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03/03/2015 - 19:51

(Re) criando Arte: Novas tecnologias associadas à arte marcaram apresentações culturais no IFMT Cáceres

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Salas de aulas, jardins, árvores e pátio do IFMT Cáceres se transformaram, na última sexta-feira (27.02), em cenários para uma viagem pela Semana de Arte Moderna de 1922 e pelas correntes vanguardistas e de arte contemporânea dos séculos XX e XXI. Cenários e personagens que ganharam vida por meio da criatividade dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus.
 
Além de material reciclado e artesanato, os alunos exploraram recursos das novas tecnologias para composição das instalações espalhadas por toda área central do campus. Luzes de LED, projeções em vídeos e efeitos sonoros destacaram as atividades desenvolvidas pelos alunos para a Sexta cultural:“(Re) Criando Arte: Arte Moderna e suas influências”.
 
A caracterização dos personagens foi outro destaque do evento que abordou as cinco correntes e movimentos culturais vanguardistas “Dadaísmo”, “Cubismo”, “Surrealismo”, “Futurismo” e “Expressionismo”, além dos espaços e personagens inspirados na Semana de Arte Moderna” (1922), “Poética Contemporânea” no autor Mato-grossense Manoel de Barros, em elementos folclóricos regionais, a exemplo de diferentes visões sobre o Minhocão do Rio Paraguai e “Um Olhar Sobre a Cultura Boliviana”.
 
Segundo a coordenadora do evento, a professora de Língua Portuguesa Inêz Deliberais, a atividade integrou a programação referente ao sábado letivo cultural com um apanhado geral sobre o conteúdo de literatura e arte trabalhado em sala de aula com as turmas no decorrer do ano letivo de 2014.
 
“Eles fizeram uma manifestação artística das diferentes correntes, focalizando a produção artística dos séculos 20 e 21 e a Semana de Arte Moderna de 1922. Não é um espaço de diversão, mas de muito aprendizado, de colocar em prática aquilo que nós vimos como teoria em sala de aula, com os próprios alunos desenvolvendo as correntes estudadas aqui em diferentes espaços da instituição" , explica a professora, destacando a dinâmica do trabalho como facilitador da aprendizagem.
 
“Uma coisa é você estudar o que foi o Dadaísmo, Expressionismo, Surrealismo... o que é a Arte Contemporânea e outra coisa é você incorporar isso elaborando o seu próprio objeto que represente uma dessas correntes como ocorreu aqui, e até se caracterizando dentro de uma dessas correntes”, pontua a coordenadora.
 
Conhecimentos integrados
 
A possibilidade de, por meio da arte, desenvolver a transdisciplinaridade foi outra questão evidenciada nos trabalhos realizados. O professor Edson Gonçalves trabalhou com os seus alunos do “1º Ano B' a temática “Cubismo”, a partir do conteúdo de Biologia. “Com os conhecimentos que eles têm de citologia reproduziram em arte grafite uma célula utilizando os traços do cubismo. É a articulação transdisciplinar entre linguagem, biologia e arte”, avalia Gonçalves.
 
A integração de conhecimentos de disciplinas como Ciência, História, Arte, Linguagens estiveram presentes em todos os trabalhos coordenados pelos professores Luciano Paulo, João Vanes, Fernanda Surubi, Douglas Rondon, Maribel Chagas, Admilson Costa, Inêz Deliberais, Elaine Cardoso, Rosane Segalla e pela servidora técnico-administrativa Cláudia Zucchi. A psicóloga da instituição Vanusa Rodrigues compõe a equipe de organização das atividades.
 
Outras expressões
 
O evento contou ainda com palco livre para apresentações musicais e performances dos alunos; além de Mostra Gastronômica promovida pelo curso Técnico em Agroindústria integrado ao Ensino Médio, em Proeja e com a exposição de acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal na IV Mostra “Estruturas Anatômicas: Vegetais Tridimensionais”, com trabalhos desenvolvidos na disciplina de Anatomia e Histologia Vegetal.
 
Além de servidores técnico-administrativos e docentes, pais e familiares dos alunos, estiveram presentes no evento, o artista plástico cacerense Sebastião Mendes, membro da Acadêmica Nacional de Belas Artes e o ex-docente da instituição, professor e artista plástico Carlos Bosquê.
 
“Todos estão de parabéns. Os alunos conseguiram ser originais, relembraram os movimentos vanguardistas, revivendo a semana de arte moderna, por meio das performances e instalações com uso de tecnologias conciliadas à arte conceitual, apresentando forte percepção da linguagem da arte e da comunicação”, avaliou Bosquê.

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