Notícias / Saúde

11/04/2015 - 06:23

Araputanga e Rio Branco lideram ranking de infestação do mosquito da Dengue

Por Lorrana Carvalho/Assessoria/SES-MT

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Mato Grosso registrou 4.559 casos notificados de Dengue até a primeira semana do mês de abril. Em comparação com o ano de 2014, quando 5.357 casos foram notificados, houve uma redução de 14,88%. Sinop e Cuiabá são os municípios que apresentaram os maiores números de notificações, com 1.018 e 432 casos, respectivamente. 

Segundo dados do boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mato Grosso já contabiliza quarenta cidades em alerta e quatorze em estado de risco. Os municípios de Araputanga, Rio Branco e Santa Carmem apresentaram os maiores índices de infestação, acima de 3,9%. 

Em relação à ocorrência de óbitos relacionados à doença, sete casos foram informados, tendo uma confirmação no município de Sapezal. As outras seis mortes continuam em investigação e aguardam resultado. 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarão apesar de o número de casos ser menor este ano em relação a 2014, o alerta deve ser mantido e os cuidados redobrados. “Ainda estamos no período de maior transmissão da doença, quando ocorrem as chuvas, por isso a necessidade de reforçar junto à população o trabalho de orientação e prevenção, para que os criadouros sejam eliminados não deixando o mosquito se proliferar”, alertou. 

Combater os criadouros dos mosquitos requer ações simples e práticas, como evitar água parada em qualquer tipo de recipiente. Além disso, é preciso manter os quintais e terenos sempre limpos e as caixas d’águas devidamente fechadas. As ações também evitam outra doença ainda mais agressiva, a Febre Chikungunya, transmitida, também por mosquitos do gênero Aedes, Ae. aegypti e Ae. Albopictus. Recomenda‐se que o paciente ao apresentar sinais e sintomas da doença, deve procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet