Notícias / Educação

05/03/2015 - 07:03

Clinica de Psicologia da FAPAN retoma atendimentos ao público

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Considerada uma das melhores clínicas escola do Mato Grosso, a Clínica Escola de Psicologia da FAPAN está com agendamentos abertos e pleno em funcionamento, realizando atendimentos a adultos, adolescentes e crianças.

Os atendimentos são realizados uma vez por semana pelos alunos dos últimos anos, com supervisão dos professores para orientação, observando orientações do conselho regional de psicologia e o MEC.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 13:30 as 17:30, através de agendamentos. Aqueles que necessitarem de atendimento psicológico podem se dirigir a FAPAN, até a Clinica Escola e realizar seu agendamento. O valor de cada atendimento na clinica é simbólico de R$5,00, pois este valor é uma das formas de implicar o paciente no processo terapêutico, obtendo assim um melhor resultado.

A FAPAN conta com 28 alunos exercendo a função do manejo da clinica, possibilitando um mínimo de 56 atendimentos e um máximo de 112 pacientes a serem atendidos. Nesse semestre a clinica atenderá nas abordagens Psicanalíticas e Cognitiva-Comportamental.

Na abordagem Psicanalítica, a orientadora é a professora Ana Paula Fernandes Gomes. A psicanálise é um método de investigação dos processos inconscientes e foi criado no final do século XIX pelo médico Sigmund Freud. Nesses processos os sentimentos, desejos e fantasias desconhecidos do próprio homem permanecem no inconsciente, e quando não trabalhados de forma correta podem provocar sintomas que atrapalham a vida diária das pessoas.  O analista, aquele que trabalha com a psicanálise, trabalhará com a fala do paciente, os sintomas e as queixas para alcançar a raiz do problema e assim poder resolvê-lo.

Por outro lado, na abordagem cognitivo comportamental, os orientadores são os professores Henrique Yung Delbem e Tânia Mara Busseto. A Terapia Cognitiva Comportamental é  uma linha de psicoterapia breve, proposta e desenvolvida pelo psicólogo Aaron Beck. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos empíricos. O tempo curto e limitado lhe confere a posição de abordagem de escolha em vários países.

Na clínica escola da FAPAN, existem salas especificas para cada abordagem para atendimento de adultos e salas para atendimento infantil e aplicação de testes. Para atendimento basta comparecer a clínica das 13:00h às 17:00 h e fazer seu agendamento.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet