Notícias / Politica

05/05/2015 - 12:53

Projeto Bichos do Pantanal lança o concurso embaixadores do Pantanal

Por Assessoria

Assessoria

Concurso será para as escolas públicas e privadas (Crédito: Assessoria)

Concurso será para as escolas públicas e privadas

O concurso faz parte do Projeto Conexão com a Natureza Bichos do Pantanal nas Escolas, executado pela equipe de educação ambiental do projeto, que já atingiu com mais de 15 mil alunos da rede pública e privada de Cáceres, no Mato Grosso.  O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

Com o tema: : “Como as aves revelam o Pantanal”, o concurso vai selecionar quatro estudantes cacerenses para serem os  primeiros Embaixadores Bichos do Pantanal.  A ideia é que o concurso ocorra todos os anos e que os vencedores se tornem porta-vozes e representantes da importância da preservação ambiental desse ecossistema.

As  crianças e jovens participantes do concurso podem concorrer em duas categorias: desenho e redação, onde também poderão escrever poesias.   O concurso é uma continuidade das ações do Projeto Bichos do Pantanal nas Escolas que ocorrem, desde 2014, com workshops sobre as características do Pantanal, a fauna desse ecossistema e oficinas de observação de aves.  “Apesar de Cáceres ser a Princesinha do Pantanal, parte da população da cidade não reconhece que estão no ecossistema Pantanal.  Estamos trabalhando a reconexão dessas pessoas com o meio ambiente. A educação ambiental também.

 “Reconhecer as espécies do Pantanal que existem na cidade de Cáceres é uma forma de revelar aos alunos que eles também são habitantes do Pantanal e que a cidade onde vivem integra o meio ambiente desse ecossistema. Esse é um importante passo para a (re)conexão com a natureza, uma das principais propostas do nosso projeto nas escolas”, explica Jussara Utsch, coordenadora do Projeto Bichos do Pantanal. “As pessoas só valorizam o que conhecem e só preservam o que valorizam”, conclui.

A educação ambiental é um direito garantido pela Constituição brasileira, em seu art. 225, § 1°, VI, desde 1988, mas poucas escolas inserem esse conteúdo em seu projeto político pedagógico. O direito à Educação Ambiental não se esgota apenas com a divulgação de informações, mas também envolve a construção de um conhecimento com relevância prática voltado para a mudança de comportamentos em relação aos problemas ambientais e para preparar os cidadãos para atuarem na preservação do meio ambiente.

            O concurso é aberto a todas as crianças e jovens entre 8 a 15 anos matriculados nas escolas, públicas e privadas, de Cáceres, no Mato Grosso. As inscrições e o regulamento do concurso podem ser acessados pelo site: www.bichosdopantanal.org

            O período de envio das redações e desenhos é entre 05 até 22 de maio. O resultado do concurso será divulgado na imprensa e no site do Projeto Bichos do Pantanal no dia 29 de maio. Os quatro vencedores irão realizar uma expedição pelo rio Paraguai guiada pelo pesquisador-chefe do Projeto Bichos do Pantanal e especialista em observação de aves, Douglas Trent. As redações vencedoras e os desenhos serão publicados no site do Projeto. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet