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22/05/2015 - 17:26

Professora do IFMT Cáceres realiza pesquisa em Portugal sobre Práticas de Educação Profissional

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Para desenvolver a pesquisa sobre “Perspectivas e Práticas da Educação Profissional” a doutoranda Denise Dalmás Rodrigues, professora do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres, foi conhecer in loco a realidade educacional de Portugal durante Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho, em Braga. O Estágio, financiado pelo governo brasileiro por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), teve duração de três meses e integra a pesquisa de qualificação stricto sensu da docente no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí.
 
Entre as experiências sobre a educação profissional tecnológica em Portugal, a pesquisadora visitou instituições de referência como o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e conheceu outros espaços para aprofundar o contexto da realidade educacional, dentro dos aspectos culturais, históricos e geográficos do país.
 
Durante o intercâmbio, a doutoranda fez levantamentos sobre a organização pedagógica e conheceu metodologias aplicadas as práticas educacionais em instituições portuguesas, além da interação em workshops, seminários, palestras e conferências com autores de livros e pesquisadores renomados na área da educação. Entre os eventos, a professora participou do XXII Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) realizado em Lisboa com o tema Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. 
 
“ A discussão in loco dos temas estudados, com especialistas da área, supera, em muito, os resultados que poderiam ser alcançados numa mera revisão bibliográfica realizada no próprio país”, afirma Denise, apresentando entusiamo com a experiência que possibilitou o dialogo com educadores e pesquisadores de diversos países, além de colegas brasileiros e portugueses que participam do intercâmbio. 
 
Além dos elementos para pesquisa, o estágio proporcionou segundo a docente, o estreitamento das relações entre as instituições para futuros intercâmbios acadêmicos, científico e cultural entre Brasil e Portugal.
 
O estágio teve o acompanhamento da co-orientadora de Denise, a professora portuguesa, Maria Assunção Flores, doutora em educação. A experiência será socializada em um artigo científico.
 
Os resultados finais da pesquisa serão apresentados na tese de doutorado da docente, sob a orientação da pesquisadora da Unijuí, doutora Maria Cristina Pansera de Araújo.

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