Notícias / Direto da Fonte

30/03/2015 - 13:27

Habilidade

Por Da Redação

A resistência da oposição na Câmara de Vereadores de Cáceres em aprovar projetos do Executivo está ligada a vários fatores, entre eles, a falta de habilidade política e a soberba do prefeito Francis Maris (PMDB), a ausência de autonomia do seu líder, vereador Edmilson Tavares (PMDB) e a postura de alguns dos seus assessores diretos. Vou citar como exemplo o impasse sobre a Lei que propõe transformar a SAEC e Autarquia que tramita desde outubro do ano passado. Se os governistas pensassem e agissem como políticos de fato, já teriam cedido na questão tarifária e a Lei já estaria aprovada há tempos.
 
Talvez
 
Esta situação pode melhorar um pouco com a possível ida do secretário e Esporte, Lazer e Cultura, Rubens Macedo para a Câmara em lugar do vereador Manoel Leiteiro (PSDB), que assumiria a Secretaria de Agricultura. O prefeito Francis Maris (PMDB), ainda não confirmou a mudança, mas Leiteiro já dá como certa a sua ida para o primeiro escalão. A coluna apurou que as articulações ainda preveem a ida do braço direito do vereador, a presidente da executiva do PSDB, Arinéia Graciela para a coordenação da Secretaria de Esporte. Com relação às mudanças, a coluna apurou que o secretário de Agricultura, Manézinho da Soteco, que estaria cotado para ser remanejado para o Esporte em lugar de Rubens Macedo, pode perder o lugar para o professor Jair Cestari do IFMT.
 
Japa
 
Dentro da gestão, os poucos que pensam política deixaram escapar que o projeto de reeleição deve levar o secretário de Saúde, Wilson Kishi (PDT) para a Secretaria de Governo, no lugar da esforçada Deise Dier. O japonês já não esconde de ninguém que quer ser o companheiro de chapa de Francis no ano que vem no lugar de Eliene Liberato Dias (PSDB).
 
2016
Por falar na eleição do ano que vem, o governador Pedro Taques (PDT), conforme os grandes jornais do Estado, está com um pé no PSB do ex-prefeito Túlio Fontes. Ele e a ex-senadora petista Marta Suplicy estão sendo sondados para serem candidatos a vice de Aécio Neves (PSDB) na eleição presidencial de 2018.
 
Certo
 
A mudança de Pedro Taques vai provocar o esvaziamento do PDT e automaticamente o fortalecimento do PSB inclusive em Cáceres que poderá receber o deputado doutor Leonardo e seus seguidores. A movimentação política do governador deve unir os três mais votados na ultima eleição na cidade: Túlio Fontes (PSB0), Doutor Leonardo (PDT) e o professor Adriano Silva (PP).
 
Oposição
 
Preocupados com um eventual rolo compressor de cima para baixo, oposicionistas convictos como os vereadores Edmilson Campos (PR) e Félix Álvares (SOL) já estão participando das discussões para formação de um bloco para enfrentar Francis e seu grupo ano que. Na semana passada a primeira reunião do bloco contou com integrantes do PSB, PP, SOL e do PR. A noticia se espalhou e o próximo encontro deve atrair mais partidos. Segundo o vereador Tarcísio Paulino (PSB), logo que o grupo estiver estruturado, será criada uma comissão para elaboração de um projeto político conjunto sem a discussão de nomes e pré-candidaturas.
 
Quebra
 
Eu suspeitava, mas ultimamente analisando as declarações do governador Pedro Taques (PDT) e do secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, me deu arrepios. Se o Estado perder o FETHAB e o ICMS da Energia, o que não é difícil, não pagará mais a folha de pagamento em dia. Para que isso não aconteça, sugiro a todos, porque o problema gera efeito cascata, arrumarem uma foto e passarem a acender diariamente uma vela para o falecido governador Dante de Oliveira, que não conseguiu se eleger Senador por ter criado o FETHAB e elevado o ICMS da Energia para 25%.
 
Bagre
 
No evento realizado na semana passada em Cáceres para discutir a implantação da ZPE em que o deputado doutor Leonardo (PDT) apareceu sem seu emblemático assessor Célio Silva, constatei uma suspeita. O secretário de Desenvolvimento, Sereni Paludo é um tremendo ‘bagre ensaboado’. Sem projeto e sem saber de onde tirar o dinheiro para concretizar o projeto, ele ainda quis ‘empinar a charrete’, quando o questionei sobre a descrença na classe política e no governo atual que não está conseguindo repassar R$ 4 milhões por mês aos hospitais da cidade.
 
Fidare
 
Esta semana faz um ano que a Operação Fidare prendeu 47 pessoas por suposto desvio de recurso da saúde em Cáceres. Até hoje, graças à morosidade da Justiça brasileira, o inquérito sequer foi fechado e virou ação penal. A coisa tende a demorar muito mais, porque recentemente o processo passou para as mãos do Tribunal Regional Federal porque por ter foro privilegiado, o denunciante do esquema, o prefeito Francis Maris (PMDB), passou a ser réu junto com a ex-Controladora, Karine Mazeti, que teria feito o dossiê que deu origem a Fidare. Os dois são acusados de prevaricação. Ao que tudo indica, quando houver o julgamento e uma possível condenação, a maioria dos envolvidos, entre eles trinta servidores do município, no máximo vão ser punidos por conduta indevida, já que a maioria se envolveu involuntariamente em um pratica histórica e que é comum em órgãos públicos, que é comprar fiado. Aliás, está pratica, pelo menos em Cáceres, há anos era a única forma de não deixar faltar medicamentos e insumos nas unidades saúde, inclusive as odontológicas. A pratica está tão arraigada, que há dois anos e quatro meses, a desastrosa gestão do prefeito Francis Maris (PMDB), não consegue fazer uma licitação para a compra de medicamentos mesmo tendo em caixa quase vinte milhões de reais. Nada contra cumprir a Lei, mas o ato equivocado do prefeito, machucou e deixou marcas irreparáveis na vida da maioria dos servidores e dos envolvidos. Alguns deles, desenvolveram doenças como síndrome do pânico, fobia e depressão, pois nunca havia colocado um pé uma delegacia por retidão de caráter. As doenças podem até ser curadas, mas a humilhação perante a família, os vizinhos e os colegas de trabalho, essa vai permanecer para o resto da vida.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Quero o meu voto de volta, em 08.04.2015 às 13:13

