Notícias / Politica

02/05/2015 - 09:32

Deputado quer Audiência Pública para debater implantação de campus da Unemat em Rondonópolis

Por Patrícia Neves/Redação

Assessoria da AL-MT

 (Crédito: Assessoria da AL-MT)
O deputado Sebastião Rezende (PR) apresentou requerimento para realização de uma audiência pública para discutir o tema "Implantação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis". Esta é uma reivindicação antiga e desde quando foi aprovada a Emenda Constitucional de garantia de 2% da Receita Corrente Líquida  (RCL) para a instituição, houve um acordo para expansão dos campi da universidade.

De acordo com assessoria, a  emenda prevê ainda que o percentual de repasse seja ampliado em 0,1% até 2018, chegando a 2,5% da RCL. O campus de Rondonópolis atenderá 18 municípios da região Sul, que possuem cerca de 500 mil habitantes.

A proposta do deputado destaca ainda que a Unemat chegou a fazer o lançamento do edital 01/2014, convocando vestibular para Rondonópolis, na modalidade fora da sede, com a data da prova para o dia 25 de maio de 2014. No edital a instituição oferta 150 vagas para os cursos de Letras, Jornalismo e Direito. Porém, criou-se apenas expectativa na população, pois logo em seguida cancelou-se.

O parlamentar acredita que, com a realização da audiência pública, será possível ampliar ainda mais o debate junto à diretoria da Unemat e da população, para que todos tenham conhecimento dos reais fatos sobre a implantação do campi. Ele destaca que é um grande sonho da população da região.

O parlamentar quer convidar, além de deputados, o governador Pedro Taques (PDT), deputados federais, senadores, a reitora da Unemat, Ana Maria di Renzo e demais diretores da instituição, membros do Conselho Universitário, vereadores, prefeitos da região, estudantes do ensino médio, Clubes de Serviço. O requerimento está na consultoria aguardando despacho para marcar a data e o local da audiência. (Com informações da Assembleia Legislativa)

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por geraldo, em 02.05.2015 às 10:04

    Os Campus que tem já existe inúmeras e inúmeras deficiências e ainda essa quer ampliar mais os problemas e inaugurar outros Campus, já fizeram maior c.... de instalarem o curso de medicina antes de organizar os outros agora vem com conversa !! Tem que saber da realidade da real e dolorida realidade é as falhas do sistema antes de abrir a boca para chamar atenção !!!! Vamos viver a realidade , apenas a realidade !!!

 
Sitevip Internet