Notícias / Polícia

05/05/2015 - 11:15 | Atualizado em 05/05/2015 - 11:29

​Desembargador chama Cáceres de ‘cidade dormitório’ para justificar fusão de cartórios

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Deve chegar nas próximas horas na Assembleia Legislativa, uma Lei de iniciativa da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso propondo a fusão dos cartórios de 2º e 3º oficio de Cáceres.
 
A proposta foi colocada em 2013, em função da morte do tabelião titular do 3º Oficio Nélio de Campos.
 
A iniciativa, segundo o TJ, atende a as alterações na Lei que rege os cartórios que acabou com as sucessões familiares. Agora para ser tabelião é necessário passar por um concurso público.
 
No ano passado, cumprindo o rito preparatório para consolidação do processo, a Corregedoria solicitou a sociedade organizada da cidade e aos três poderes municipais, que emitissem opiniões sobre a proposta.
 
A prefeitura, a Câmara de Vereadores, as lojas maçônicas e a 3º subseção da OAB, se manifestaram contra a fusão, alegando que os três cartórios existentes há décadas atendem a demanda da cidade e que uma eventual fusão poderia comprometer a qualidade dos serviços prestados. Nas manifestações as entidades afirmaram que a cidade precisaria de mais um cartório.
 
No entanto, de acordo com o relatório final da Corregedoria inserido na proposta que será remetida a Assembleia, as opiniões foram desconsideradas.
 
Além disso, em um ato desrespeitoso com a população da cidade, em um trecho de sua justificativa em favor da fusão, o corregedor-geral da Justiça do TJMT, desembargador Sebastião de Moraes Filho, desqualificou a condição socioeconômica do município ao afirmar que: ‘Fiz minhas justificativas apresentando todo movimento financeiro da Comarca e precisamos considerar uma situação fatídica, hoje Cáceres é uma ‘‘cidade dormitório’’’.
 
Clique na imagem abaixo e veja o trecho em questão:
  • ​Desembargador chama Cáceres de ‘cidade dormitório’ para justificar fusão de cartórios

Comentários

inserir comentário
18 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo cesar carvalho ferreira., em 22.04.2018 às 11:31

    Pra ajudar Caceres ninguem quer, pra atrapalhar nao falta. Lembrar ao desembargador que Caceres e uma cidade dormitorio pois alem de ser turistica universitaria tbm e polo. NAO E DE UM ESCRITORIO LUXUOSO EM CUIABA QUE SE DEFINE O QUE E BOM PRA CACERES OU NAO.

  • por D. Souza - ex-morador de Cáceres, em 06.05.2015 às 17:52

    E onde está o dr. Leonardo que não se levanta contra essa opinião contraditória?

  • por JOAO B LOBO DOS SANTOS, em 06.05.2015 às 09:00

    SE CÁCERES É UMA "CIDADE DORMITORIO", PODEMOS PARAR DE REPASSAR O QUINHÃO DE IMPOSTOS PARA O GOVERNO DO ESTADO, POR QUE SE DORMIMOS, NÃO PRODUZIMOS E CONSEQUENTEMENTE NÃO POSSUÍMOS CONDIÇÕES DE REPASSE. A IGNORÂNCIA DE ALGUNS, COMO ESTE CORREGEDOR-GERAL DO TJMT, O DESEMBARGADOR SEBASTIÃO MORAES FILHO MOSTRA O QUANTO A JUSTIÇA E JOGADA AO ACASO, UMA PESSOA COM ESTE NÍVEL DE EDUCAÇÃO, MOSTRA CLARAMENTE QUE O ESTADO VIVE EM UM LAPSO JURÍDICO, EM UM BOLSÃO DE INIQUIDADES E USANDO-O COMO EXEMPLO, PODEMOS ENTENDER POR QUE CUIABÁ FOI CONSIDERADA A 29ª CIADADE MAIS VIOLENTA DO MUNDO.

