Notícias / Politica

06/05/2015 - 12:57

Desembargador do TRE autoriza inquérito contra deputado de MT

Por Folha Max

Folha Max

 (Crédito: Folha Max)
O corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Luiz Ferreira da Silva, autorizou no dia 29 do mês passado a abertura de inquérito para investigar o deputado estadual José Eduardo Botelho (PSB), primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa.

A investigação foi aberta com base numa denúncia feita contra o parlamentar em Várzea Grande por suposta corrupção eleitoral na campanha do ano passado.


 
O Ministério Pùblico solicitou a abertura da investigação com base no artigo 299 do Código Eleitoral, que diz "dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita". A Lei prevê reclusão de até quatro anos com pagamento de 15 dias de multa.

Ainda em seu despacho, o desembargador considera que a investigação é necessária para apurar a conduta do parlamentar durante o processo eleitoral no ano passado.

"Os indícios de materialidade e de autoria do ilícito observados recomendam a adoção de medidas a aprofundar a investigação na incessante busca da manutenção da lisura dos pleitos e da legitimidade dos mandatos eletivos, motivo pelo qual a a investigação criminal dos fatos, bem como, acolho os demais pedidos constantes do requerimento ministerial", detalha.

Eleito para o primeiro mandato, Botelho foi o sexto mais votado para a Assembleia Legislativa com 40.517 votos. Irmão do ex-deputado estadual Luiz Marinho (PTB), ele acabou sendo o mais votado na coligação "Coragem e Atitude para Mudar", que elegeu o governador Pedro Taques (PDT).

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cesar, em 06.05.2015 às 21:31

    Cáceres não irá ganhar mais um Deputado. Irá ganhar o primeiro deputado, pois esse Leonardo nao fez.. não faz e não fará nada pela região. Alguém duvida disso? Veja quem o rodeia.. veja as suas indicações. E ai? Adriano, se assumir, seja realmente o representante de Cáceres.

  • por Alfredo, em 06.05.2015 às 18:13

    Se for houver cassação do mandato Cáceres ganha mais uma vaga no Assembléia assume o primeiro suplente Prof. Adriano Silva vamos torcer.

  • por Cacerense, em 06.05.2015 às 17:56

    Nos daqui de Caceres e região temos que torcer para a Justiça condenar esse Empresario Botelho comprador de voto, assim teremos mais um representante na Assembleia Levislativa, pois o Prof. adriano é o primeiro suplente. Vamos ficar de olho.

  • por Elder ray, em 06.05.2015 às 17:52

    Esperamos que o Ministério Público investigue profundamente, pois todos sabem o Botelho comprou sua candidatura.

  • por Elza Leal Correa, em 06.05.2015 às 15:19

    Sou professora e gostaria muito que a justiça condenasse esse Botelho, esse cidadão comprou voto no Estado inteiro. Gostaria também de ver o colega professor Adriano assumir uma vaga na Assembléia Legislativa, precisamos de um verdadeiro representante da educação no parlamento estadual.

  • por Luciano Arruda, em 06.05.2015 às 14:59

    Olha a região sudoeste ganhando mais um representante, com a condenação do Eduardo Botelho quem assume é o professor Adriano Silva que é o primeiro suplente. Estamos na torcida.

  • por Osvaldo Capristano, em 06.05.2015 às 14:55

    Olha a justiça sendo feita, todo mundo, inclusive um cego viu o flagrante desrespeito a justiça, o empresário Botelho abusou do poder economico, comprou muitos votos. Esperamos realmente que Ministério Público restabeleça a justiça, pois coso contrário o sentimento de impunidade vai imperar e esse exemplo vai servir negativamente para outro cometerem crime.

  • por Edson Pinheiro, em 06.05.2015 às 14:30

    Gonzaga como leitor do seu jornal gostaria de saber caso o Botelho venha a ser condenado como fica o quadro de deputados da Assembleia Legislativa.

 
Sitevip Internet