Notícias / Mato Grosso

04/03/2015 - 13:27

Estudantes de Cáceres aprendem sobre peixes e importância da preservação do ambiente pantaneiro

Por G1MT

TVCA

 (Crédito: TVCA)
Uma pesquisa com espécies de peixes da bacia do Alto Paraguai está sendo desenvolvida, em uma região a 100 km do município de Cáceres, município que fica a 220 km de Cuiabá. Está sendo analisada como esses seres vivos contribuem para a manutenção da vegetação às margens dos rios. O pesquisador Claumir Muniz e a equipe dele fazem um levantamento dessas espécies.

No trecho da bacia do Alto Paraguai, que passa pelo Pantanal da região Cáceres, o Rio Paraguai tem 1.280 km de extensão e contém centenas de espécies. Para a coleta, os pesquisadores entram no rio. Eles se aproximam dos aguapés e também da vegetação próxima à margem para pegar os peixes menores.

"Trabalho há um ano com coletas sazonais. Temos um número significativo de espécies coletadas. No Pantanal, tem 300 espécies e já conseguimos coletar mais de 50% dessas espécies na região de Cáceres. Isso mostra a importância de manter a 'ictiofauna' [nome científico dado ao trabalho de levantamento das espécies]", explicou Claumir.

O mussum é um dos peixes encontrados no rio. ''Ele é muito comum em baías e é utilizado como isca. O mussum é extremamente importante para a pesca e também para aves, principalmente no período de reprodução. Não é difícil encontrá-lo'', disse.

Já o peixe piquira, como é conhecido na região, é um peixe pequeno, considerado importante pelo padrão de cor. É uma alternativa para diminuir a pesca de espécies nobres, como o pintado.

Os desmatamentos influenciam na redução dos cardumes. A retirada das árvores aumenta a quantidade de sedimentos nos rios e, com isso, a profundidade diminui. ''A retirada da mata nativa compromete esse processo de alimentação e somado ao uso inadequado do solo provocam assoreamento em várias áreas no pantanal, prejudicando a migração dos peixes, impactando a economia e questão ambiental'', alegou o pesquisador.

Quando maduro e no período da cheia, o tucum, um pequeno fruto vermelho, cai no rio e os peixes e aves ajudam a espalhar as sementes desse fruto pelo pantanal. ''A gente trabalha com processo de dispersão e os peixes são fundamentais na propagação dessas sementes. Eles se alimentam desse fruto e levam rio acima, mantendo a mata ciliar importante para manutenção da  flora e para os peixes, os animais que se alimentam desse fruto'', explicou Claumir.

A pesquisa também envolve estudantes. Francimaire Aparecida, estudante de biologia, conta que não conhecia bem o bioma, mas que participar desse processo de coleta tem sido importante. “Não conhecia peixes e pretendo levar isso para a minha vida, terminar essa projeto, concluir com artigos e tentar um mestrado nessa área mesmo'', contou.

Segundo o pesquisador, as informações não vão ficar privatizadas. "Todas as informações vão ser sistematizadas e transformadas em artigo científico e disponibilizadas para políticas públicas, para trabalhar com a educação ambiental. É preciso envolver a população nesse processo e tem que cobrar e manter o ambiente que é de todos'', explicou.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA A REPORTAGEM
http://g1.globo.com/mato-grosso/bom-dia-mt/videos/t/edicoes/v/pesquisa-desenvolvida-com-especies-de-peixes-na-bacia-do-alto-paraguai/4009072/

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet