Notícias / Educação

06/05/2015 - 13:10 | Atualizado em 07/05/2015 - 20:31

Assembleia fará audiência publica nesta sexta em Cáceres para discutir fim de sistema que aprova estudantes ‘na marra’

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza nesta sexta-feira, 8, a partir das 14h30, no Cine Xin, em Cáceres, um debate sobre o ciclo de formação humana, a escola ciclada.

A qualidade da educação no Estado é o principal foco das audiências públicas que servirão de base para o Governo de Mato Grosso definir ações futuras no setor.

“Não há nada mais importante neste momento em Mato Grosso do que dar qualidade à educação”, afirma o deputado Wilson Santos (PSDB), líder do governo, autor das indicações para o ciclo de audiências.

Segundo o parlamentar, é uma determinação do governador Pedro Taques elevar os índices de educação no Estado.

O sistema de ciclos foi adotado no Estado há mais de dez anos com o objetivo de melhorar o ensino fundamental. O modelo de separação por séries foi substituído por três períodos de três anos cada um. A aprovação passou a ser automática e os alunos com idade idêntica ou parecida são colocados na mesma turma.

Na prática, houve redução da repetência e da evasão, que já chegaram a representar mais de 34% no Estado.

As dificuldades encontradas no início da implantação do ciclo de formação humana perduram até os dias atuais. Daí – conforme o deputado – a necessidade das discussões que estão ocorrendo em todo Mato Grosso.

“Ao final das audiências, em agosto, em Cuiabá, encaminharemos um documento ao governo e Assembleia Legislativa para a definição de ações futuras sobre o ensino em Mato Grosso”, resume o deputado.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedrão, em 08.05.2015 às 14:43

    Espero que os professores, em peso, digam não a essa barbaridade que é o ciclo. A maioria dos alunos não se esforça, pois vai ser passado de qualquer forma pro ciclo seguinte. Aí chega ao vestibular ou a um concurso e dança. O ciclo acaba gerando mais preguiçosos do que esforçados. Entretanto, sei de alguns professores que não querem alteração, pra não precisarem, por exemplo, ficar corrigindo provas - já que no ciclo as prova praticamente inexistem. Tenham a santa paciência!

  • por Leitora, em 08.05.2015 às 13:46

    Bom senhores deputados tudo começou errado de novo, ouviram primeiro o governador e agora ouvir os professores? Foi assim que o ciclo foi implantado com uma palestrante no Caic falando numa caixinha de som para 800 ou mais professores sem compreender nada. E não investiram nada em infraestrutura até hoje no ciclo somente encheram as salas de aulas e pediram para dar conta dos alunos como professor, psicológo e assistente social.O ciclo é ótimo só faltou investimento financeiro para que desse certo. Ou isso é um passo para a terceirização na educação? Vamos participar e ver o "esses" querem.

  • por Augusto cesar, em 08.05.2015 às 09:52

    Esse sistema implantado foi para tampar o sol com peneira. Eis a Educação fracassada que temos hoje.

  • por Fernando silva, em 07.05.2015 às 12:23

    Vamos ver ser vai melhorar ensino nas escolas pq é uma vergonha, porque coloca alunos com dificuldades todos juntos o qual deveria preparar professores só pra dar aulas pra esses alunos,como pode um professor dar aula pra vários alunos ser tem alunos com dificuldade se ele não foi preparado pra esse tipo de alunos,esses deputados tem que fazer voltar autoridade aos professores na sala de aula,o que nós vemos é alunos mandando nas escolas diretores não pode fazer nada e também professores...

  • por MOSSUETO, em 07.05.2015 às 08:56

    A coisa já começa errada no nascedouro, porque a própria secretaria de educação não tomou a frente deste trabalho, já que é ela quem sente na pele as dificuldades com os nossos alunos e recebe diretamente os reclames de seus mestres, das dificuldades encontradas, feito o levantamento, definido um sistema mais dinâmico, ai sim, passar para os poderes que realmente tem o poder de implanta-lo no sistema de ensino do Estado.

  • por Regis, em 06.05.2015 às 18:10

    Caro "Jornal Oeste" de onde vocês tiraram esta: "sistema ciclado"? A nossa política assenta sobre o ensino organizado por "Ciclos de Formação Humana", e que o Estado de fato nunca assumiu esta política... Mas valeu pela divulgação...

  • por Paulo Cesar, em 06.05.2015 às 16:02

    Parabéns ao autor dessa iniciativa, cacerense participe para depois não dizer ou reclamar do que acontece.

  • por Arci Rezende, em 06.05.2015 às 14:33

    Alô, SINTEP e SSPM vamos convocar os profissionais da educação para estarem presentes e discutirmos essa barbaridade de ciclo, pois só serviu para deixar os alunos mas desinteressados e baderneiros. Os professores perdeu o restinho de moral e valor que ainda lhe restava.

 
Sitevip Internet