Notícias / Politica

26/04/2015 - 11:36

Governador diz que quer iniciar obras da ZPE no mês que vem

Por Silvana Bazanilda/A Gazeta

João Vieira

 (Crédito: João Vieira)
‘Mato Grosso é mais rico no subsolo que em cima do solo’. Com essas palavras, o governador do Estado, Pedro Taques (PDT) reforçou a defesa da implantação de ferrovias em Mato Grosso para estimular outro setor econômico: a mineração.
 
Durante entrevista no Grupo Gazeta de Comunicação, o governador afirmou que recentemente recebeu um grupo empresarial que investirá R$ 700 milhões na exploração mineral em Aripuanã, município distante 1,5 mil quilômetros de Cuiabá.
 
Na região, onde está em operação desde 2013 a Usina Hidrelétrica de Dardanelos (261 MW), há indícios de abundância de minérios, segundo o geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Mato Grosso, Adnen Rajab.
 
Zinco, ouro e prata são alguns produtos minerais que poderão ser retirados da localidade.
‘Investir em ferrovia é algo estratégico para o futuro de Mato Grosso’, pontua o governador. É preciso também melhorar o ambiente de negócios no Estado, pondera Taques.
 
Para isso, estão sendo implementadas mudanças nas Secretarias de Fazenda (Sefaz) e Meio Ambiente (Sema), além da criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

‘Estamos mudando estruturas para que o Estado não seja atrapalhador. Na Sema houve mudanças no setor de licenciamento e já temos licenciamentos concluídos em 15 dias, com isso criamos um ambiente propício (para os negócios) e a Secretaria não se restringe apenas às funções de comando e controle’. Na Sedec estão sendo rearranjados os incentivos fiscais às empresas. ‘Sou favorável ao incentivo, mas tem que ter critério, não essa farsa que existia em Mato Grosso, por isso está sendo feito esse levantamento caso a caso’.
 
Taques disse ainda que o governo estuda um modelo de incentivos fiscais semelhantes ao do estado de Goiás, com incentivos regionais que estimulem o desenvolvimento econômico de diferentes localidades no território estadual.
 
‘Em Mato Grosso, a esmagadora quantia de empresas incentivadas estão em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, mas precisamos de incentivos diferenciados para algumas regiões. No Noroeste, por exemplo, para industrializar o café, o pescado’.
 
Como observa o governador, Mato Grosso tem 141 municípios dos quais 43 mantêm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado.

‘Montamos um Gabinete de Desenvolvimento Regional que está mapeando esse estágio de desenvolvimento econômico, identificando aqueles (municípios) com menor IDH, como é o caso de Campinápolis’, relata.
 
A região do Araguaia é citada pelo governador como exemplo de região com forte crescimento econômico, impulsionada pelo agronegócio. Contudo, precisa de melhorias na distribuição de energia.
‘Cobrei da Energisa a solução dos problemas no vale do Araguaia’.
 
Ao falar das diferenças socioeconômicas dos municípios mato-grossenses, o governador também abordou a realidade de Cáceres, a 216 quilômetros da Capital.
 
‘Penso que no próximo mês já poderemos iniciar as obras da ZPE (Zona de Processamento de Exportação), que foi criada no governo Sarney’. A contrapartida do Estado será de R$ 12 milhões, disse ele. Depois de tanta espera, a ZPE de Cáceres é, atualmente, uma das mais adiantadas do país, segundo o diretor administrativo financeiro da Administradora da ZPE de Cáceres (AZPEC), Ilson Sanches.
 
No Brasil tem 27 ZPEs aprovadas, mas operante há só uma, no Ceará. A área de 239 hectares da ZPE de Cáceres está totalmente liberada, terraplanada, cercada e com energia elétrica instalada. O projeto executivo foi entregue para Sedec, disse Sanches. Serão instaladas edificações para abrigar a Receita Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e Azpec, além dos loteamentos para recepcionar as empresas, que atualmente somam 32 interessadas em se instalar no local, com o compromisso de exportar 80% da produção e destinar o restante (20%) para o mercado interno.
 
