Notícias / Mato Grosso

03/03/2015 - 18:16 | Atualizado em 03/03/2015 - 18:28

Transpantanal em Cáceres e a nova rota do turismo em Mato Grosso

Por Do G1 MT

Douglas Trent

 (Crédito: Douglas Trent)
A ida ao Pantanal por uma nova rota pela Transpantanal, na região de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, tem sido incentivada por um projeto, idealizado pelo 'Bichos do Pantanal' em parceria com a comunidade de Cáceres. Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Júlio Pereira, o governo quer estadualizar a estrada para conseguir mais recursos e investir na região.
 
A ideia do projeto 'Bichos do Pantanal' é movimentar a estrada com o turismo. Soely Figueiredo, agente de viagens, viu no bioma uma oportunidade de aliar a natureza aos negócios. "Seja na cheia, seja na seca, a gente vive no ritmo das águas. A gente vê animais com filhotes. O pantanal está exuberante. Ele tem a beleza da florada dos ipês, enfim se renova a todo o instante", contou.
 
Marcos Vinícius Elias da Silva tem ajudado no projeto. Ele contou que trabalha junto aos pesquisadores como guia de turismo. "Cáceres tem muito a mostrar, principalmente para fora. Temos uma grande riqueza que é o nosso Pantanal. É um dos 10 mais vastos do bioma pantanal. O ecoturismo é 'business'. É bom tanto para a economia local, quanto para gerar emprego, PIB, aumentar a produtividade econômica do local”, avaliou.
 
 O ecólogo Douglas Trent explicou a diferença do Pantanal de Cáceres para os outros. A maior delas é a preservação. "O 'produto' não é pousada, não é guia. O 'produto' é A natureza. Tem mais arara vermelha e não tem poeira na seca da transpantaneira porque não tem muito trânsito. Falta desenvolvimento e estrada boa. Estamos conversando com fazendeiros que têm interesse em fazer isso. Acredito nesse projeto”, afirmou.
 
No km 786 na BR 070 começa a Transpantanal, no município de Cáceres, distante 220 km de Cuiabá. A antiga 'Estrada do Boiadeiro' tem cerca de 160 quilômetros entre as morrarias, onde se vê as aves, mamíferos e jacarés. O fazendeiro Ademir de Castro, que mora há 40 anos no pantanal, contou que se sente responsável por preservar. "Fui criado em pantanal. Jamais imaginaria sem essa natureza, belíssima”, disse.
A Transpantanal precisa de reforma que depende da prefeitura do município. Entre as mudanças estão a elevação da estrada e reformas nas pontes na região cercada por fazendas de criação de gado.
 
Para o fazendeiro Pedro Cardoso, a mudança seria muito boa. “Mudando a estrada vai beneficiar o turismo e pecuária, que é o forte, até para tirar o gado fica bem melhor. O carro-chefe é uma estrada boa, tem que ter um pontapé, o que a gente está tentando fazer é isso”, alegou.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA A REPORTAGEM:
http://g1.globo.com/mato-grosso/bom-dia-mt/videos/t/edicoes/v/serie-especial-mostra-a-estrada-transpantanal-em-caceres/4006708/

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por PLINIO, em 16.03.2015 às 00:36

    TRANSPANTANAL???????????? Mas que falta de criatividade. Essa similaridade do nome somente vai beneficiar a velha Transpantaneira... Para turistas (principalmente estrangeiros) não saberão diferenciar uma da outra... Todo dinheiro gasto com marketing será jogado no lixo... Que se faça um concurso p/ escolha de um nome mais AUTÓCTONE...

 
Sitevip Internet