Notícias / Politica

01/04/2015 - 09:55

Fávaro diz que novo Porto de Cáceres será construído pela iniciativa privada

Por Durcy Arévalo

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O vice-governador Carlos Fávaro garantiu que o Governo do Estado será parceiro na expansão da integração lavoura-pecuária com desenvolvimento baseado na sustentabilidade na região Sudoeste de Mato Grosso. A afirmação foi feita nesta terça-feira (31.03) durante o 2° Encontro Técnico da Soja e Milho da Região Sudoeste, em Cáceres (a 234 quilômetros de Cuiabá).

No evento voltado à exposição do potencial da região, que tem a pecuária como principal atividade econômica, Fávaro destacou que o Governo do Estado trabalha para desenvolver a integração da lavoura-pecuária, tendo em vista os benefícios que a prática gera ao produtor e à comunidade. "A região Sudoeste que ficou muitos anos abandonada em Mato Grosso. Tem agora no Governo do Estado um grande parceiro para seu desenvolvimento", disse o vice-governador.

Fávaro avalia que, ao incentivar a produção com o método lavoura-pecuária, o governo deve ajudar a fomentar o turismo e fazer a verticalização da produção. "O potencial de transformação dessa região é enorme. Apostamos na integração lavoura-pecuária com sustentabilidade, preservando o nosso pantanal, mas trazendo incremento do desenvolvimento econômico, isso é fundamental e merece ser apresentado à sociedade", destacou.

Segundo Fávaro, o governador Pedro Taques determinou que os secretários de Estado participem e contribuam para que ocorra esse desenvolvimento objetivado. Afirmou que uma dessas contribuições é na elaboração do projeto e construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que deve ser integrada com o Porto de Santo Antônio das Lendas. 


Para o vice-governador, a integração da ZPE com o porto deve dar viabilidade econômica, e, com isso, atrair a iniciativa privada para fazer essas obras. De acordo com ele, a fase agora é de buscar capital privado para construção do terminal de Santo Antônio das Lendas. E, no que depender do Governo do Estado para fazer o licenciamento ambiental, as coisas vão sair do papel.

Ações

Carlos Fávaro frisou que o Governo do Estado fará sua parte para impulsionar o desenvolvimento da região. Por hora, acontecerá a retomada imediata, agora a partir de abril, das obras de recuperação das MTs 170 e 175. Caso sejam concretizadas, o governo irá quebrar o contrato com as ganhadoras e chamará a empresa que ficou em segundo lugar na licitação, informou o vice-governador. "Também será feita a retomada das obras da MT-343 de Barra do Bugres a Porto Estrela. Essas são algumas determinações do governo que darão sinalizações concretas para que a iniciativa privada façam investimentos na região", pontuou Fávaro.

Outra ação do governo para contribuir com o desenvolvimento da região é a dedicação das secretarias de Cidades e Desenvolvimento Econômico junto aos entraves jurídicos da ZPE para que ela se torne uma realidade. "As obras do ZPE já estão em fase final de estudos e de viabilidade de recursos, precisa-se aproximadamente de R$ 20 milhões, e já está na secretaria de Cidades interagindo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para que o recurso possa ser alocado e as obras saiam do papel", finalizou.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jocézio BRITO de Souza, em 01.04.2015 às 15:52

    Parabenizo o atual governo estadual pelo olhar acurado sobre Cáceres. Más lembro que a região tem outros projetos, que inclusive são interativos e interdependentes com os de Cáceres, e por isso mesmo, deveriam ser implantados concomitantemente. Não podemos incorrer no risco de concentrar todas as iniciativas em um único lugar, criando uma "ilha" de prosperidade, circundada por um oceano de estagnação, promovendo o "inchaço" de uma e o "esvaziamento" de outras, e desta forma, destruir a qualidade de ambas!

 
Sitevip Internet