‘O governador decidiu pela implantação da ZPE de Cáceres e isso é muito bom para Mato Grosso’, avalia o diretor da Azpec. ‘Temos obrigatoriedade definida pelo Conselho Nacional das ZPEs de iniciar as obras no mais tardar em julho deste ano’. Para o governador Pedro Taques, é preciso que Mato Grosso atraia investimentos e supere os entraves ao desenvolvimento econômico.
 
‘Durante esses dias, conversamos com muitos industriais para voltarem para o Estado, para que possamos gerar emprego e renda’. O governo irá investir na divulgação de Mato Grosso, em evento fora do Brasil, como forma de despertar o interesse de potenciais investidores.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ELISEU GUILHERME VIDAL, em 27.04.2015 às 19:35

    O IMPORTANTE QUE ESSE GOVERNO FOI EMPOSSADO EM JANEIRO/2015 E NÃO ESTÁ EM CAMPANHA POLÍTICA SÓ FAZENDO PROMESSAS, TAL COMO OUTROS QUE SE ELEGERAM VÁRIAS VEZES ENGANANDO O POVO COM A ZPE. ESTOU ACREDITANDO NO PEDRO TAQUES, VAMOS QUE VAMOS CÁCERES PRECISA DE UM INCENTIVO PARA SUA POPULAÇÃO, SOFRIDA.

  • por ADEMILSON JOSÉ, em 27.04.2015 às 09:58

    FIZ PARTE DE UMA ESCOLA DE SAMBA CHAMADA UNIDOS DA COHAB NOVA, BAIRRO DO MUNICÍPIO DE CÁCERES A 20 ANOS ATRAS CUJO O ENREDO ERA O MARCO ZPE, SERÁ QUE AGORA VAI, OU VAI FICAR SÓ NO SAMBA DE 20 ANOS ATRAS.

  • por GLAUCIA MARIA, em 27.04.2015 às 09:49

    CONCORDO COM O COMENTÁRIO DO ARCI REZENDE, VAMOS ESPERAR A ZPE ESTAR EM FUNCIONAMENTO, PARA PODERMOS DAR OS PARABÉNS AOS POLÍTICOS QUE TIRARAM O PROJETO DA GAVETA, POIS O POVO DE CÁCERES ESTÁ DESAPARECENDO PARA OUTROS LUGARES POR FALTA DE OPORTUNIDADES DE EMPREGO EM NOSSA CIDADE, JÁ QUE O PROJETO ZPE SÓ APARECE DE QUATRO EM QUATRO ANOS TEMOS QUE ESPERAR SENTADOS, POIS MUITOS CÁCERENSE MORRERAM SONHANDO ESPERANDO A CHEGADA DO MARCO HISTÓRICO ZPE.

  • por Rubens, em 27.04.2015 às 07:08

    Estou em Cáceres, a 12 anos, e sempre acreditei na ZPE, concordo com vc OLHO VIVO, só esperamos que nossa população, principalmente a que tem direito de voto, não pense em políticos do passado, esqueçam eles para sempre, precisamos conscientizá-lo que prover novos políticos começam a surtir efeitos: Ex. Pedro Taques, Mauro Mauro Mendes, Francis Maris, Dr. Leonardo etc. estão renovando cidades e estados, vamos ajudá-los e não critica-los

  • por marcos almeida, em 27.04.2015 às 01:56

    GRaças à Deus as travas que atrasavam Cáceres, já estão fora de circulação. Ufa........

  • por Odeney Miguel de Arruda, em 26.04.2015 às 20:03

    Legal só acho que, tem de cobrar energia e transporte mais barato como incentivo e não isentar de vez conforme vem sendo divulgado pela imprensa.

  • por Ronaldo, em 26.04.2015 às 18:36

    Glória à deus.... Pra quem não tinha mais esperança tai a resposta. Deus seja louvado.

  • por Arci Rezende, em 26.04.2015 às 14:55

    Será????? há 20 anos vejo essas promessas, melhor não ficar alegre e esperar quietinho como se nada disseram, para não se frustar mais uma vez...

  • por OLHO VIVO, em 26.04.2015 às 13:35

    Porque será que outros governadores não tinham essa capacidade que este governo esta tendo com Cáceres penso as vezes que tudo isso era impedido pelo ex Deputado Federal Pedro Henry para que o município pudesse ficar atrelado a esses políticos fantoche que pena votei no Pedro muitas vezes, simbora governador parabéns

 
Sitevip Internet