    Como já disse num comentário anterior, volto a dizer o sinônimo de engodo: enganar, ludibriar, pregar algo que não acredita. E esse Dr. Leonardo é o maior engodo eleitoral que já apareceu em Cáceres, pois o mesmo diz e prega coisas que ele mesmo não acredita e muito menos pratica como honradez, lealdade, sinceridade e caráter, pois as suas atitudes junto com as companhias com as quais ele se aliou demonstra que o mesmo é um político do mesmo naipe de Celinho Silva, Marcelo Cardoso Ferreirao. Sendo que essas pessoas que fazem parte do seu grupo político representam o que há de pior na política. Me sinto lesado e enganado por vc Dr. Leonardo, quero o meu voto de volta. Sei que não que como voltar atrás, por isso comclamo a todos os cacerenses que amam nossa Cáceres, que como eu de boa fé votaram nesse dicipulo de PH e que foram enganados por ele, a darmos a nossa reposta em em 2018 não votando mais nesse cara

  • por cacerense, em 31.03.2015 às 17:57

    a camara devia serassumida 2 meses pelos eleitores,pq o povinho que tem boca mas nao tem cultura! vao estudar rapaziada

  • por JOÃO DO JUNCO, em 31.03.2015 às 09:01

    TODOS DEVIRIAM TÁ JUNTO E MISTURADO, DO TIPO: ZÉ DO CARAMUJO, LUIZ DA GUIA PAMONHA DO CARAMUJO, MANÉ LEITEIRO DO CARAMUJO, TARCISIO, FÉLIX, TÚLIO, LÉO, ADRIANO, ALCY, GABRIEL, NILSON CERTO CERTO, VARGAS, CÉLIO, MARCELO, CLAUDINEI, CABÃO, CELSO, LIBERATO, EDUARDO ESPAÇOSO, VAGNER PINTO, LUCIANO BARROS, LEILA GATTASS, LUCIANA GATTAS, AURINO DE CASTRO, SATO, DITO GATO, ANDRÉ CASTRILLON, CINARA PIRAN, ELENIR MORALECO, BETO DO BANCO, JONAS DA MERCEARIA CRUZ, ENFIM TODOS, MAS JUNTA TODOS MESMO, BEM JUNTINHOS, JUNTINHOS DE VERDADE, AÍ SIM CÁCERES VAI QUE VAI...VAI QUE É SUA CÁCERES, VAI PRO BURACO DE UMA VEZ POR TODAS.

  • por Revoltada mendes, em 30.03.2015 às 21:10

    Caro Gonzaga se vc soubesse o que são comprado nos mercado que ganha a licitação da prefeitura vc ia ficar de queixo caído.Porque ate então que eu saiba quando um mercado ganha uma licitação,ele tem que vender coisas boas,mas como todos faz vista grossa,p/ não ver,ai as coisas são tudo de terceira qualidade que vai para a mesa de certo lugares onde fornece comidas etc,etc.Gonzaga vc com jornalista poderia ver essas licitação se não esta sendo superfaturadas no mercados fica a dica

  • por Felipe, em 30.03.2015 às 20:43

    Rapaz, não sei se fico triste, choro, dou risada ou saiu pulando igual doido, pensando bem, no fundo sei bem o que sinto ao ler essa matéria entre outras sobre a política e os políticos de caceres, me dá ANSIA, .....ASIA, NOJO, caceres, sim ou sim tem que dar uma ginada nesses políticos que a anos encostam na máquina para servir de cabide para quem não quer ou não sabe trabalhar, não sou hipócrita pra falar que trabalham nesse meio pq não vemos resultados e só sabem reclamar, de passar a bola e a culpa em outros ou então dar uma de oposição mas tudo são farinha do mesmo saco !! esse povo não ata nem desata, não anda só desanda ! incrível que pra fazer joguinhos políticos são mestres agora para ajudar salvar caceres, tirando o município dessa fase de políticos sem...... não fazem ne ??!! tomem vergonha, percam seu tempo agilizando alguma coisa por caceres e não para se manter em uma cadeira aonde vcs sentados ou não da no mesmo !!!

  • por José Antonio Caetano Cabral., em 30.03.2015 às 16:37

    o sabonete do prefeito vai de novo cometer mais uma tentativa de suicídio politico. se afiliar no PSDB na contra mão do governador.TAQUES ESTA SENDO PREPARADO PARA SER CANDIDATO A PRESIDENTE, COMANDADO PELO JUDICIÁRIO NACIONAL, COMEÇANDO SE NOMEAR INTERNACIONALMENTE, ESTA AULAS EM PORTUGAL AGUARDEM, E ATÉ AS ELEIÇÕES O PT NÃO VAI DEIXAR UM PARTIDO VIVO, VAI MORRER MAS VAI LEVAR MUITA GENTE JUNTO, INCLUSIVO O PSDB.

 
Sitevip Internet