Notícias / Cidade

03/03/2015 - 20:17

Grupo Juba realiza semana de prevenção de acidentes de trabalho

Por Esdras Crepaldi/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Com o objetivo  de desenvolver a consciência e orientar os  colaboradores da Rede Juba de Supermercados, sobre a importância e a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e garantir sua integridade física e sua produtividade laboral, o Grupo Juba realizou na última semana, de 23 a 28 de fevereiro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT.

O evento aconteceu em todas as  seis lojas Juba e no Atacado Pantanal e permitiu a todos os colaboradores conhecer e solicitar as necessidades necessárias afim de tornar o ambiente de trabalho mais  seguro.

Palestras e dinâmicas  de diferentes temas voltados a segurança e lesões por  esforço repetitivos  foram abordados. Até a segurança no trânsito, que pode vitimar qualquer pessoa,  foi trabalhada. Para Aguinaldo do Carmo, do Setor de Gestão de Pessoas do Grupo Juba,  a ação é uma  aliada muito importante do trabalhador, pois  ela oferece  na sua pedagogia, a conscientização sobre  conduta  correta na realização do trabalho de cada um e a utilização dos  equipamentos de segurança, necessários para um serviço sem acidentes.

Ele  salienta  ainda que mesmo com toda precaução e treinamento não deve subestimar o perigo, e quanto mais preparados e capacitados  forem os colaboradores, os  riscos serão menores. “ O Grupo Juba se preocupa com todos  os  setores  que compõem esta grande  empresa, a começar da segurança de seus colaboradores. Com a vida não se brinca”, enfatiza Aguinaldo.

Outra preocupação é com relação às doenças causadas por esforços repetitivos, e, como precaução, sessões de exercícios e ginástica laboral foram introduzidas na Rede Juba de Supermercado, onde uma profissional de Educação Física foi contratada para este fim.

Brigadistas treinados, em todas  as lojas, também são uma realidade e estão de prontidão para  agir em qualquer eventualidade.

Os colaboradores  foram unânimes  em reconhecer a importância e aprovar a iniciativa da SIPAT. O Fiscal de prevenção e perdas, Maurício Garcia,  que trabalha no Atacado pantanal, reconhece que o evento contribui nas normas de segurança e prevenção de acidentes. “É conscientização na segurança do trabalho”, avalia.

Já  a colaboradora do Juba Supermercados, Girlaine da Cruz Matos, foi enfática  ao afirmar, que o evento é de grande valia, pois a qualquer hora todos podem precisar da prática. “Temos o mau hábito  de achar que  as coisas nunca vão acontecer com agente, por isso a qualificação é imprescindível”,  observa.

Para o diretor  administrativo Mirko Ribeiro, o evento não se vale apenas da normatização e da legalidade em segurança no trabalho. Ele procura investir em qualquer recurso que venha ajudar a preservar a integridade física dos funcionários, além de promover a conscientização sobre a importância do uso correto dos equipamentos de segurança e da prática da ginástica laboral. “Com todo esse investimento caminhamos para nossa meta que é o índice zero de acidentes de trabalho e patologias do esforço repetitivo”, finaliza Mirko.                                                     

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ricardo ex aluno do SENAI, em 05.03.2015 às 18:26

    Parabéns ao Juba e ao Prof. Adriano Machado...

 
Sitevip Internet