Notícias / Cidade

06/03/2015 - 09:33 | Atualizado em 06/03/2015 - 09:54

ACEC quer apoio da Câmara para que a prefeitura promova a reforma do Código Tributário Municipal

Por Assessoria

Wellington ACEC

 (Crédito: Wellington ACEC)
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Cáceres se reuniu na tarde desta quinta-feira (05) na sede da entidade localizada na Praça Barão do Rio Branco com o vereador Edmilson Campos (Café no Bule) principal opositor ao modelo de gestão do prefeito Francis Maris Cruz (PMDB). Em pauta: Os critérios adotados pela prefeitura através da Secretaria de Fazenda para a cobrança do Alvará de Licença, do IPTU que será lançado no mês de abril e do ITBI – Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis.

A reunião comandada pelo empresário Tato Giraldeli – presidente da Acec deliberou que uma comissão coordenada pelo empresário Ivan Lopes vai visitar as Lojas Maçônicas e outra pelo empresário Douglas Oliveira vice-presidente da Associação visitará clubes de serviços para defender a bandeira com vistas a elaboração de um Projeto de Lei com o objetivo de promover a reforma do Código Tributário do Município considerado arcaico e fora da atual realidade do município.

O vereador Edmilson Campos (Café no Bule) se comprometeu em criar uma agenda para que o tema possa ser debatido com os 11 vereadores que compõe o Legislativo Cacerense.

“O aumento do IPTU, do Alvará de Licença e a cobrança do ITBI de forma equivocada e fora da realidade imobiliária da nossa cidade tem que ser revisto, pois causará um grande impacto social que poderá resultar em desestímulo para quem deseja investir em Cáceres” argumenta Edmilson Campos.

Para o empresário Ivan Lopes que chegou a contratar uma empresa de consultoria há a necessidade de se promover a Reforma do Código Tributário Municipal para corrigir distorções e possibilitar que os valores dos tributos municipais sejam justos e de acordo com a realidade econômica de Cáceres. “O alvará da minha empresa, por exemplo, dobrou de valor este ano em relação ao valor pago em 2014. Daqui à pouco terei que promover demissões de funcionários  para conseguir pagar os impostos” alerta Lopes.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cáceres Tato Giraldeli defende a participação em parceria com a ACEC da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas nas discussões. Segundo ele, só com a reforma do Código Tributário amplamente discutido com todos os setores da sociedade o Poder Público terá a tranquilidade de cobrar os tributos sem que haja impactos sociais negativos.

Na opinião do vereador Edmilson Campos que há meses vem chamando a atenção da população para a gravidade do problema, tendo inclusive aprovado por unanimidade a convocação do Secretario de Fazenda Júnior César Trindade que esteve na Câmara na segunda-feira (02) dando explicações a respeito dos critérios adotados para a cobrança dos impostos municipais a participação da ACEC será fundamental nessa luta, que segundo ele, deve ser de todos.

 “Todos são conscientes da importância do pagamento dos impostos para que o Poder Público possa ter recursos financeiros para investimentos em obras de melhorias da condição de vida da população, desde que os valores cobrados sejam justos e que todos possam pagar. Do jeito que a prefeitura pretende fazer vai acabar arrancando o couro da população e o que é pior penalizar aqueles que estão em dia com o fisco” ressalta Café no Bule.        
                        

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Antônio, em 06.03.2015 às 14:33

    Apoio essa iniciativa da Reforma do Código Tributário, pois tem muita gente RICA pagando quantias quase insignificantes. Enquanto muitos POBRES pagando verdadeiros absurdos totalmente fora da nossa realidade. Só para exemplificar: O valor do IPTU na Avenida São Luís onde fica a Cometa Center Car é mais baixo do quem mora na Cohab Velha que todo ano sofre com os alagamentos. Há a necessidade de se corrigir esses equívocos. O valor do imposto tem que ser justo.

  • por NOVISFORAZERO, em 06.03.2015 às 13:08

    CUIDADO! o tiro pode sair pela culatra. a reforma do código tributário poderá trazer aumentos de impostos e taxas, haja visto que muitas das taxas cobradas pela prefeitura se encontram com defasagem que perduram por décadas, afinal os últimos administradores não se preocupavam com as correções das taxas conforme preceitua o CTM. Além do que o administrador do município não pode abrir mão de receita, sob pena de crime de responsabilidade.

  • por Ernesto, em 06.03.2015 às 11:27

    PENSO QUE A PREFEITURA TEM QUE INCREMENTAR A RECEITA PRÓPRIA FRUTO DA COBRANÇA DOS IMPOSTOS MUNICIPAIS, MAIS QUE ISSO NÃO REPRESENTE COBRAR VALORES ABSURDOS E TOTALMENTE FORA DA NOSSA REALIDADE ECONÔMICA. PARABÉNS AO VEREADOR EDMILSON CAMPOS - CAFÉ NO BULE PELA LUTA INCANSÁVEL EM DEFESA DA POPULAÇÃO CACERENSE. O QUE EU GOSTARIA DE SABER É QUANDO OS DEMAIS VEREADORES VÃO COMEÇAR TRABALHAR EM DEFESA DA POPULAÇÃO. MUITOS CRITICAM, MAIS É FATO, QUE O VEREADOR CAFÉ NO BULE TEM SE ESFORÇADO PARA CUMPRIR O REAL PAPEL DO VEREADOR.

  • por Pedro Paulo, em 06.03.2015 às 10:08

    Tenho que reconhecer. Esse Café no Bule é disparado o Vereador mais atuante dessa atual Câmara. Aos poucos ele que era o REI DO POPULISMO vai ganhando prestígio político de vários setores da sociedade. Também concordo que se faz mais que necessária a Reforma do Código Tributário Municipal.

 
Sitevip Internet