Notícias / Direto da Fonte

23/03/2015 - 07:50 | Atualizado em 23/03/2015 - 12:02

Alternativa

Por Da Redação

Enquanto os políticos de Mato Grosso e de Cáceres não acordam para o gigantesco instrumento de desenvolvimento que é o Turismo, a única coisa que nos resta é torcer para que a Hidrovia Paraguai/Paraná, tire a cidade e a região do atraso econômico em que estão mergulhados há quase 30 anos. Neste final do mês, dois eventos ligados ao desenvolvimento da região serão realizados em Cáceres. No dia 26, no Rotary Clube, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sereni Paludo, é esperado para dizer se o governo tem como colocar em pratica a Zona de Processamento de Exportação (PZE) e como isso será feito. Já no dia 31, haverá um Dia de Campo na Fazenda Grendene, onde o foco é mostrar para sociedade organizada, imprensa, produtores e para o próprio governo, a viabilidade de se produzir soja sem diminuir a produção de carne. Na esteira deste tema, está a construção do Porto de Morrinhos e a conclusão da pavimentação da MT 343 que consolidaria uma importante opção para o escoamento da maior produção de grãos do País.
 
Porto
 
Na medida em que a cidade e a região caminham a passos largos para a agricultura de larga escala, surgem as opiniões contrárias a esse modelo de desenvolvimento. Recentemente um debate no grupo do Jornal Oeste no aplicativo whatsapp, a maioria dos participantes se mostrou a favor da agricultura, porém manifestou preocupação com o uso de defensivos agrícolas, indispensáveis para o controle de pragas. Nesta semana, começaram os debates sobre a construção do Porto de Morrinhos. O presidente da Associação Ambientalista, Turística e Empresarial (ASATEC), Luiz Mario Ambrósio Curvo, afirmou que a construção do Porto pode afetar o turismo e defende que o terminal existente na cidade seja utilizado. Desde o primeiro estudo sobre o Porto, a sua construção foi proposta em Morrinhos para que não fossem necessárias intervenções em um trecho 80 quilômetros que no período da seca impede inclusive o transito dos barcos de turismo. O assunto ainda deve gerar muitas discussões já que não é só o empresário que questiona a construção do Porto em Morrinhos.
 
Queimada
 
O cardiologista Sérgio Arruda pode ter enterrado prematuramente sua pretensão de ser prefeito de Cáceres com a filiação ao PDT do deputado Leonardo Albuquerque. Com prazo até setembro para filiar para disputar a eleição do ano que vem, ele se precipitou ou foi precipitado ao aderir ao partido que pode ser esvaziado a qualquer momento com a eminente saída do governador Pedro Taques. Além disso, ‘Ginho’ não está nos planos do secretário de Saúde, Wilson Kishi, que há quase um ano costura uma aliança com o PMDB do prefeito Francis Maris. Kishi trabalha seriamente para que o PDT indique o vice de Francis no projeto da reeleição no ano que vem. O argumento do japonês é que se o prefeito ‘casar’ com o PDT, teria portas abertas no governo. Na minha opinião, o japonês está semeando, e muito bem, para depois colher, já que ele estaria de olho no cargo de Eliene Liberato Dias (PSDB) que já ocupou na gestão passada.
 
Adversária
 
Como é quase impossível a reedição de uma chapa, na minha opinião o PSDB da vice-prefeita Eliene Liberato Dias deve romper com Francis e compor o bloco de oposição na eleição do ano que vem. A tendência é que o partido siga o grupo do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) que também deve integrar o bloco. A candidatura de Eliene foi uma imposição do ex-prefeito para apoiar Francis. O rompimento dos dois ocorreu depois que o prefeito passou a culpar a gestão de Túlio pela incapacidade de governar.
 
Bloco
 
PR, PSB, DEM, PP, PT, SDD, PTB e PROS caminham a passos largos para formar o bloco de oposição ao prefeito Francis Maris (PMDB), que vai a reeleição no ano que vem em Cáceres. Com o PDT muito próximo de fechar uma aliança para ser vice do atual prefeito, a disputa deve ter apenas duas frentes.
 
Filiações
 
Esta semana o ex-vereador Josias Modesto, presidente da executiva do PTB revelou a coluna que está a todo vapor a formação chapa para a Câmara de Vereadores. Ele inclusive anunciou a filiação dos ex-vereadores Antônio Salvador da Silva que está no PSD e Usias Pereira que está no PSDC. Por falar em filiações, o empresário Douglas Dantas da Gráfica Centro Oeste está sendo estimulado a concorrer a uma vaga no Legislativo. Ele é vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACEC), membro do Conselho Municipal de Saúde e tem atuação marcante em ações de comunidades evangélicas da cidade.
 