  • por Luciana, em 05.05.2015 às 23:30

    Onde o desembargador mora??? JÁ PISOU SEUS PÉS AQUI??? RESPEITE CÁCERES, ASSIM COMO INÚMERAS "AUTORIDADES" PREJUDICANDO CÁCERES. O GOVERNO SEMPRE ESCRAVIZANDO O POVO, TOMANDO SUA METADE DO BOLO. Os cidadãos precisando de mais um órgãos que atendam suas necessidades e só saindo no prejuízo. GOSTARIA DE VER AS "AUTORIDADES" NUMA FILA BEM LONGA, NÃO É MESMO DESEMBARGADOR... SE PEDIU OPINIÃO ACATE-A. ALIÁS SOCIEDADE NÃO É SÓ GRUPOS DIRIGIDOS, É O POVO EM GERAL.

  • por DE OLHO ABERTO, em 05.05.2015 às 22:09

    Caro senhor desembargador o senhor esta equivocado em suas palavras respeite mais os cacerenses somos cidadoes dignos e onestos trabalhadores,pagamos o seu salario todos meses e queremos mais respeito de sua pessoa senhor babaca ... Ao invez de querer monopolio porque o senhor nao abre a licitação do transporte de passageiros hoje ocupados por empresas que desrrespetao seus usuarios com um transporte que da vergunha para mato grosso fora transjao fora princesa fora tut fora verde transporte fora rubi fora rapido chapadense fora monopolio vamos mexer o doce desembargador ora de mudança ao invez de mexer com cartorios .... Vc amigo internalta concurda com esse transporte que esta ai hoje vc gosta de viajar nesses onibus sucateados ....fica dica

  • por JANAINA, em 05.05.2015 às 21:33

    Penso que o maior interessado nisso não seja a sociedade e sim o tabelião do segundo ofício. Digo também que deveria de ser lembrado que um dos princípios que regem os cartórios é o auxílio à sociedade e a desoneração dos serviços, ou seja se posso orientar o cliente a economizar, assim devo fazer, mas o que se vê é o contrário aí em caceres, paga-se 80 reais em uma certidão de 30, só pq o cartório vai enviar pra vc pelo correio. É demais, estão pensando só em ganhar dinheiro e não em prestar um bom serviço.

  • por Maria Sueli Vieira Mattiello, em 05.05.2015 às 21:22

    Só em Cáceres isso acontece !!!! ... Sempre soube que quanto mais melhor, melhora a qualidade dos serviços com a concorrência, ganhando mais serviços quem melhor atender as necessidades da população. ´ Não estou entendo o porque da unificação dos cartórios, será que o filho do falecido Senhor Nélio, não sabe das coisas de Cartório ??? - Nasceu e convive com o cartório desde que cheguei por aqui isso a mais de 40 anos. - Que pena, que não se possa entender o "OBVIO ",.

  • por ELEITOR, em 05.05.2015 às 18:08

    REFORMA DO JUDICIÁRIO JÁ, ESSE DEVERIA SER O LEMA DAS MANIFESTAÇÕES, POIS SE HÁ CORRUPÇÃO É PORQUE O JUDICIÁRIO É "INOPERANTE" DEIXA A CORRUPÇÃO IMPUNE, VEJAM NA LAVA JATO OS BANDIDOS VÃO CUMPRIR APENAS NO MÁXIMO DE UM A DOIS ANOS DE "CADEIA", OU SEJA, BANDIDO TEM MAIS VALOR QUE AS INSTITUIÇÕES. REFORMA JÁ.

  • por Gilmar, em 05.05.2015 às 17:57

    No Brasil, o termo cidade-dormitório costuma ser utilizado com uma carga pejorativa para os municípios que apresentam baixo nível de desenvolvimento econômico e social, precárias condições de assentamento e de vida para sua população e nítida dependência econômica de um polo regional. Equivocado, Ilustre Desembargador. Não somos cidade dormitório, e sim cidade abandonada politicamente.

  • por LUIZ ANTONIO, em 05.05.2015 às 17:56

    LAMENTÁVEL A JUSTIFICATIVA DO DESEMBARGADOR, CÁCERES UMA DAS CIDADES QUE ENRIQUECE E EMBELEZA O ESTADO DO MATO GROSSO, NÃO MERECIA ESSAS PALAVRAS DE DESQUALIFICAÇÃO. SOU CONTRA A FUSÃO.

Mais comentários
 
Sitevip Internet