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18/04/2015 - 11:21 | Atualizado em 18/04/2015 - 11:23

Secretário anuncia suspensão da emissão do IPTU pela internet para melhoria no serviço

Por Jornal Oeste/Assessoria

Ronivon Barros

 (Crédito: Ronivon Barros)
O sistema via internet da prefeitura de Cáceres para emissão do IPTU não suportou a demanda de acessos e travou na última quinta-feira, 16.
 
O problema levou a Secretaria de Fazenda a determinar a reformulação do sistema que deverá estar à disposição dos contribuintes na segunda-feira, 20.
 
A pane acabou gerando especulações sobre uma eventual ação da justiça suspendendo a cobrança do imposto.
 
O secretário Júnior Cesar Dias Trindade, disse que isso não passa de boatos e que a cobrança está sendo feita normalmente.
 
Em relação às queixas quanto aos novos valores do imposto, e de uma possível intervenção da justiça, ele disse que está tranquilo, pois não houve aumento de impostos, apenas atualização das alíquotas com base no Código Tributário do Município.
 
O IPTU 2015 foi lançado na última terça-feira, 14.
 
Os 26 mil contribuintes cacerenses receberão nos próximos dias o seu carnê. O exemplo do ano anterior, o Imposto Predial e Territorial Urbano poderá ser pago com cota única ou dividido em até oito vezes.
 
Para quem optar pagar em apenas uma vez, até o dia 05 de maio, data do primeiro vencimento, o munícipe terá desconto de 30%. A segunda oportunidade dada aos contribuintes terá um desconto de 20% e a data do vencimento é dia 05 de junho.
 
O prefeito Francis Maris Cruz, explica que o IPTU 2015, tem novos valores por conta do atendimento de dispositivos do Código Tributário do Município que não foram cumpridos, anteriormente. Ele observa a importância do pagamento deste imposto, fundamental para que a prefeitura possa realizar as ações necessárias para a estrutura física da cidade e da qualidade de vida da população.
 
Francis revela que se os 26 mil contribuintes pagarem seus IPTUs, a prefeitura arrecada R$ 10 milhões. “É uma quantia significativa que podemos realizar muitas obras sociais, as pessoas devem ter a consciência que o pagamento deste imposto vai ser revertido para benefícios comunitários, e que o não pagamento inviabiliza a prefeitura”, destaca o prefeito. Ele ainda ressalta que no ano passado, mesmo oferecendo R$ 100 mil em prêmios, inclusive um carro, a prefeitura só recebeu cerca de 30% do imposto, algo em torno de R$ 2 milhões.

‘Historicamente temos um alto número de inadimplentes no pagamento do IPTU. As pessoas pagam Imposto de Renda, IPVA e tantas outras contribuições e se esquecem da fonte de renda primária do município”, desabafa Francis Maris.
 
O secretário de Fazenda Júnior César Trindade, avisa que os carnês serão distribuídos pelo Correio e que o imposto também pode ser impresso pelo site da prefeitura, www.caceres.mt.gov.br
 
Outro alerta dado por Júnior, diz respeito aos contribuintes que tiveram seus nomes inscritos na Dívida Ativa do Município.
 
‘Nesses casos, o melhor a fazer para evitar complicações é buscar o parcelamento dos débitos junto à prefeitura.  Esta providência evita que o contribuinte tenha seu nome inscrito no SPC e Serasa ou que seja levado para protesto, sendo mais trabalhosa a regularização da situação’, ratificou o secretário.
 
Assista abaixo uma entrevista com o secretário Júnior César Dias Trindade sobre o novo IPTU:

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