Notícias / Cidade

08/03/2015 - 11:34

Francis trabalha para concluir obras articuladas na gestão de Túlio

Por Jornal Oeste

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
Quando deixou prefeitura em 2012, o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) deixou para o seu sucessor aproximadamente vinte obras, dentre elas, algumas iniciadas e paralisadas por contingenciamento de recursos federais.
 
Foram paralisadas as pavimentações de ruas da Cavalhada, Maracanazinho e Rodeio, Cozinha Comunitária no Bairro Vila Mariana, Construção do Mini Estádio no Distrito de Nova Cáceres, reforma do Centro Especialidades Odontológicas, reforma do PSF do Jardim Paraiso e as reformas das praças Esperidião Marques, Estela Ambrósio e Barão do Rio Branco.
 
Dentre as obras articuladas e que não foram lançadas por falta da liberação de recursos estão a recuperação de estradas na região dos assentamentos da Paiol, reforma do Postão, construção das unidades básicas de saúde do Caramujo, Santa Izabel, Marajoara, Guanabana, Vila Real, Vila Irene, Santo Antônio, Vista Alegre, Cavalhada e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).
 
As únicas que são frutos de emendas parlamentares são a construção da UBS do Caramujo, viabilizada pelo ex-deputado federal Pedro Henry, e as pavimentações das ruas do Rodeio, Cavalhada e Maracanazinho.
 
As demais, foram elaboradas e inseridas no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), pelos técnicos prefeitura.
 
O processo de execução das obras das UBSs é complexo. O Ministério da Saúde não libera recurso para novas construções ( Caramujo foi uma exceção), até que a primeira construção pleiteada (no caso a UBS do Santa Izabel) seja concluída.
 
Assim que isso acontecer, o município poderá solicitar a imediata habilitação das demais.
 
Como Cáceres, qualquer cidade, desde que cumpra as exigências, pode pleitear recursos para a Saúde. Basta o município ficar atento a aberturas dos Editais no site do Ministério da Saúde.
 
No passado, os parlamentares indicavam obras, hoje não se faz mais isso a demanda vem do Município, e cabe ao Ministério da Saúde aprovar ou não a proposta.
 
Obras Atualmente Habilitadas pelo SISMOB-MS – Sistema de Monitoramento de Obras do Ministerio da Saude . Todas essas obras estão aguardando ordem de serviço, pois já encontra com recurso em conta:
 
Santa Izabel- Construção- proposta inserida em 2010
Caramujo – Construção- Proposta inserida em 2012 (Habilitada e aprovada,  porém o recurso ainda não está em conta)
Postão – Reforma-Proposta inseridas em 2011
Paraiso- Reforma – Proposta inserida em 2011.
 
Obras com projetos prontos aguardando Habilitação do Ministério da Saúde:
 
- PSF Marajoara
- PSF Guanabara
-PSF Cavalhada-
-PSF Vila Real
- PSF Vista Alegre
- Santo Antônio

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por PAULO ROBERTO, em 09.03.2015 às 12:35

    COMEÇA APARECER O TRABALHO EXECUTADO POR TULIO, QUE ESTAVA BARRADO PELOS HENRY, CÁCERES TEM QUE VALORIZAR O GRANDE LIDER QUE TEM , TULIO FONTES , ESSE SIM É CACERENSSE MESMO

  • por carlos, em 09.03.2015 às 08:40

    Isso serve para aqueles que não aprovavam a adm. do Túlio Fontes, vejam só quantas obras ele conseguiu aprovar, só não houve tempo para conclui-las. Ainda pelo que sei Gonzaga tem muito mais obras, fora o PAC que ele conseguiu aprovar mais de 27 milhões se não me engano.

  • por Antonio Carlos Jorge (Totó), em 08.03.2015 às 22:31

    Concocordo com Mussueto...O Mérito passa a ser dos dois gestores....O primeiro pela articulação dos recursos e o segundo pela execução. Parabéns TúlioA e Francis.

  • por j cacerense, em 08.03.2015 às 15:36

    concordo tem que continuar o que foi feito aprovado la atras pelo ex prefeito tulio e se o governo nao liberou o que foi aptovado naquela tempo tomara que libere agora o dinheiro das obras e tem bastante coisa aprovada como ta escrito na reportagem. bom pra cidade ne. o gonzaga e os pacs que foram aprovados tambem vao sair agora?

  • por Dias, em 08.03.2015 às 14:35

    Concordo com você, Mossueto, isso tem que acabar pois os prejudicados somos nós os munícipes. Parabéns a atual gestão e torcer para o próximo seguir com os projetos.

  • por MOSSUETO, em 08.03.2015 às 12:53

    Isso é administração publica, sai um executivo, entra outro e tem que dar continuidade no que o antecessor estava realizando, para que as verbas não sejam desviadas, parabéns ao sr. prefeito, há muito tempo isso não acontecia, era cada um querendo fazer aquilo que desse dentro dos seus 4 anos, a continuidade torna-se mérito de quem iniciou e de quem concluiu.

 
Sitevip Internet