Notícias / Saúde

20/04/2015 - 10:18 | Atualizado em 20/04/2015 - 10:21

​Hospital O Bom Samaritano vira alvo de disputa política

Por Expressão Notícias

Arquivo

Inauguração da obra de reforma em dezembro de 2013 (Crédito: Arquivo)

Inauguração da obra de reforma em dezembro de 2013

A preocupação com o destino que poderá tomar o Hospital O Bom Samaritano, em Cáceres, em razão do desentendimento entre o corpo clínico formado pelos médicos Francisco Cerávolo e Manoel Felix Alvares, com a diretoria, através do vereador Alvasir Alencar, leva um grupo de empresários e profissionais liberais à se mobilizar para formação de uma nova direção na instituição. Liderados por Francisco Anísio Torres, o Assis Cabeleireiro - colaborador do hospital há mais 30 anos -, o grupo pretende resgatar a credibilidade e confiança, junto a população, para por fim ao desentendimento que resultou na paralisação das atividades do hospital há mais de 30 dias.
 
Formado pelo ex-prefeito Aloísio de Barros, o ex-vice-prefeito José da Silva Araújo, os empresários Joaquim Castrillon, Maridalva Amaral Vignhard (Rádio Difusora), Mário Gracindo, Mauro Celso Pereira (Mundo dos Bordados), Manoel Garcia, Amauritônio Ribeiro (pai do deputado Leonardo), as professoras Elizabete Baptista e Maria Madalena Souza Pinto, assessor da Justiça do Trabalho, Césare Pastorello, os médicos Rafael Mendonça Vilela e Manoel Felix Alvares, o engenheiro Adilson Reis, o secretário de Saúde, Wilson Kishi e a bancária Marizete Guimarães o grupo estará lançando uma chapa para disputar a eleição para nova diretoria da instituição.
 
“A ideia é formar um grupo composto por pessoas de caráter ilibado para resgatar a confiança e a credibilidade do hospital, bastante desgastada, junto a população nos últimos tempos, devido a má gestão da atual diretoria, que resultou no desentendimento com corpo clínico hospitalar” explica Assis Cabeleireiro, lembrando que a gestão da atual diretoria presidida pelo vereador Alvasir Alencar, vence no dia 31 de maio. E, pelo estatuto, o atual presidente não pode mais candidatar-se por estar na presidência em três mandatos.
 
Especializado em tratamento de doenças tropicais – hanseníase, tuberculose, pênfigo, entre outras -, o Hospital O Bom Samaritano não recebe um único paciente, há mais de 30 dias, porque os médicos Francisco Cerávolo Neto e Felix Manoel Alvares, diretor técnico e diretor clínico respectivamente, se afastaram das funções, em protesto a atuação da diretoria. Alegam que a diretoria age “incessantemente” de forma “desrespeitosa”, “autoritária” e “arbitrária” com médicos e funcionários. Francisco Cerávolo e Felix Alvares afirma que só retornam  às atividades com a saída presidente Alencar da gerente Zeli Carvalho, que estão há três mandatos frente da instituição.
 
O hospital O Bom Samaritano, atende a população de toda região há mais de 43 anos. Ele foi fundado em 10 de dezembro de 1972. Apesar do afastamento, de acordo com os médicos, os pacientes não deixaram de ser atendido. “Estão sendo assistidos em nossas clínicas particulares” afirmam.  Fundador do hospital, o frei holandês Gumaru Sterk, diz que “lamento muito o que está acontecendo. Mas caso a situação permaneça sem solução, o fechamento do hospital será inevitável”.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jose Carlos C. Pouso, em 20.04.2015 às 22:35

    Sera que estão querendo fazer com o Hospital o Bom Samaritano, como fizeram com a Uniãode Social de Assitencial(USA}, pq aqui nesta comissão que esta querendo formar, tem pessoas, que para tirarem proveito foram mto tempo membro da diretoria da USA. E esta entidade ciriada por militares ficaram nas mão de calhordas, que para beneficio politico, tirararam militares que ali estavam, e tinham grande credebilidade de pessoas ilibadas da sociedade de cáceres. E nas mãos destes inergumenos a USA ficou entregue as baratas. Que assuma a Direção deste Hospital pessoas dignas da sociedade como seu fundador o frei Gumaru, e não a politicos que querem fazer seu nome, para angariar votos em eleições proximas.

  • por Ana Cristina, em 20.04.2015 às 13:49

    ola Dyana, pra saber se ta tudo correto, tem que trocar o povo que ta mamando igual leitão novo no Hospital, auditar e mostrar a realidade. Olha o Silval Barbosa dizia que tava tudo bem, olha o lixo que o Pedro Taques encontrou. Não vai ser diferente se auditar as contas do hospital, por isso, o povo que ta na diretoria tão brigando, pra esconder os erros.

  • por Dyana Silva, em 20.04.2015 às 12:54

    É impressionante... é bom mesmo que se faça auditoria Ana Cristina, para ver que as coisas andam certo por lá, inclusive qualquer pessoa pode ter acesso as contas. Acusar é tão fácil, quando se olha somente pelas noticias distorcidas. Zeli Carvalho é uma ótima gerente, honesta, e sempre lutou pelo hospital. Seu defeito é primar pelas coisas certas, e talvez por isso seja criticada.

  • por cacerensenato, em 20.04.2015 às 12:20

    IIIHHHH, sujou!!!! Políticos no Bom Samaritano? Sai fora frei Gumaru....

  • por Ana Cristina, em 20.04.2015 às 11:38

    tem q fazer uma auditoria nas contas desse hospital, levantar tudo que foi repassado em dinheiro nos ultimos 3 anos. Saber onde foi aplicado todo o dinheiro.

  • por paciente, em 20.04.2015 às 10:59

    Tirando o Frei Gumaru Sterk, nenhum deles estão realmente preocupados com a população, com todos esses políticos, o Bom Samaritano virou simbolo de voto fácil. Na eleição anterior era isso que os políticos faziam , como já está chegando a próxima já estão preparando a nova maneira de enganar a população utilizando o nome do Bom Samaritano para cuidar de interesses próprios.

  • por Juarez Souza, em 20.04.2015 às 10:57

    Esta Zeli sempre deu problema aonde passa. No Iate Clube parecia que era a proprietária de lá. Metida e autoritária

 
Sitevip Internet