Notícias / Cidade

28/02/2015 - 13:44 | Atualizado em 28/02/2015 - 17:40

Associação comemora o resgate de quase duzentos animais em um ano

Por Hemilia Maia

Juliana Maximiniano

 (Crédito: Juliana Maximiniano)
A Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC) completou seu primeiro ano de existência ontem (27).

Em 12 meses, pouco mais de 50 protetores associados resgataram das ruas de Cáceres, município com cerca de 90 mil habitantes, 196 animais vítimas de abandono, atropelamento, maus tratos, fome, doenças e outras misérias.

A AAAC ainda aguarda um abrigo para que estes animais tenham um “lar ” até que sejam adotados, mas apesar de toda falta de estrutura e dinheiro, alguns humanos, comovidos com a situaçã o destes animais, fizeram toda a diferença ao doar ração, dinheiro, trabalho, tempo e lar temporário.

Foi com o dinheiro recebido em doação, em pagamento de mensalidades, em moedas e algumas notas depositadas nas casinhas de arrecadação da AAAC, em arrecadação de rifas, de vendas de camisetas, calendários e adesivos, e dinheiro através de inúmeras ações desenvolvidas pela Associação, como participação em feiras e eventos, realização de bazares da pechincha, entre outras, que até o momento foram pagos mais de R$ 51 mil em tratamento médico veterinário. Os gastos foram mais além: a AAAC completa um ano com uma dívida de R$ 32 mil. E, desde o mês de agosto de 2014, a diretoria da Associação restringiu o número de resgates aos casos mais urgentes e, a partir de janeiro de 2015, suspendeu totalmente, para que a dívida não continuasse a crescer em proporções impagáveis.

De acordo com a presidente da AAAC, Kattleen Karitas, de janeiro para cá a dívida continua a crescer, porque ainda há animais em tratamento, mas os esforços da diretoria e dos protetores da Associação para quitar a dívida só permitem resgates com apadrinhamento. Apesar das grandes despesas, a AAAC tem boas perspectivas para o futuro. A associação conseguiu o CNPJ, agora está abrindo uma conta corrente para facilitar o recebimento de doações e aguarda uma resposta da Prefeitura de Cáceres quanto à utilização de um local público, abandonado há vários anos, para que seja transformado em abrigo para os animais da AAAC.    
 
Balanço do 1º ano da AAAC
196
ANIMAIS RESGATADOS
118
ADOTADOS
003
PRONTOS PARA ADOÇÃO
013
TRATAMENTO
006
DESAPARECIDOS
056
ÓBITO
140 cães 86 02 13 04 35
048 gatos 24 01 -x- 02 21
002 aves 02 -x- -x- -x- -x-
006 pequenos roedores 06 -x- -x- -x- -x-
 
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet