Notícias / Politica

26/03/2015 - 07:45

A pedido de Leonardo, Assembléia fará audiência publica em Cáceres para debater ZPE

Por Naíla Albuquerque

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O deputado estadual, Doutor Leonardo Albuquerque (PDT/MT) utilizou da tribuna, na sessão desta quarta-feira (25), para convidar os colegas parlamentares para o 1º Workshop sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres e Região. O evento acontecerá nesta quinta-feira (26), no Rotary Clube da cidade, das 8 às 13 horas.
 
O parlamentar aproveitou a oportunidade para justificar a ausência na próxima sessão matutina, de quinta-feira (26), pois estará presente nas discussões pela ZPE de Cáceres. O evento está sendo promovido pela Prefeitura Municipal. “Estamos unindo forças políticas com a vontade popular, enquanto cidadãos cacerenses, lutamos para ver um boom de desenvolvimento na nossa Região”, avaliou o deputado.
 
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso também fomentará novos debates acerca do tema, pois promoverá daqui um mês, no dia 27 de abril de 2015, uma audiência pública sobre a ZPE de Cáceres. A ação acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores de Cáceres, à partir das 15 horas.
 
A ZPE deste município, cujo processo de implantação estende-se desde os anos 90, possui uma área de aproximadamente 240 mil hectares, no Distrito Industrial da cidade. Mais de 20 empresas já manifestaram interesse em instalarem-se para receberem os benefícios fiscais previstos pelas Zonas de Exportação.
 
De acordo com o deputado Dr. Leonardo, o governador Pedro Taques tem falado reiteradamente que não pretende levantar falsas expectativas deste projeto e, para isto, solicitou à sua equipe uma avaliação de viabilidade da ZPE.
 
“Sabemos das dificuldades burocráticas, mas que, se vencidas, trarão boas divisas à Região e ao Estado. O governador encaminhará Projeto de Lei à Assembleia dispondo sobre a isenção do ICMS da energia elétrica, telecomunicações e frete das empresas que se instalarem no local da ZPE. Estamos otimistas”, declarou o parlamentar.
 
WORKSHOP- A programação do evento  nesta quinta-feira contará com três palestras sobre a ZPE, sendo elas: apresentação de Estudos Preliminares de Impacto da ZPE em Cáceres, com o palestrante, André Luiz Schelini (Analista do SEBRAE); andamento do Processo de Construção da ZPE, com o palestrante, Seneri K. Paludo (Secretário de Estado de Desenvolvimento -SEDEC); e, apresentação de Estudo de Negócios Prioritários de Atração de Investimentos, com o palestrante, Eng.º. Civil Adilson Domingos dos Reis (diretor técnico da Companhia de Desenvolvimento de Cáceres -CODEC).

MT SAÚDE
 
O deputado estadual, Doutor Leonardo Albuquerque (PDT/MT) posicionou-se na sessão desta quarta-feira (25) em defesa dos servidores públicos estaduais do município de Cáceres que pagam pelos serviços do plano MT Saúde. Teoricamente, o MT Saúde é um plano familiar e com contribuição o servidor garante assistência médica e hospitalar integral para si e todos os seus dependentes diretos, mas na prática não funciona. 

O convênio é descontado direto em folha de pagamento, porém, os profissionais do interior não conseguem acessar o plano naquele município por falta de médicos e hospitais conveniados com o mesmo. Segundo o deputado, médico no município de Cáceres, faz muito tempo que ninguém atende pelo MT Saúde. “Na capital pagavam mais e os colegas médicos não querem mais atender, até pela falta de cumprimento ao que acordado. Existe falta de compromisso em honrar com o que foi contratualizado”, explica ele.

A professora Filomena de Alcântara Silva é uma das vítimas desse sistema de serviços de saúde inoperante, que será revisto na gestão do governador Pedro Taques. Só em Cáceres, informa ela, são 240 professores, a maioria aposentados que pagam para serem atendidos, porém, tem que conseguir vagas em Cuiabá. “Tem quatro anos que pago o MT Saúde e não tem nada de atendimento aqui em Cáceres. Para tudo que preciso, vou a Cuiabá”, reclama ela.

Doutor Leonardo acredita que o plano de saúde já apresenta uma recuperação de suas finanças. “Temos participado das discussões junto ao Governo sobre qual o melhor modelo a ser adotado pelo ente estadual para prestação de serviços de saúde. Se enquadram aqui os modelos de gestão dos hospitais Regionais e também o MT Saúde. Queremos que todo atendimento nesta área funcione. Estamos atentos a isso”, declara o parlamentar, que é do mesmo partido de Taques (PDT).

17ª LEGISLATURA- O MT Saúde, inclusive, foi tema de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na legislatura passada da Assembleia Legislativa, sob suspeita de irregularidades no uso do dinheiro público. O relatório final da CPI foi encaminhado ao Ministério Público, que já propôs ação de improbidade administrativa contra ex-gestores da autarquia. Até o momento não houve condenação.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cézare Pastorello, em 26.03.2015 às 15:50

    A Assembleia Legislativa já realizou Audiências Públicas em 2007, em Cáceres e em 2010, em Cuiabá, não é? Vamos rediscutir o rerererediscutido? Ou só ganhar tempo e visibilidade? Eu quero ver um audiência pública quando o governo disser que está com o dinheiro no jeito de gastar.

 
Sitevip Internet