Notícias / Cidade

22/05/2015 - 07:55 | Atualizado em 22/05/2015 - 07:58

Termina hoje inscrições para curso de Turismo de Natureza que será oferecido pelo Projeto Bichos do Pantanal

Por Assessoria

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
Cáceres  vai receber um ciclo de “Capacitação para o Turismo de Natureza”. O curso vai ocorrer em duas etapas, a primeira, com aula teórica, ocorre no dia 25 de maio, quinta-feira, e serão ministradas por Douglas Trent, pesquisador-chefe do Projeto Bichos do Pantanal.

O segundo ciclo vai ocorrer em junho. As inscrições e a participação são gratuitas e estão disponíveis no site: www.bichosdopantanal.org  As aulas vão ocorrer na escola Estadual Professor Natalino Ferreira Mendes, em Cáceres, no Mato Grosso.

O curso é voltado para estudantes, profissionais de turismo, guias, piloteiros e pescadores, agricultores familiares, agências e operadores de turismo, proprietários de restaurantes e barco-hotéis entre outros.

 “A ideia é criar uma nova cadeia do turismo de natureza no Pantanal de Cáceres, no Mato Grosso, garantindo que sejam oferecidos padrões internacionais aos turistas que visitem a região. Esse é o público que aceita pagar bem para visitar o Pantanal e que pode acrescentar muito ao desenvolvimento da região”, afirma Doutras Trent.

Serão abordados nas aulas as formas de identificação de uma região para o ecoturismo comunitário e como realizar um plano de trabalho com essas comunidades.

Também serão detalhadas a questão do receptivo ao turista, com tópicos como: o designer de pousadas, treinamento de funcionários, distribuição de lucros e transparência, estratégia de marketing e a formação de guias.

“Todo guia profissional de natureza deve saber inglês e reconhecer as espécies pelo nome científico. Esse é o padrão mundial para o turismo de natureza no mundo. E é esse tipo de formação que esperamos oferecer aos guias da região”, explica Trent.
 
Douglas Brian Trent é graduado em Ciências Ambientais com ênfase em Comunicação Interpessoal pela Universidade de Kansas/EUA. Diretor Honorário do “The Wildlife Center” nos Estados Unidos. Membro do grupo de especialistas da International Union for Conservation of Nature ( IUCN). Criou a RPPN Reserva Ecológica do Jaguar, no Pantanal, e foi mentor de projetos de capacitação e desenvolvimento de pantaneiros. Consultor dos governos de Uganda, Tanzânia, Venezuela, Austrália, entre outros. Consultor da ONG “Defenders of Wildlife” nos EUA e México. Dirige a ONG Fundo de Conservação Focus. Presidente da Focus Tours Environmentally Responsible Travel. Palestrante e instrutor de workshops internacionais. Autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre ecoturismo e biodiversidade, incluindo publicações da Universidade de Yale/EUA. Precursor de estudos científicos sobre a onça pintada com a utilização de métodos fotográficos para identificação,  e citado no “Lonely Planet Brazil Guide” como o maior especialista em aves brasileiras. Coordenador Internacional do Instituto Sustentar e pesquisador-chefe e mentor do Projeto Bichos do Pantanal, que vai realizar o curso com Patrocínio do Banco da Amazônia.

            Cerca de 20 alunos do curso técnico profissional em guia de turismo, patrocinado pela Escola Estadual Tangará da Serra, unidade de Cáceres, patrocinado pela Secretaria do Estado de Ciência e Tecnolgia do Mato Grosso (SECITEC), ministrado pela professora Gisa Laura Maria Egues dos Reis, vão participar da iniciativa.  Outras 20 vagas estão disponíveis de forma gratuita para a comunidade de interessada no segmento do turismo.
            
Mais informações:
comunica@sustentar.net
(65) 9967-1623

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet