Notícias / Cidade

22/05/2015 - 07:07

Marinha vai comemorar 150 anos da Batalha do Riachuelo durante o FIP

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, convida a população do Estado de Mato Grosso a participar das comemorações alusivas aos 150 Anos da Batalha Naval do Riachuelo, conhecida como a “Data Magna da Marinha”.

Como parte dos eventos serão realizadas nas cidades de Cuiabá e Cáceres, diversas atividades.
Em Cuiabá serão realizadas: Exposição de embarcações e de material da Marinha, exibição de vídeos institucionais; cerimônia militar com entrega de condecorações e de diplomas “Estamos no mesmo Barco”; Sessão Solene em homenagem à Marinha do Brasil na Assembleia Legislativa do Maro Grosso; Competição de travessia rústica natatória e Concurso de Artes com participação de alunos do ensino fundamental e médio.
Na cidade de Cáceres haverá Cerimônia Militar alusiva a Data; e participação da Marinha do Brasil na organização do Festival Internacional de Pesca.

Em breve confiram a programação que será lançada por essa Instituição.

Anualmente, no dia 11 junho, a Marinha do Brasil comemora o grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo. Esta Batalha é considerada, pelos historiadores, como uma ação decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). A nossa vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação. Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se, assim, um dos principais eventos a serem rememorados.

Sem dúvidas esta vitória brasileira em Riachuelo contribui para que, nos dias atuais, o nosso País conte com a posse das riquezas pantaneiras e, sobretudo, com a cultura do povo do Mato Grosso.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet