Notícias / Cultura

06/03/2015 - 09:21

Comunidade de Vila Bela e MPF discutirem tombamento da Festa do Congo

Por Assessoria/MPF

Lucas Garcia

 (Crédito: Lucas Garcia)
Neste sábado (07/03), o Ministério Público Federal estará em Vila Bela da Santíssima Trindade, no extremo Oeste de Mato Grosso, para discutir com a comunidade local a possibilidade da Festa do Congo obter o registro dessa tradicional manifestação cultural como patrimônio imaterial do Brasil.

Segundo o procurador da República Felipe Antônio Abreu Mascarelli, antes do início da reunião, será exibido o documentário “Dança do Congo, uma identidade cultural”, do cineasta mato-grossense Marcelo Okamura, que participará do evento.

O evento é aberto a toda sociedade vilabelense e será realizado no auditório da Câmara dos Vereadores, às 15h.

O reconhecimento de uma manifestação popular como patrimônio imaterial é concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para aqueles bens culturais que sejam referência de diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. 

Pode ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial aquela manifestação cultural "transmitida de geração a geração, constantemente recriada pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. É apropriado por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade", explica o Iphan por meio da sua página na internet.

Festa do Congo - A programação da Festa do Congo traz rezas cantadas, missas em honra ao santo negro São Benedito e ao Divino Espírito Santo, alvorada e as apresentações das danças do Chorado e do Congo, manifestações que são difundidas em Vila Bela desde o século XIX.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Maria Antulia Leventi, em 12.12.2022 às 18:07

    Já foi realuza6o INRC, inventário nacional de referência cultural dessa festa em 2008 pela Secretaria de Estado de Cultura, o IPHAN de Brasília e a prefeitura de Vila Bela. Precisa saber do Registro. Qdo foi? O inventário está pronto. Foi entregue ao IPHAN..

  • por Marina Veloso, em 07.03.2015 às 21:36

    Mais do que merecido, essa festa é linda, emocionante. Vila Bela. da. Santissima Trindade una cidade muito especial.

 
Sitevip Internet