Notícias / Politica

03/03/2015 - 08:43 | Atualizado em 03/03/2015 - 08:48

Café diz que reajuste na base de cálculo do IPTU vai penalizar quem já paga o imposto

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
          Atendendo requerimento de autoria do vereador Edmilson Campos (Café no Bule) aprovado por unanimidade o Secretario de Fazenda Júnior Cesar Trindade esteve nesta segunda-feira (02) na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre os critérios adotados pela prefeitura para cobrança do Alvará de Licença e do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano que deverá ser lançado no mês de abril.

           “Após as explicações do secretario não tenho dúvida que a população Cacerense vai cair para trás quando receber o seu IPTU no mês que vem. Em alguns casos o aumento deverá passar dos 200%. Em minha opinião a prefeitura vai acabar sacrificando os 25% dos munícipes que pagam em dia o imposto” argumenta Café no bule.

          Temendo futuras ações judiciais o prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) revogou o decreto nº 085 de 23 de fevereiro que promovia alterações e atualizações na tabela da planta genérica que serve de base de cálculo do valor venal dos imóveis  e publicou o decreto nº 090 de 27 de fevereiro que disciplina os procedimentos para a cobrança do IPTU e das taxas de serviços urbanos na forma do código tributário municipal. “A meu ver a prefeitura com essa alteração busca amparo legal para justificar o aumento” frisa Edmilson Campos.

          O Secretario de Fazenda Júnior César Trindade anunciou que o Executivo deverá encaminhar ao Legislativo nos próximos dias um Projeto de Lei que buscará promover alteração e atualização da planta genérica do município. “A atual tabela da planta genérica está defasada e não representa a realidade imobiliária de Cáceres. A administração espera que a Câmara corrija esse equivoco, para que todos paguem o IPTU de acordo com o real valor do seu imóvel” argumenta Júnior Trindade.

          O comerciante Valter Júnior e o representante imobiliário Omar Veggi acompanharam as explicações do Secretario de Fazenda e condenaram a forma como a prefeitura está elaborando os cálculos para a cobrança do IPTU 2015. “Quero parabenizar a iniciativa da Câmara através do vereador Edmilson Campos em propor essa discussão, pois não se pode aumentar o valor do imposto de maneira absurda sem ouvir o maior interessado que é o contribuinte” ponderou Valter Júnior.

          O vereador Edmilson Campos (Café no Bule) comemorou o resultado da convocação, segundo ele, o objetivo foi alcançado. “Vamos mobilizar as entidades de classes para que a população Cacerense pague um valor justo pelo seu IPTU ou pelo seu Alvará de Licença, caso contrário, poderemos verificar um aumento maior do índice de inadimplência que hoje chega a 75%” alerta Campos.

           O presidente da Câmara  Marcinho Lacerda (PMDB) tendo em vista as inúmeras dúvidas marcou para a próxima terça-feira (10) às 10 horas da manhã no plenário da Câmara Municipal uma nova rodada de discussões. “Além do IPTU e do Alvará de Licença esta Casa de Leis quer discutir também a cobrança do ITBI - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis que ultimamente tem recebido inúmeras reclamações” destacou Lacerda.     

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cidadão, em 04.03.2015 às 10:28

    Acho justo!!! Lembro que meu pai me dizia que as coisas eram bem diferentes na escola. No tempo dele existia uma disciplina chamada Moral e cívica. Acho que os atuais "frequentadadores de banco de escola" precisam desse " tapa na cara". Acho que dessa forma as pessoas podem saber seus direitos e obrigações enquanto cidadãos.

  • por Carlos Eduardo, em 03.03.2015 às 18:36

    Eita senhor prefeito. .. Aumentar em mais de 200% o valor do IPTU com a cidade toda Arrebentada é o fim da picada. Que saudade do Tulio Fontes. Nós éramos felizes e não sabíamos. CHEGA O PAU CAFÉ NO BULE.

  • por Mônica, em 03.03.2015 às 13:31

    Pergunto: Que melhorias ocorreram em Caceres para justificar esse aumento de mais de 200%???? Concordo com o vereador Café no Bule, ou seja, quem paga o imposto em dia será penalizado. Parabéns ao vereador pela suas lutas.

  • por Simone L. Viana, em 03.03.2015 às 11:45

    ESSE POVO QUE TA CARREGANDO O LIXO NÃO TEM COMPETENCIA, DEIXA O LIXO NAS RUAS POR HORAS, TODOS ESPALHADOS.

  • por OBSERVADOR, em 03.03.2015 às 11:21

    Café ta preocupado porque o IPTU dele é o que mais subir, ele não está preocupado com a população cacerense, se estivesse procuraria alguma solução e não só ficar falando mal e coisas inverdades...

  • por marcos, em 03.03.2015 às 10:35

    antes de cobrar o iptu tem que limpar o lixo que a prefeitura tirou do dreno da rua das membecas e colocou no meio da rua,e ja faz 3 meses e não adianta pedir que eles não estão nem ai.o meu iptu está em dia e o que a prefeitura me da por pagar certo.um monte de lixo na minha rua desvalorizando o meu imóvel.eta prerfeitinho e equipe ruim.

  • por João Edson Fanaia, em 03.03.2015 às 10:32

    Se a atualização for revertida em obras de importância para a cidade, que seja feito. Algum munícipe tem dúvida do alto índice de inadimplência em relação ao IPTU, dívida ativa, ausência de alvará, não emissão de nota fiscal (aliás, já foi feito um mapeamento em Cáceres para verificar quem emite nota fiscal?). Sugiro ao Secretário que exponha no site da Prefeitura a dimensão dos valores não arrecadados. Existem moradores que cobram providências, mas não recolhe um centavo de imposto, e quer melhorias na cidade, então que aponte o caminho.

 
Sitevip Internet