Notícias / Educação

09/03/2015 - 07:30

Livros são jogados no lixo em Cáceres

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Fotografias de vários amontados de livros didáticos novos e seminovos tiradas, supostamente, no interior da cooperativa clandestina de reciclagem de lixo, foram encaminhadas, via email, a redação do jornal, pelo aposentado Joaquim Izidro Fontes. O local é o mesmo onde no dia 20 de fevereiro agentes da Vigilância Sanitária apreenderam por determinação do Ministério Público, 125 caixas de Hormotrop Somatropina, medicamento de uso controlado e alto custo, avaliado em cerca de R$ 140 mil. Centenas de livros, segundo Joaquim Fontes “eram deixados na cooperativa na calada da noite” por um caminhão.
 
“Os caminhões chegavam, geralmente, na calada da noite e deixavam os livros ai (na cooperativa). Quase todos novos. Alguns ainda em caixa. Eu fotografava porque achava estranho” diz lembrando que em uma noite, chegou a ficar preocupado porque, logo após o caminhão deixar os livros, no local, choveu. “Eu fiquei preocupado porque choveu e os livros iam molhar. Chamei alguns funcionários para ajudar eu cobrir o material com um pedaço de plástico. Mas ninguém se prontificou a ajudar”. O aposentado diz que, além do medicamento, ele denunciou o caso dos livros ao Ministério Público.
 
“Podem me chamar de louco, de subversivo o que quiserem. Mas, não concordo com esse tipo de coisa. Muitas pessoas carentes vão ao posto de saúde e dificilmente encontra um medicamento gratuito da rede pública. Muitas crianças, às vezes deixam de estudar, por falta de dinheiro para comprar livros. Enquanto isso, medicamentos caros e livros novos são perdidos em um lugar como esse”.
 
Proprietário da cooperativa, Aurino Castro, admite que muitos livros foram deixados no local, mas garante que “eram livros usados, doados por várias escolas e até a comunidade, para serem reciclados”. Assim como no caso dos medicamentos, Castro diz que “é uma armação feita pelo aposentado” na tentativa de prejudica-lo. E, que irá provar na justiça sua inocência. “O meu advogado já tem em mãos toda documentação, tanto do medicamento, quanto do caso dos livros. Não existe nada de errado. Vamos provar isso na justiça. E em seguida, responsabilizá-lo por calúnia, difamação e danos morais”.
 
O coordenador do Serviço de Vigilância Sanitária, Josué Waldemir de Alcãntara, informou que entregou o relatório sobre o caso do medicamento, ao Ministério Público na última quinta-feira (26-02). Informou que “dada às condições do armazenamento do produto, em péssimas condições, sugerimos sua condenação. Mas isso, ficará a critério do Ministério Público, responsável pela investigação do caso” disse. 

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joaquim I. Souto Fontes, em 14.09.2016 às 12:32

    Tudo foi devidamente esclarecido à época. Mas, minhas declarações, devidamente omitida e deturpada pelo jornalista. Entretanto, ademais de ser eu o objeto de retaliações grotescas e vítima de um processo infame até hoje, quase dois anos depois, o "silêncio" das autoridades responsáveis pela investigação e a blindagem feita ao sr. Aurino da Silva Castro, um escroque por demais conhecido é sintomaticamente suspeita. E o tempo provou! Mas de que adianta provas, documentos, testemunhas e o que mais quiser diante desta corrupção avassaladora? Vamos aguardar o desfecho...

  • por Orlandir Cavalcante, em 09.03.2015 às 18:34

    Acho que temos falta de informação rolando por ai. Estes Livros, pelo menos os que vi da foto são livros que as editoras enviam para as escola por conta propria delas. O MEC tem um manual para escolha dos livros didaticos mas as editoras tentam a todo custo atravessar para empurrar seus livros para que os professores escolham. Uma especie de lobby. Antes o MEC até proibia que essas caixas de livros fossem abertas para que os professores não tivessem contato com estas amostras grátis. A escola deve3 ser feita pelos professore de cada escola tendo por base o manual tecnico do PNLD e registrado na internet.

  • por Sir Duvel, em 09.03.2015 às 08:26

    Faltou dizer se os livros eram provenientes de alguma escola pública, prefeitura, estado, de onde?

 
Sitevip Internet