Notícias / Polícia

02/05/2015 - 12:35

Civil de Mato Grosso já tem dois policiais preparados para 'matar'

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Gerência de Operações Especiais (GOE), da Polícia Judiciária Civil, tem dois investigadores de polícia formados no Curso de Atirador de Precisão Policial, também conhecido por Sniper ou atirador de elite. O investigador Bruno Monti concluiu o curso, ministrado pela Divisão de Operações Especiais (DOE), da Polícia Civil do Distrito Federal.

Participaram da especialização 14 profissionais da Segurança Pública e Defesa, como Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícias Civil do Estados de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, e de Brasília (DF). O curso teve duração de 33 dias, com carga horária de 224 horas/aulas, e finalizou no dia 10 de abril com 12 policiais.

O Curso de Atirador de Precisão Policial objetiva formar o profissional de segurança pública para desempenhar a função de atirador de precisão policial, com segurança e eficiência, nas atividades operacionais e de polícia judiciária.

Para participar do curso, é exigido que o policial tenha Curso de Operações Tática Especial, que forma o operador tático para atuação em missões de risco e complexidade como combate em áreas restritas e tomadas de reféns, operações com explosivos e outras voltadas o combate ao crime organizado e tráfico de drogas.

De acordo com o investigador Bruno Monti, o treinamento é intenso e os alunos são treinados em diversas situações, envolvendo aulas teórica e práticas, como balísticas, gerenciamento de crise, técnicas de camuflagem, aspectos jurídicos do tiro de precisão, planejamento operacional de missões policiais, utilização de equipamentos óticos, orientação e navegação, tiro de precisão, atividades em ambientes urbanos e rurais, e outras.

"Esse especialista tem como missão, a de neutralizar, ou seja, em uma situação de crise, quando não existe outro recurso e a autorização foi dada pelo Gerente da Operação, cabe ao Atirador de Precisão preservar a vida do refém detendo a ação criminosa do perpetrador do evento crítico através do disparo preciso de incapacitação imediata", explicou o investigador.

O profissional Sniper para cumprir com sucesso suas missões, necessita de treinamentos físicos e técnicos específicos e constantes, equipamentos diferenciados como armamento de precisão com equipamento óptico de qualidade, munições específicas, diversos equipamentos para camuflagem urbana e rural, mantimentos para permanecer em ambientes de operações por tempo indeterminado.  

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet