Notícias / Polícia

17/04/2015 - 12:31 | Atualizado em 17/04/2015 - 12:41

Homicídios voltam a crescer em San Matias Bolívia fronteira com Cáceres

Por Jornal Oeste

João Arruda

 (Crédito: João Arruda)
O brasileiro Luiz Marcos da Silva,53 anos, está desaparecido há cerca de 10 dias. Ele teria viajado até a cidade boliviana de San Mathias, depois disso a família perdeu o contato com mesmo.

Apenas informes dão conta que o carro de propriedade do brasileiro foi localizado pela Policia Boliviana apresentando manchas de sangue e com vários casquilhos de chumbo nas portas e nos vidros.


Em contato com a família a reportagem recebeu a informação de que estão sem noticia dele, e o que sabem são apenas boatos, nada oficial teria sido comunicado aos familiares de Luiz Marcos da Silva.

Um outro brasileiro que prefere não ter seu nome publicado, revelou que esses informes procedem, mas que não há pistas de Luiz Marcos, e que realmente o automóvel conduzido por ele teria sido encontrado em local ermo afastado do setor urbano de San Mathias, e que apresenta diversas perfurações provocadas por balas.

Já algum tempo, Luiz Marcos vinha tentando implantar uma empresa para produção de carvão no município boliviano. Porém revelou estaria seguindo os tramites burocráticos da Bolivia para se estabelecer em San Mathias.

BANHO DE SANGUE
 
Não há qualquer correlação do sumiço de Luiz Marcos da Silva com uma sequencia de assassinatos brutais registrados recentemente em San Mathias, que estariam ocorrendo com sol a pino naquele povoado da fronteira com Cáceres (MT).

No domingo de pascoa, por exemplo, a figura de “Chôco Pilay” ligado aos irmãos Velarde, 'foi cozido a estanho' em plena luz do dia.

Tres dias após a execução de Pilay, também no período do dia um boliviano filho de brasileira que atendia pelo apelido de “Titi” sofreu uma violenta tocaia teve o corpo todo crivado de balas (foto).

Segundo a Policia local, armas de grosso calibre foram empregadas na emboscada.


Titi, era tido como eventual suspeito de ter assinado o boliviano “Chôco Pilay”.

Populares ouvidos pela reportagem dizem que a situação é tensa naquela cidade, e que essas mortes sejam decorrentes de rixas entre facções rivais que atuam no submundo do trafico de drogas, e que a Policia tem efetivo acanhado para fazer frente aos grupos.

Além disso, o comercio de armas é de fácil acesso a qualquer cidadão, não há exigências para compras de armas e munições até mesmo em feiras livres de San Mathias.

 
Em março de 2009, o Jornal Cacerense recebeu a denuncia que a seguir será republicada sobre a carnificina a seis brasileiros. A época ao ser informado da situação, os sobreviventes foram orientados a relatar o fato a Policia Federal de Cáceres , o que foi feito.
 
Chacina

Governo da Bolívia entrega corpos de brasileiros mortos em San Mathias

Nove meses após a descoberta de seis corpos de brasileiros executados na cidade de San Mathias finalmente as autoridades bolivianas decidiram pela entrega dos restos mortais das vitimas de uma das maiores chacinas oficialmente reconhecida na fronteira  brasileira, entre as cidades de Cáceres em Mato Grosso e a Bolívia. A entrega dos cadáveres está prevista para esta terça-feira, dia 10.

O fato veio a publico ainda no inicio de março deste ano, quando dois dos três sobreviventes da carnificina, procuraram a redação do "Jornal Cacerense", em Cáceres para relatar o ocorrido.

Lá foram orientados a formalizarem a denuncia na sede da Policia Federal do município.


Daí se seguiram as buscas até que duas testemunhas de nacionalidades bolivianas, apontaram o local exato e os eventuais motivos da execução dos brasileiros em San Mathias.

Os corpos sendo de cinco homens e uma mulher estava numa vala aberta com escavadeira, numa área anexa a uma propriedade de um pecuarista brasileiro.


Dois homens apontados como executores – Luiz Fernando de Arruda Nunes, o Luizinho, e outro de apelido Colombiano, estão desaparecidos, suspeita-se que Luizinho tenha sido executado após ter vazado nos meios policiais que ele seria um dos mais temidos pistoleiros da fronteira.

A família dele recusou a comparecer a Policia Técnica para reconhecer entre cadáveres localizados pela Policia Civil, num canavial em Mirassol do Oeste, também na região de fronteira.


Desde a localização dos corpos dos brasileiros até  os dias atuais ocorreram inúmeros contra-tempos, os agentes federais de Cáceres chegaram a ser escorraçados por membros do Exército Boliviano, que alegaram violação de soberania quando peritos brasileiros executavam a identificação durante a exumação dos corpos.

Para a manhã desta terça, parte do efetivo da Policia Federal ficará baseada no Destacamento Militar de Corixa, que pertence ao 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres, situado na linha de divisa de Mato Grosso com a Província Angel Sandoval (Estado da Florida), enquanto somente os peritos da PF ingressarão no território boliviano.

Ainda nesta manhã desembarca no aeroporto de San Mathias, o adido da Policia Federal do Brasil em La Paz juntamente com autoridades diplomáticas da Bolívia para formalizarem a entrega dos corpos, que já reivindicada pela PF desde março passado.


A Policia Federal em Mato Grosso exige a extradição de narcotraficantes brasileiros acusados de diversos crimes no Brasil e que estariam refugiados na área de fronteira atuando em diversas frentes criminosas como trafico, contrabando, mortes por encomendas e roubos de gados em larga escala.

A PF evitou comentar, mas já se tem os nomes dos mandantes da chacina, assim como dos executores, Luizinho teria deixado uma carta com uma tia, delatando seus patrões e os barões da cocaína na fronteira.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet