Notícias / Direto da Fonte

13/04/2015 - 07:50 | Atualizado em 15/04/2015 - 09:49

Ordem

Por Da Redação

O vereador Marcinho Lacerda (PMDB), presidente da Câmara de Cáceres, precisa se impor e promover de forma correta a votação do projeto de Lei que transforma a SAEC em Autarquia. Na sessão passada, ficou acordado pela maioria que a matéria deverá ser colocada em votação em dois turnos, nas sessões dos dias 20 e 27. Antes os parlamentares vão ouvir em a audiência no dia 15, os presidentes de bairros e a diretoria da União Cacerense de Moradores (UCAM). Em minha opinião, a falta de uma postura mais firme de Marcinho é que tem dado margem para duvidas e pressões externas que enfraquecem o papel do vereador.
 
Eu
 
Após ver que finalmente o projeto deve ser colocado em votação, posso em fim emitir minha opinião sobre a questão. Ainda não estou convencido de que a Autarquia será o modelo ideal para a gestão do serviço de água e esgoto da cidade. Por enquanto, tenho visto que a proposta colocada como condição para captação de recursos públicos vai aumentar de imediato às despesas da SAEC por conta da criação de uma nova estrutura administrativa e da Agência Reguladora (AR). Aliás, é neste ponto que sempre residiu à preocupação dos vereadores de oposição liderados por Edmilson Campos (PR) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM). Desconfiados de que a medida na verdade seria apenas uma forma de acomodar aliados políticos com altos salários e que este custo possa resultar em aumento na tarifa de água, é que a oposição manobrou e conseguiu que futuros reajustes passem pela Câmara e não sejam feitos pelo prefeito, por Decreto, como estava previsto no projeto original. Mas, apesar desta conquista, a oposição ainda teme que a atual gestão, na ânsia de captar recursos externos, acabe endividando e inviabilizando a SAEC da mesma forma como ocorreu com a Sanemat. Como neste momento não há alternativas, resta aguardar e torcer para que o prefeito Francis e seus apoiadores estejam certos.
 
Destino
Por falar em Cáceres, esta semana veio a publico o incremento de R$ 2,4 milhões no caixa do município com a venda das contas dos servidores à Caixa Econômica Federal (CEF) e com o primeiro repasse do FETHAB determinado pela Lei Riva que o governo do Estado só está pagando por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em declarações recentes, o prefeito Francis Maris (PMDB) disse que iria comprar caminhões e máquinas com o dinheiro do FETHAB e esta semana no grupo do Jornal Oeste no aplicativo whatsapp revelou que os recursos da Caixa serão aplicados em beneficio dos servidores.
 
Gritaria
 
Na semana passada fui a Secretaria de Finanças para buscar o boleto do IPTU deste ano e confirmei o que vinha ouvindo há dias. Com as atualizações feitas com base no arcaico Código Tributário do Município, meu imposto e dos mais de 26 mil contribuintes tiveram um reajuste de mais de 100%. Preciso ser honesto e confessar que apesar do aumento, o valor ainda está muito abaixo do que deveria pagar com base no valor real da minha casa. Como a maioria não pensa e age como eu, temo que os novos valores reduzam ainda mais o número de contribuintes que pagam o imposto regularmente. Ao que tudo indica, a tendência é subir ainda mais a partir do ano que vem quando a prefeitura atualizar o cadastro imobiliário e os valores venais dos imóveis.
 
Nem ai!
 
Sempre que questiono o prefeito Francis Maris (PMDB), que medidas como estas vão lhe impedir de buscar a reeleição, ele me responde que não é político e que está trabalhando para organizar as finanças que vão bancar as melhorias na cidade. Ele diz que não tá nem ai para reeleição, eu duvido.
 
História
 
Vira e mexe vejo ‘um pau rodado’ e até um cacerense desinformado falando em ZPE, Porto de Cáceres e saída para o Pacifico como se fosse algo novo, pensado pelos gestores atuais. Para quem não sabe, há 50 anos, políticos e intelectuais, preocupados com o futuro da cidade já se reuniam para discutir o que era preciso para que ela desenvolvesse. Preocupados com a inevitável onda de emancipações e a perda da força econômica, que fez a cidade ser a segunda economia do Estado, Airton dos Reis, Pedro Paulo Pinto de Arruda, Natalino Ferreira Mendes, Ernani Martins, Antônio Fontes, Márcio Lacerda e uma dezena lideranças dos mais variados setores da cidade, concluíram que para ter um futuro prospero, Cáceres deveria usar seu maior patrimônio o rio Paraguai e sua posição geográfica. Como na fundação, o rio levando e trazendo mercadorias iria promover a integração comercial com os vizinhos da América do Sul até o pacifico e para isso iria precisar de um porto e de um recinto alfandegado, que nada mais é do que a ZPE. Já naquela época, estas mesmas lideranças concluíram que uma universidade seria um instrumento fundamental para transformar a cidade em um polo de educação. Outra importante conquista que deve ser creditada as lideranças do passado, é a construção do Hospital Regional, que foi pensado na mesma linha da Unemat, para ser uma referência regional. No caso do Hospital, o Estado fez justiça a um desses grandes cacerenses do passado, ao dar o nome à unidade do médico Antônio Fontes, morto em 30 de outubro de 2000. Doente, ele deixou a prefeitura em março de 1996, no último ano de seu segundo mandato de prefeito.
 
