Notícias / Polícia

02/03/2015 - 17:38

Avó é presa em Pontes e Lacerda após deixar 4 crianças sozinhas e casa pegar fogo

Por G1MT

Jodeilson Rogério Souza/ Arquivo pessoa

 (Crédito: Jodeilson Rogério Souza/ Arquivo pessoa)
Uma menina de um ano está internada após sofrer ferimentos graves devido um incêndio que destruiu a casa onde ela morava com a avó e os irmãos, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá.
 
Ela tinha sido deixada sozinha com os irmãos com idades entre 3 e 5 anos, na última quarta-feira (25), de acordo com a Polícia Civil, que autuou a avô de 38 anos e o marido dela pelo crime de abandono de incapaz.
 
As crianças tinham ficado sozinhas em casa. Segundo o delegado Gilson Silveria, da Polícia Civil, do município, a avóe o marido dela teriam ido ao mercado e deixado as crianças sozinhas em casa. Todas ficaram feridas, mas as outras três tiveram alta e a mais nova delas teve de ser encaminhada para o Hospital Regional de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, e, posteriormente, para o Pronto-Socorrro de Cuiabá, onde encontra-se internada. Ela teve mais de 40% do corpo queimado.
 
A avó e o marido foram presos em flagrante no mesmo dia do incêndio e autuados pelo crime de abandono de incapaz com resultado em lesão corporal grave. "As duas portas estavam trancadas e os vizinhos tiveram diculdades para tirar as crianças de dentro da casa. Claro que eles não tinham noção da consequência do ato, mas o fato é que assumiram o risco", afirmou o delegado.
 
A mãe das crianças é usuária de drogas e não se tem conhecimento do paradeiro dela. Já o pai estaria preso. "A falha começou desde a falta de estrutura familiar. A avó então assumiu a guarda das crianças", avaliou Silveira.
 
Depois de serem liberadas do hospital onde foram atendidas em Pontes e Lacerda, as três crianças, de 3, 4 e 5 anos foram encaminhadas ao Conselho Tutelar e, posteriormente, para um abrigo daquela cidade. A coordenadora do Conselho Tutelar de Pontes e Lacerda, Miriam Alves Leal, informou que os tios pediram a guarda das crianças e devem embarcar para Rondônia, onde eles moram, logo depois que a segunda via da documentação pessoal dos meninos ficarem prontos. Os documentos dos irmãos estavam na casa e foram queimados.
 
Como o Ministério Público Estadual cobrou urgência no caso, os documentos devem ficar prontos até esta terça-feira (3), segundo a coordenadora. "Já foi feita uma averiguação para saber se os familiares têm condições de cuidar das crianças e eles têm", contou.
 
A tia das crianças, Silvana Barreiro, que vive em Buritis (RO), disse que logo que soube da informação já viajou para Mato Grosso. "Foi horrível. Eles não tinham ninguém aqui [em Mato Grosso] e a avó tinha sido presa", afirmou. O médico que cuida da menina de um ano relatou à tia que a criança tem 50% de chances de sobreviver. As outras três crianças estão com ela e o marido e têm recebido tratamento. “Estamos cuidando deles e dos ferimentos”.
 
Os familiares têm recebido diversas doações dos moradores. “A gente tem recebido roupa, alimento, e até doações em dinheiro. As pessoas daqui têm sido bastante solidárias conosco”, contou.
 
Uma campanha tem sido mobilizada pelo morador Jodeilson Rogério Barros. Na campanha, ele tenta arrecadar roupas e alimentos para as vítimas.
 
“A família veio para Cuiabá para conseguir a guarda provisória das quatros crianças mas, com o incêndio na casa foi perdido todos os pertences, até os documentos pessoais e estão esperando Cáceres [cartório] mandar para Pontes, para poderem levarem as três crianças, pois a menina continua internada”, continuou dizendo Rogério. "Vi a mulher que pegou as crianças para cuidar provisoriamente e resolvi ajudar. Eu tenho dois filhos e peguei algumas roupas deles e doei”, afirmou. Ele se referiu à vizinha que cuidou dos irmãos até a chegada dos parentes deles, de Rondônia.
 
A avó das crianças foi encaminhada para a Cadeia Pública Feminina de Cáceres e o marido dela para a Cadeia Pública de Pontes e Lacerda.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet