades habitacionais do Residencial Universitário, localizado no bairro Santos Dumont. De acordo com o secretário, a previsão da empreiteira para entrega das moradias é o mês de setembro.
 
“A administração, através da Secretaria de Ação Social, vem acompanhando a execução, e, pelos cálculos, a obra estará concluído, até no mês de setembro quando será entregue aos moradores”. Em relação, ao Residencial Vila Real, composto por 490 casas, ele explicou que a prefeitura está no aguardo do governo do Estado licitar a obra de saneamento para, em seguida realizar o serviço. E, posteriormente entregar aos moradores. 

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por o kara, em 25.05.2015 às 21:53

    Rigor na seleção do beneficiários kkkkk,se apertar o cerco por ai vai achar ainda mais,parabéns a Eva conceição e o secretário Claudio Henrique esse povo tem que ser banido dai imediatamente,pegar casa pra vender ou alugar é uma palhaçada desse povo,vamos chegar firme nesse povo mala,casas para quem realmente precisa já,sei de pessoas que fizeram inscrições por que realmente precisava de moradia e não conseguiram,é facl resolver isso,é só pegar o CPF ou o IPTU que ele paga e saber se ele tem 2 imvóvel ou não.

  • por Mariazinha, em 25.05.2015 às 13:15

    Tem gente que invadiu casa isso ja faz 2 anos e meio e houve denuncia mas não fizeram nada, as pessoas que invadem não tem coragem de ficar na fila para fazer inscrição enquanto as pessoas que realmente precisa enfrenta fila fica na lista de espera e não consegue.

 
Sitevip Internet