Mais
 
O advogado Fransérgio Piovesan, que já disputou a prefeitura de Cáceres pelo PT, a professora Silvia Fernandes e o ex-vereador Josué Alcântara, estão sendo sondados por vários partidos para disputarem uma vaga na Câmara no ano que vem. Já em um processo inverso, dez servidores da prefeitura com aval do Sindicato da categoria estão em busca de uma legenda para concorrerem uma cadeira no legislativo.
 
Tendência
 
A tendência é que a avalanche de candidatos deva se filiar ao PROS e ao SDD, especialmente porque os vereadores Salmo César (PROS) e Felix Alvares (SDD), estão manifestação publicamente o desejo de não concorrem à reeleição. Até o pré-candidato a prefeito Renato Fidelis já namora as legendas para deixar o PMDB.
 
Reeleição
 
A eleição do ano que vem vai ser uma das mais difíceis da história. Com o fim das coligações e dos financiamentos privados, só vão sobreviver candidatos de partidos estruturados. Vai ser o fim dos partidos pequenos. Destes, na minha opinião, só deve sobreviver o partido onde estiver o grupo ligado União Cacerense de Associações de Moradores (UCAM), que deixará de ser pequeno se continuar a eleger vereador.
 
Rejeição
 
Por falar em reeleição, o prefeito Francis Maris (PMDB), vai ter que trabalhar muito nos próximos quinze meses se quiser continuar a frente da prefeitura de Cáceres. Se a eleição fosse hoje ele não se reelegeria. A rejeição ao seu governo foi atestada recentemente pelo governador Pedro Taques (PDT) durante a cerimonia de colação de grau da Unemat realizada no último dia 12 na Cidade Universitária. Enquanto o governador e o deputado Leonardo (PDT), que ainda estão em lua de mel com eleitor foram ovacionados, Francis foi vaiado por todo o ginásio que tem capacidade para cinco mil pessoas.
 
Efeitos
 
As vaias certamente estão associadas à incapacidade de conservar as ruas da cidade e as estradas da zona rural e a incopetência da maioria dos chamados secretários de ponta. As políticas de turismo, indústria, comércio e agricultura, que já eram modestas, desapareceram na atual gestão, transformado as pastas cabides de emprego. A insatisfação também deve estar associada aos desmandos praticados por secretários intocáveis. Esta semana a coluna foi informada que uma Amaroke comprada com dinheiro do Fundeb, e que não está adesivada, estaria a serviço do projeto Bichos do Pantanal, e que uma Hilux cedida pela empresa Impacto a Secretaria de Obras, que também não estaria adesivada, tem sido vista transitando fora do horário do expediente com o secretário Walter Zacarkim.
 
Acertos
 
O desgaste é tão grande, que as ações positivas que está sendo executadas não estão aparecendo. Esta semana fui informado que o município concluiu a licitação para compra de uma usina de asfalto móvel e uma carreta prancha para o transporte de maquinas. Também tomamos conhecimento que assim que o recurso do FETHAB chegar, o município planeja comprar caminhões e maquinas para aumentar a capacidade de atendimento da Secretaria de Obras.
 
Ferradura
 
Neste vai e vem de erros e acertos, o prefeito cacerense segue ao seu estilo lingua solta dando uma no cravo e outra na ferradura. Recentemente durante encontro com o coronel cacerense Antônio Ibanez Filho, que esteve na cidade para pedir apoio para uma ação de Cicloturismo, ele deu na ferradura. Quando o coronel que é historiador foi  explicar que a prova era uma homenagem aos 218 anos da morte de Luiz de Albuquerque, o fundador de Cáceres, o prefeito já deu uma de elefante em loja de vidro e foi dizendo para Ibanez e o grupo que o acompanhava, que se o Luiz de Albuquerque ainda fosse vivo ele ia dar umas bolachas nele por ter feito Cáceres no meio de um monte de lagoas. Esse é o ‘França da Cometa’ que a maioria dos bugres, incluindo eu, colocaram para governar Cáceres!

Recuperado

Para alegria da família e dos amigos, o advogado Marioneli Viegas, considerado um dos melhores da cidade, está de volta as atividades. Totalmente recuperado de um grave acidente de carro ocorrido há seis meses, ele já alternada o expediente entre o escritório e o Fórum da Comarca.  

