Notícias / Cidade

01/03/2015 - 10:12

Prefeitura 'vai arrancar o couro' da população com os novos valores do IPTU, denuncia Café no Bule

Por Jornal Oeste/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O vereador Edmilson Campos (Café no Bule), líder da bancada de oposição ao modelo de gestão da administração do prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) na Câmara Municipal de Cáceres conseguiu aprovar por unanimidade a convocação do Secretario de Fazenda Júnior César Trindade para prestar esclarecimentos nesta segunda-feira (02.03) às 19 horas no Legislativo Cacerense sobre a cobrança do Alvará de Licença e do IPTU 2015 que será lançado no mês de abril.

Segundo o parlamentar, o decreto nº  085 de 23 de fevereiro deste ano assinado pelo chefe do Executivo, sem o aval da Câmara de Vereadores, promove alterações e atualizações da tabela e parágrafos da planta genérica do município de Cáceres para o exercício 2015 e vai, segundo ele, provocar aumento de mais de 200% nos valores do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano em diversos bairros do município.          

“Sou oposição ao modelo de gestão do prefeito Francis, porque ele (Francis) não respeita os trabalhadores da prefeitura, não conseguiu nesses 2 anos e 2 meses de mandato promover a entrega das 490 casas do bairro Vila Real e tão pouco tapar os buracos das principais ruas e avenidas e agora quer arrancar o couro da população aumentando o IPTU em mais de 200% sem lei autorizativa da Câmara” dispara Café no Bule.

O polêmico vereador Edmilson Campos apresenta quatro exemplos que demonstram claramente, segundo ele, o que a população Cacerense vai constatar no mês de abril quando a prefeitura começar a cobrança do IPTU 2015.

De acordo com a nova tabela da planta genérica o proprietário de um imóvel de 360 metros quadrados localizado na Avenida Talhamares em 2014 pagou 198,00. Em 2015 esse mesmo terreno terá seu imposto elevado para 432,00, ou seja, 218% de aumento.

Na Cohab Velha, que sofre há anos com os alagamentos, um terreno de 360 metros quadrados em 2014 o valor do IPTU foi de 97,20. Em 2015 esse mesmo imóvel terá que pagar 252,00 de imposto. Nesse caso a majoração será mais de 259%.

No bairro Jardim Cidade Nova, que tem a Avenida Afonso Pena completamente destruída, um terreno também de 360 metros quadrados teve em 2014 o imposto calculado em 50,40. Em 2015 o valor desse mesmo imóvel será de 154,80 o que representa mais de 250% de aumento.

Já no bairro Vila Nova, com a Rua das Camélias tomada pelos buracos, o IPTU 2014 de um terreno também de 360 metros quadrados foi de 46,80. Em 2015 o valor será de 131,40, ou seja, 280% de aumento.

“Faço um questionamento: O que teve de melhorias nos bairros da nossa cidade para justificar esse aumento absurdo do IPTU? Em minha opinião a prefeitura ao invés de encontrar meios para fazer os inadimplentes pagarem o imposto vai acabar fazendo com que aqueles que pagam sejam sacrificados ou passem a condição de inadimplentes” argumenta Edmilson Campos.

Segundo o vereador oposicionista, o Executivo se justifica dizendo que os valores do IPTU estão defasados, pois os cálculos eram feitos de acordo com a tabela da planta genérica de dezembro de 2006. Esse argumento não é aceito pelo parlamentar, pois segundo ele, a média do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor que regulamenta o salário mínimo é de cerca de 6% ao ano. Em nove anos tomando esse índice como base de cálculo a correção não iria chegar a 60%.

“Não há como justificar para os munícipes, em especial para aqueles que pagam em dia o imposto uma correção que em muitos casos vai ultrapassar a casa dos 200%. Não posso aceitar calado esse absurdo injustificável, por isso, com apoio dos 11 vereadores convocamos o secretario de fazenda para ele se explicar, caso isso seja possível, nesta segunda-feira às sete da noite no plenário da Câmara” conclui Café no Bule.

Comentários

inserir comentário
24 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Euzinha, em 05.03.2015 às 19:08

    O Tom, IPTU deste ano nem saiu, como podem pagar, quem é o ignorante?

  • por Paulo Cesar, em 04.03.2015 às 10:50

    faço uso das palavras do colega João Edson Fanaia, reproduzo-as...

  • por Tom, em 03.03.2015 às 09:18

    Faço um desafio a vcs que comentaram!!!! quem é que já pagou o IPTU esse ano?????? Tenho total convicção que ninguém pagou e quer cantar de galo... Cidade maravilho mais um povo ignorantes só sabem reclamar que está ruim e nada fazem para contribuírem para a melhoria.

  • por Maria Gomes, em 03.03.2015 às 08:33

    Professor João Edson falou tudo.

  • por Maria, em 02.03.2015 às 21:21

    Muito boa e ética a sua explanação João Edson Fanaia. Esse vereador fala por todo buraco que ele tem, sem fundamento nenhum. No ano passado nesta época ele fez este mesmo falatório, e o imposto não foi o que ele falou. Tem gente que se aumentar 200% ainda está barato, porque pagam tão pouco que quase não para cobrir os custos do papel para receber o IPTU dele, Não podemos esquecer que no passado teve muito apadrinhado nesta prefeitura, então para alguns o imposto era algo assim simbólico, agora se for feito o calculo como deve ser feito para os demais poderá até ultrapassar o 200%. E ainda o precário conhecimento deste vereador não deixa ele entender que existe Lei que regulamenta o percentual máximo, logo o Francis não poderá aumentar o tanto que ele quer mas sim dentro dos parâmetros legais. É bom guardar uma cópia destas asneiras deste vereador, pode ser útil mais tarde.

  • por nildo, em 02.03.2015 às 18:05

    o cafe no bule esta certo sim em defender o povo esse aumento é abisurdo tem sim que aumentar mais nao assim e a prefeitura em procurar a receber de todo mundo fazer uma cobrança justa para cada bairro e avenida conbrar mais de quem tem condiçoes de pagar mais um lote no centro nao pode ser igual de um bairro.

  • por Dias, em 02.03.2015 às 15:34

    Concordo com você João Edson.

  • por João Edson Fanaia, em 02.03.2015 às 12:55

    Uma sugestão: que o vereador apresente um Plano Diretor para o município, (DETALHADO, SE EXISTE, O ENRIQUEÇA, COM PROPOSTAS EVIDENTEMENTE) discuta com os diferentes segmentos sociais e o Executivo. Ser oposição de qualidade exige conhecimento de causa, preparo técnico e capacidade de articulação. Fora isto é holofote, proselitismo político e discurso vazio que ilude uma população majoritariamente desinformada, carente em todos os sentidos lastreada por um IDH baixo. Lute por educação de qualidade: única saída para Pindorama. Agindo assim, é possível que em 2515 tenhamos uma nação um pouco melhor para as futuras gerações, ou talvez não.

  • por lcr, em 02.03.2015 às 11:28

    o bom mesmo e pegar ese preveito bem encomadinho colocar ele na garupa de uma moto agora que esta chuvendo pra ele fazer uma vesturia nese bairro de estrada de terra ,comesando pelo massa barro ,, eso se ele nao cair nos buracos das ruas asfaltada antes de chegar na terra????????????

  • por vitoria, em 02.03.2015 às 11:15

    No meu bairro por exemplo a coleta do lixo é uma porcaria, não temos nem maquina para limpar o brejo, correio nem pensar em passar por la o IPTU veio nas alturas, isso pagando com os 30% de desconto.

Mais comentários
 
Sitevip Internet