Pré-campanha
 
A pré-campanha para prefeito, vice e vereadores em Cáceres está a todo vapor. Esta semana, para politizar o seu governo o prefeito Francis Maris (PMDB), oficializou a ida do secretário de Saúde Wilson Kishi (PDT) para a Secretaria de Governo e a volta do Secretário de Esportes, Rubens Macedo (PR) para Câmara para coordenar a base governista. Com a ida de Rubens para a Câmara, o titular, vereador Manoel Leiteiro (PSDB), assumiu Secretaria de Agricultura e ainda emplacou a presidente do seu partido Arinéia Graciela, na coordenação da Secretaria de Esportes, que será comandada pelo professor Jair Cestari que se aposentou no IFMT. Esta engenharia, além de fortalecer politicamente a gestão, potencializou a reeleição de Manoel Leiteiro e Rubens Macedo e fortalece o projeto de Kishi de ser candidato à vice de Francis no projeto de reeleição.
 
Taquicardia
 
Dentro da articulação, o vereador Manoel Leiteiro (PSDB), mostrou que de matuto só tem o jeito de ser. Além de causar inveja há alguns colegas de Câmara, a sua ação política deixou seus adversários no Caramujo, entre eles, meu amigo Zé Antônio e o desocupado Luiz da Guia, morrendo de ciúmes. Quem ouviu o programa Penca de Banana comandado por Marcelão Cardoso na Radio Jornal AM na semana passada percebeu o tamanho do estrago provocado pelo Leiteiro.
 
Eu sabia
 
Com a saída de Kishi da Secretaria de Saúde, o cargo será ocupado pelo secretário geral do Observatório Social, Roger Pereira, que coincidentemente é filho do presidente Expedito Pereira. Para muitos pode ser uma surpresa, mas eu nunca tive duvidas do verdadeiro objetivo do Observatório. Só lamento que pessoas pelas quais tenho o maior respeito, estejam envolvidas nisso. Será que Expedito e os dubles de promotores públicos agora vão repudiar a ida de Roger para a prefeitura como fizeram com o ex-presidente da entidade, Olivaldo Gonçalves, quando deixou a organização para ir para Câmara ?. O interessante dessa manobra é que eles usaram a prefeitura, OAB, Câmara, MPE e a Justiça para conquistar uma boquinha no ‘corrupto serviço público’!
 
Extemporânea
 
Depois de uma turma fazer antecipadamente campanha de prefeito no watssap para o medico Sérgio Arruda (PDT), agora é a vez de Marcelão da Radio Jornal AM voltar a entrar na onda da campanha extemporânea. Devidamente ajeitado com os seus meninos em peitos ‘transgênicos na Assembleia’, agora em agradecimento aos sacolões que recebeu dos pais do deputado doutor Leonardo (PDT) durante as vacas magras, ele vem fazendo diariamente campanha para prefeito para o irmão de Leonardo, chamado ‘Cosérgio’. Chega o pau Marcelão, pois aqui não tem lei mesmo!
 
2016
 
Em ritmo de eleição municipal de 2016, na semana passada o grupo ligado a UCAM que está atualmente no PRTB praticamente fechou a ida para o PPS de Geraldo Leão. Na nova legenda, pelo que ouvi de alguns membros da sigla, não são bem vindos o ex-vereador cabo Nilson, o suplente Odeny Neri e o vereador Cabo Pinheiro por não terem cumprido acordo de rodizio com os suplentes nas duas ultimas eleições.
 
PSB
 
Contando com a presença do ex-prefeito Túlio Fontes, o PSB fez na semana passada da casa do empresário José Carlos Job uma movimentada reunião que contou com a presença de vários filiados. Além do presidente da executiva, vereador Tarcísio Paulino, o presidente do Sindicato das Indústria de Alimentação, Moacyr Barbosa, a advogada Ane Viegas e o despachante Toninho Maia, colocaram os nomes a disposição para o pleito do ano que vem.
 