Comentários

inserir comentário
24 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por José João Joaquim, em 31.03.2015 às 12:59

    Sabe o que é Gonzaga que vc e muitos não ve os acertos, pois eu mesmo respondo: pq vc e outro, tbem é café no bule, alias o café dele esta gelado, vcs só foca nas criticas pra destruir, vc é uma pessoa que não deveria ser assim, é inteligente, não é jumento analfabeto feito o outro que sitei, presta mais atenção no que esta de dentro pra fora, Cáceres precisa de mais uma 4 gestão assim autoritária pra botar essa bugrada na linha.

  • por Tancredo, em 30.03.2015 às 20:12

    Tá difícil.... falou do Francis, ele apanha. Na outra matéria do Leonardo, pau nele e nos assessores dele. Oh, e agora, quem poderá nos defender? Vou de Francis. É xucro mas é correto. Não arma pelego pra malandro dormir em cima. Vamos mudar Caceres!!! Expurgar a velha política!!! Quem quer mudança ? E quem quer mudar ?

  • por antonio mendes, em 29.03.2015 às 20:08

    Meu Deus tanta ingenuidade ou o douglas pago pra voces escreverem isso o cara nao paga ninguem deve pra todo mundo um nó cego daqueles gente tenham paciencia abre o olho é só pergunta no comercio e vira,

  • por Camilo Garcia, em 28.03.2015 às 18:23

    Acredito que o Douglas já está investindo e sua campanha, não é atoa que ele pediu para muita gente comentar para te dar ibope. Se realmente concretizar sua campanha certamente aparecerá muita sujeira que existe em licitações por ai.... Além de mais anda pelo centro da cidade e pergunta para as pessoas sobre quem ele éh, pessoa arrogante, estúpido, trata mal as pessoas pelo telefone... e quer ser vereador? faça me favor... isso é só o começo, veremos ate onde ele vai, Só lembrando que ele lançou seu pai a deputado estadual e só obteve 73 votos, nem a família deles votaram nele... Dinheiro não consegue tapar o péssimo ser humano que éh. Aguardemos

  • por Batista, em 24.03.2015 às 12:35

    Sou da Igreja Batista e conheço o Douglas. Irmão em Cristo e ótima pessoa. Se alguém busca um ser humano perfeito, não pode procurar neste mundo, só digo isso. Mas o Douglas é uma pessoa de bem e tem o mesmo direito que todos os cidadãos, vamos respeitar.

  • por Francisca, em 24.03.2015 às 12:30

    Engraçado, se o cara é ´´Bonzinho´´ falam mal dele, se o cara não é ´´Bonzinho´´ é arrogante. Ta complicado agradar hem. Prefeito, votei em você e continuo votando, voce esta no caminho certo. Tem que arrumar a casa mesmo e se for pra ser taxado de arrogante por fazer o correto, que seja. Voto em você e se o Douglas candidatar voto nele tambem.

  • por Eduardo Silva, em 24.03.2015 às 12:25

    Sei que o Douglas não tem nenhum interesse em sair candidato, mas, se ele se candidatar voto nele.

  • por Antonio Alves, em 24.03.2015 às 08:56

    Caro Gonzaga você não conhece o cara que é do meio evangélico, vou te dar a dica, Valdir é do meio e representa bem os evangélicos, lembra quando a camará cogitou em mudar o nome da cidade para São Luiz de Cáceres foi ele o mentor de reunir os pastores de todas as denominações pra usar a tribuna livre, você viu no que deu engavetaram o projeto, Douglas não é do meio.

  • por Fabricio Artiaga, em 24.03.2015 às 08:18

    Não sou político nem peço voto pra ninguém. Más poucas vezes vi um nome tão bom para vereador como o do Douglas, um rapaz trabalhador que defende seus ideais e que ajuda as pessoas como poucos. Se ele se candidatar é um ótimo nome, pois os nossos vereadores atuais, estão deixando a desejar.

  • por Marco Antonio, em 24.03.2015 às 08:09

    Os politiqueiros de plantao já estão preocupados com os possíveis candidatos que certamente vão tomar seus cargos? kkkkk, coloquem a barba de molho mesmo, pois todos vão perder a bocada na Câmara. Precisamos de mais pessoas como o Douglas para ver se colocamos ordem nessa câmara.

Mais comentários
 
Sitevip Internet