Notícias / Cidade

06/03/2015 - 10:15

Cáceres sediará no final de semana encontro estadual da Mulher Trabalhadora

Por Assessoria

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza a partir deste dia 07 de março, em Cáceres (MT), uma série de atividades para celebrar o dia internacional de luta da mulher trabalhadora.

A programação faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas 2015, que realizará por todo o país ações com o lema “Mulheres em luta pela soberania alimentar, contra a violência e o agronegócio”.

Em Mato Grosso as atividades acontecerão na Escola Estadual Professor Natalino Ferreira, nos dias 07, 08 e 09 de março e abordarão temas como a conjuntura agrária, a organização sociopolítica e produtiva das mulheres, questões de gênero, classe e combate a violência contra a mulher. A jornada contará com a participação de cerca de 400 mulheres vindas de diversas partes do estado.

O município de Cáceres foi escolhido devido a sua importância no contexto regional como área de expansão do agronegócio e aos inúmeros projetos previstos para a região da bacia do Alto Paraguai. O objetivo é discutir os impactos desse modelo de desenvolvimento na vida das mulheres camponesas e propor um projeto de agricultura baseado na agroecologia, em defesa da soberania alimentar.
 
Abaixo estão alguns tópicos de contexto:

- Cerca de 70% das mulheres vítimas de homicídio foram mortas por seus maridos ou companheiros.
- A violência doméstica é a principal causa de morte e deficiência entre mulheres de 16 a 44 anos de idade.
- De acordo com dados do INCRA, atualmente 193 áreas (986 mil hectares) se encontram com processos judiciais impedindo sua aquisição para fins de reforma agrária.
- O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009.

- O Mato Grosso é o maior produtor de soja, milho, algodão e bovinos do Brasil.  É também o maior consumidor de agrotóxicos do país. Em 2013 se pulverizou no estado 150 milhões de litros de agrotóxicos, o que implicou em exposição ambiental, ocupacional e alimentar de 50 litros de agrotóxicos por habitante por ano.
- A agricultura e a pecuária familiares garantem a produção de alimentos para o mercado/consumo interno brasileiro, com a produção de 70% do feijão, 34% do arroz, 38% do café, 46% do milho e 58% do leito consumidos no país, segundo o IBGE. 

- Na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, formadora do Pantanal, há 44 empreendimentos hidrelétricos, entre Usinas Hidrelétricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), e mais 154 previstas. Todos esses projetos provocam impactos, alguns irreversíveis, e são pouco discutidos com as populações afetadas, e com a sociedade de maneira geral;
 
SERVIÇO
 
O quê? Jornada de luta das mulheres – Mulheres em luta pela soberania alimentar, contra a violência e o agronegócio.

Quando?  Sábado (07/03) – a partir das 16h 
               Domingo (08/03) – a partir das 8h00
               Segunda-feira (09/03) – a partir das 8h00

Onde?  Escola Estadual Prof. Natalino Ferreira Mendes – Rua Tiradentes, 676, Cáceres/MT

Contatos: Fia – (65) 9990-5078
                Itelvina – (66) 9951 - 4155
                Lucinéia -  (65) 9975 - 7035
                Axé –  (65) 9951-7189

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Orlandir Cavalcante, em 07.03.2015 às 14:32

    kkkk não entendi como um evento que será realizado na EE Prof. Natalino F Mendes pode fechar estradas.... ( estardas kkkk) kkkkk

  • por André Castrillon, em 06.03.2015 às 15:45

    Era só o que faltava a corja do MST querer fazer passeata bloquear estradas aqui em cáceres, quem levanta essa bandeira tem que se covarde, pois seu presidente nada mais é que o famoso Stédile (líder do MST) que foi chamado por LULA para colocar o "exército dele na rua e confrontar o povo que está la reivindicando por melhorias na saúde e na segurança publica e pedindo um basta com essa corja que afundou o País em uma mar de corrupção e desvio de dinheiro público o maior ja visto internacionalmente, corruptos que estão sendo perdoados corruptos que se quer vão ter de devolver algo ou se desfazer de algum bem para pagar a conta. É tão ironico ver um movimento que se diz dos desempregados, sem renda, sem terras sem condições, levantar uma bandeira em defesa de um partido, de um Governo que exatamente mais tirou dessa classe social, cortes, em saúde pública, em segurança em Educação. Se torna tão ridicula ver a tamanha cara de pau de um bando de desinformados pelo menos uma parte destes são pessoas que se quer sabem o que esta acontecendo no País realmente, uma outra parte são aproveitadores que estão ali no meio querendo uma oportunidade apenas de mamar na teta do governo de graça.

 
Sitevip Internet