Ironia
  
Cada vez mais acredito no destino. O que faz aumentar a minha crença são situações como a que está vivendo o atual governador do Estado. Pedro Taques (PDT), enquanto Procurador da Republica patrocinou a ação que impediu há vinte anos a construção do Porto de Morrinhos. Agora, como governador, ele precisa fazer o Porto para quitar o patrocínio dos produtores de soja.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cacerensse, em 30.04.2015 às 19:32

    Penso que os cacerensses devem agir sim, o "Observatório Social" ainda é um grupo para discutir e cobrar o que é de direito dos cidadãos, mas sempre questionei sobre o fato de nunca irem reclamar dos órgãos federais e estaduais (?)... acho que falta mais gente interessado no futuro de Cáceres-MT para progredirmos e não perder o que já conquistamos... As mudanças vieram ou virão, para melhorar para todos, pena que os partidos políticos ainda querem ser a "mãe" ou "pai" daquela idéia ou ação que lhe renda votos e aí não sai nem pra eles e nem para os nós=cidadãos que contribuímos severamente com os nossos impostos!!! Se continuarmos discutindo assim para assegurar um "emprego qualquer" em algum "lugar qualquer público" não haverá reforma política verdadeira a que merecemos... Pode vir reeileição ou novatos para nos representar que os servidores públicos continuarão insatisfeitos, os cidadãos sendo maus recebidos nas instituições públicas, nas ruas da cidade e sem SAMU para socorrer quem se acidenta nas ruas perigosas de Cáceres-MT e até morrendo nelas infelizmente!

  • por revoltado, em 17.04.2015 às 15:54

    Não..isso já ta virando palhaçada com a saúde. o que esse menino Roger entende de atenção básica em saúde e o que sabe de saúde publica..absurdo.Se vcs querem brincar, que procurem outra secretaria pois a saúde não merece isso não. Como diz..Cáceres sofre a muito tempo e o povo mais ainda...

  • por Antenor Ribeiro, em 15.04.2015 às 09:24

    Jornalista Gonzaga, apenas uma retificação em seu comentário, referente ao tópico História: o Prefeito Antonio Fontes, após grave problema de saúde, deixou o governo municipal, em março de 1996, no último ano do seu segundo e derradeiro mandato de Prefeito.

  • por Flor Caribenha, em 14.04.2015 às 10:04

    Por falar em OBSERVATÓRIO SOCIAL, gostaria de saber qual atitude essa importante instituição irá tomar com relação a um dos seus membros que responde PROCESSO DISCIPLINAR ADMINISTRATIVO por não comparecer ao seu trabalho. O pau que bate em Chiquo serve prá bater em Francisco?

  • por dauri, em 14.04.2015 às 09:18

    Agora na Câmara, graças a Deus, eu já sabia, estava escrito nas estrelas. Esse Marcinho Mauricinho Lacerda, cai em queda livre. Só faz caca. Caiu no colo a presidencia da câmara. Primeiro aborto desse camarada foi votar contra o aumento dos servidores, 2 mil famílias contra ele. O problema Saec, concurso, nomeações. demissões, o abraço abraço vai acabar abraçando tamanduá, agora quando, não ganha nem pra coroinha vôote

  • por dauri, em 14.04.2015 às 09:11

    Uma vergonha. Cabresto em vereadores, cabresto em empresários. Agora cabresto em empreiteiros emprefeiteiros, nós cacerenses estamos ferrados mesmos. Cacerenses vamos abrir o olho. Cáceres não é mais dos cacerenses. Volta Túlio. Volta Túlio por favor

  • por Ricardo, em 13.04.2015 às 19:57

    Pra mim esses acordos são imorais e esse tipo de política só favorece a corrupção no país. Uma vergonha esse troca troca. Não ajuda em nada. Não podemos mais aceitar essas negociátas.

  • por dg, em 13.04.2015 às 18:23

    O pouco de prestigio que esse tal "Observatório" tinha aqui na cidade acabou de ir por água abaixo. Temo que com essa ia do Sr Roger, o próximo será o Sr Expedito que se não me falhe a memoria já foi convidado por diversas vezes nessa atual administração e em outras passadas. Vou com o Gonzaga, já era de se esperar... mais tomara agora que não falte ao menos dipirona pra aguentar essas dores de cabeça!!!

  • por Cesar, em 13.04.2015 às 16:10

    Esse observatorio composto por pessoas que pretendem ocupar cargos está cada dia mais se mostrando a que veio. Qual experiencia desse rapaz alem de frequentar baladas? É piada uma atitude dessa de um prefeito que prometeu tanto e ate agora nao conseguiu nem fazer compras mesmo tendo dinheiro em conta! Ah grupo ruim de tudo, uns vereadorzinhos mantido no cabresto a troco de nada. Esse tal empresário deveria saber que um curriculum analisado, uma entrevista bem feita, um analise de perfil profissional é importante para preenchimento de uma vaga, e qual a profissao desse moço alem de observador, piada, piada e piada!

  • por José Bezerra Curisco, em 13.04.2015 às 15:21

    Concordo com o AMIGO, ao fazer o lembrete sobre a destinação do dinheiro do FETHAB. em melhororar as vias urbanas e não ser desviados para outros setores. Portanto, Abram os olhos!. Grande abraço.

Mais comentários
 
Sitevip Internet